Brasileirão Série A

Botafogo apresenta Bruno Lage, e coincidência com Autuori em 1995 espanta

Treinador substitui o também português Luís Castro no comando do líder do Brasileirão

O técnico Bruno Lage foi apresentado pelo Botafogo nesta quarta-feira (12). Depois de chegar ao Rio de Janeiro, o português foi direto para o Estádio Nilton Santos, onde recebeu a camisa alvinegra de John Textor e posou para fotos. O treinador ainda concedeu entrevista coletiva e falou em “transição pacífica” no comando da equipe após a saída de Luís Castro.

“Vamos ver aos poucos o que precisamos para ter evolução, serão alguns detalhes. O mais importante é que é uma temporada fantástica e queremos seguir esse caminho para que os jogadores se sintam confortáveis. O treinador fez um grande trabalho, a transição também foi muito bem e vamos fazer o possível para continuar com esse sucesso”, declarou o português.

O momento para a mudança de treinador é inusitado. O Botafogo é o líder disparado do Brasileirão, com 36 pontos em 42 possíveis, uma vantagem de 10 sobre o segundo colocado Grêmio.

“Normalmente essas situações acontecem quando o time não está bem. Aí, precisamos mudar muito, dar motivação para os resultados surgirem, é diferente. Temos uma análise muito boa da equipe, não é nenhum segredo que faremos uma transição pacífica, sem mudar muitas coisas”, afirmou Lage.

Até mesmo John Textor se disse surpreso. O dono da SAF chamou a situação de “inesperada”.

Obviamente, sabemos que é uma situação muito diferente. Não me lembro de outro exemplo em que uma equipe que está tão bem como o Botafogo perde seu treinador. É uma situação inesperada, mas pudemos trazer um treinador muito bom e foi muito rápido. É bom para mantermos o Botafogo no caminho brilhante em que está.”

Desse modo, os desafios também são completamente opostos ao que se espera. Bruno Lage não vê pressão ao seu trabalho em sua chegada. Para o português, o objetivo é só um.

“Os desafios são diários. O mais importante é que, independentemente de quem possa retirar os méritos, é o Botafogo ser campeão ao fim do ano. De quem vai ser o mérito não muda. O projeto do Botafogo é o mais importante. O torcedor comemorar o título no final do ano é o que importa”, definiu.

+ LEIA MAIS: Como vai jogar o Botafogo de Bruno Lage?

Textor diz que não quer perder peças e pode reforçar Botafogo

Um dos medos dos torcedores alvinegros é perder peças do time que lidera o Brasileirão. Dono da SAF, John Textor afirmou que vender jogadores não está nos planos do Botafogo.

“Disse isso várias vezes, mas campeonatos vem pelo amor e pela fé, não pelo medo. Temos sido pragmáticos com isso, mas não temos nenhum plano de perder jogadores. Você não vai encontrar medo nesse clube ou no vestiário”, afirmou Textor.

Além disso, com a lesão de Rafael, o Botafogo está em busca de contratações principalmente para a lateral-direita. Textor evitou dar detalhes, mas admitiu que está em negociações com alguns jogadores para reforçar o elenco.

“Temos um dos departamentos de scout mais brilhantes que já vi, e estamos de olho no mercado para adicionar algumas peças. Não falo sobre novos jogadores, mas temos alguns jogadores que estamos conversando para reforçar o clube. Aqui no Brasil os cartões amarelos acontecem muito, temos lesões, infelizmente perdemos o Rafael, então, estamos de olho no mercado para suprir lacunas. Se houver a oportunidade e aparecer um jogador importante que possamos adicionar, vai acontecer”, disse.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Bruno Lage teve conversa com Luís Castro

Compatriotas e contemporâneos nas divisões de base em Portugal, Bruno Lage e Luís Castro são amigos. O novo técnico do Botafogo conversou com o antigo comandante, hoje no Al-Nassr, da Arábia Saudita, antes do acerto.

Além de desejar sorte para Castro em seu próximo desafio, Lage deu alguns detalhes da conversa.

“Conversamos um pouco. São jogadores, staff, fantásticos e darão a vida por esse projeto. Temos um passado parecido. O mais importante de estar aqui é a nossa adaptação daquilo que foi feito até agora, dar continuidade”, contou Lage.

Autuori foi apresentado no mesmo dia em 1995

Reconhecida por ser supersticiosa, a torcida do Botafogo tem outros motivos para “comemorar” a chegada de Bruno Lage. O português foi apresentado no mesmo 12 de julho que Paulo Autuori chegou ao clube em 1995, ano do segundo e último título brasileiro do Alvinegro.

Ainda desconhecido dos brasileiros, Autuori também veio de Portugal, onde treinava o Marítimo. O treinador se destacou ao levar o clube da Madeira às competições europeias e à final da Taça de Portugal de 1994/95, e desembarcou no Rio de Janeiro para ser o comandante do bi brasileiro do Botafogo.

Lage estava sem clube após deixar o Wolverhampton (ING) em outubro de 2022. O português se destacou em rápida passagem pelo Benfica, onde foi campeão do Campeonato Português e da Supertaça de Portugal em 2018/19.

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo