Clube brasileiro negocia contratação de Cuca para 2025
Treinador está livre no mercado desde que deixou o Athletico-PR
Foi sofrido, mas o Atlético-MG garantiu sua permanência na elite do Campeonato Brasileiro. Agora, o foco já está em 2025. E a gestão alvinegra já negocia com Cuca, que pode assumir o cargo de treinador para a próxima temporada.
Segundo a Itatiaia, o Galo tem conversas em andamento com o técnico, que faria sua quarta passagem pelo time. Cuca está sem clube desde junho, quando deixou o Athletico-PR de maneira conturbada.
O treinador chegou ao Furacão em março deste ano, comandando o time à conquista do Campeonato Paranaense. Além disso, Cuca fez um bom início de Brasileirão e Copa Sul-Americana.
Entretanto, a partir da eliminação para o Ypiranga na terceira fase da Copa do Brasil, o técnico começou a oscilar no Athletico. Mais do que isso, Cuca teve problemas com dirigentes do Furacão antes de entregar o cargo.
Cuca pelo Athletico Paranaense
- Jogos: 23
- Vitórias: 14
- Empates: 4
- Derrotas: 5
- Aproveitamento: 66%
Como o Furacão perdeu para o Atlético-MG por 1 a 0 na Arena MRV neste domingo (8), o Furacão acabou rebaixado para a Série B. Por ter comandado o Athletico-PR em 11 rodadas, Cuca também participou da queda.
Cuca pelo Atlético-MG
Caso Cuca seja contratado, o Atlético-MG voltará a ter um técnico brasileiro — o que não acontece desde o início de 2024. Antes do treinador ex-Athletico, Felipão esteve à frente do Galo depois de Eduardo Coudet e antes de Gabriel Milito.
Após perder a final da Copa do Brasil e da Copa Libertadores — além de alcançar 11 jogos seguidos sem vitória, um recorde na história alvinegra –, o argentino Milito foi despedido na última quarta-feira (4), após a derrota para o Vasco por 2 a 0, em São Januário, pela 37ª rodada da Série A.
Ao todo, Cuca já teve três passagens pelo Atlético-MG — sendo as duas primeiras as mais bem-sucedidas. Entre 2011 e 2013, o treinador levou o Galo à conquista inédita da Libertadores (2013), além de ganhar um Campeonato Mineiro (2013).
Já entre 2020 e 2021, Cuca também ergueu taças: bicampeão estadual (2020 e 2021), campeão da Copa do Brasil (2021) e do Campeonato Brasileiro (2021) — encerrando um jejum de 50 anos sem o título.
Após deixar o cargo ao final daquela temporada, o técnico acabou reassumindo a função em julho de 2022, porém, com um desempenho bem abaixo do esperado. Não à toa, a terceira passagem de Cuca durou menos de um semestre, já que foi demitido em novembro do mesmo ano.
Última passagem de Cuca pelo Atlético-MG
- Jogos: 21
- Vitórias: 7
- Empates: 7
- Derrotas: 7
- Aproveitamento: 41,17%
Vale lembrar que em 2025 o Galo disputará o Mineiro, a Copa do Brasil, o Brasileirão e a Copa Sul-Americana.