Brasileirão Série A

Botafogo: Hugo aproveita oportunidades, ganha espaço e confiança de Bruno Lage

Hugo, de apenas 21 anos, tem evoluído e aproveitado bem as brechas deixadas por lesões do experiente Marçal na lateral do Botafogo

Em meio a um rodízio no elenco do Botafogo, um jogador vem evoluindo, se destacando e já – quem sabe? – crescendo na briga por uma vaga no time titular. Antes criticado, o lateral-esquerdo Hugo tem aproveitado bem as oportunidades que vem recebendo. Com a recente lesão de Marçal, o jogador de 21 anos assumiu a responsabilidade e pode ter colocado uma pulga atrás da orelha do técnico Bruno Lage.

Revelado pelo Auto Esporte, da Paraíba, e com passagem pela base do Corinthians, Hugo chegou ao Botafogo ainda no sub-20, em 2019. No ano seguinte, já estreou no profissional. Mas, como todo jogador recém-promovido ao time profissional, passou por momentos de irregularidade nas últimas temporadas. Em 2021, ainda atuava tanto no sub-20 como no profissional.

Hugo só se firmou no elenco principal do Botafogo e passou a atuar com mais frequência em 2022, justamente quando Marçal foi contratado. E foi com a ajuda do experiente lateral-esquerdo, que fez praticamente toda a carreira na Europa, que Hugo começou a crescer no Botafogo. Agora, os dois disputam posição.

Apesar de Bruno Lage (e, antes, também Luís Castro) não gostar de definir um time titular, é evidente que Marçal está na frente na lista de preferência para atuar nos jogos mais importantes. Mas as lesões sofridas pelo camisa 21 abriram espaço para a concorrência. E Hugo tem aproveitado bem.

Hugo e Marçal tem praticamente a mesma minutagem em 2023. De acordo com o site “O Gol”, o mais experiente tem 30 jogos, sendo 26 como titular, e 2.204 minutos em campo. Já Hugo tem 28 jogos, sendo 23 começando entre os onze, e 2.202 minutos jogados. Marçal já sofreu duas lesões ao longo do ano. A primeira, no começo de junho, foi no joelho direito. Mais recentemente, ele sofreu uma lesão na panturrilha esquerda. No entanto, já deve voltar contra o Flamengo, no próximo sábado.

Hugo teve ótima atuação na vitória sobre o Bahia, no último domingo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Hugo tem sido decisivo e foi citado como exemplo por Bruno Lage

Enquanto isso, Hugo segue conquistando o seu espaço no elenco do Botafogo. No começo de agosto, no jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, ele marcou um belo gol de fora da área contra o Guaraní-PAR. Já no último domingo, contra o Bahia, ele fez um linda jogada no contra-ataque e deu a assistência para o gol de Luís Henrique. Além disso, ele também fez a jogada que terminou no gol contra de Nico Hernandez, do Inter, para o Botafogo. Ao falar sobre a utilização de jovens jogadores depois da vitória sobre o Bahia, o técnico Bruno Lage citou Hugo como exemplo do trabalho feito para o desenvolvimento desses atletas.

– Temos trabalhado com todos os jovens que chegaram ao clube recentemente, quer o Mati (Segovia), o Diego ou o Mateo. Sejam os jovens da base, como Jota, JP e Hugo. Temos trabalhado para evoluírem. Minha forma de trabalhar é ter gente como o Mati, que entrou hoje e nos ajudou. Ter gente como Luís Henrique, que deixa o banco e decide o jogo com grande gol. A equipe tem funcionado já há 10 jogos e temos mantidos coerência nas nossas exibições – afirmou Bruno Lage em coletiva de imprensa.

No último domingo, aliás, o lance do gol de Luís Henrique ainda mostrou que Hugo é um jogador querido pelo grupo. Após a ótima jogada do lateral-esquerdo, que recuperou a bola na área do próprio Botafogo e teve calma e categoria para sair jogando, todos os jogadores da linha de defesa, inclusive o goleiro Lucas Perri, foram comemorar com ele depois do gol do atacante.

Cada vez mais maduro e evoluindo técnica e taticamente, Hugo deve ser mais uma vez titular na próxima quarta-feira, contra o Defensa y Justicia, na Argentina, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana. Com o empate na partida de ida, o Botafogo precisa da vitória para avançar direto para as semifinais. Mais uma oportunidade para mostrar serviço e dar uma boa dor de cabeça para Bruno Lage.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo