Brasileirão Série A

Depois de uma primeira Data Fifa turbulenta, Atlético-MG tem tranquilidade na segunda

Na primeira Data Fifa, Atlético-MG teve troca inesperada de técnico e viveu turbulência no pós, mas agora as coisas foram um pouco mais tranquilas

A segunda Data Fifa de 2023 se encerrou na noite de terça-feira (12). O Atlético-MG, que teve apenas Paulinho convocado para a Seleção Olímpica, agradece por ter passado por esse período sem turbulência, algo muito diferente do que aconteceu na primeira. A missão do clube agora é mudar o roteiro pós-paralisação.

Na primeira Data Fifa, que aconteceu entre 12 a 20 de junho, o Atlético viveu um turbilhão de emoções que não esperava. Na partida que antecedeu a pausa para os jogos das seleções, o Galo empatou em 1 a 1 com o Red Bull Bragantino, no Mineirão. Um resultado ruim, mas que ficou ainda pior quando Eduardo Coudet surpreendeu a todos no vestiário avisando que estava de saída do clube. O pedido do treinador foi algo completamente inesperado pela diretoria, que teve que se virar para acertar a saída dele e também ir atrás de um novo treinador.

No dia seguinte ao jogo, o Atlético informou o pedido de Coudet, mas a rescisão entre as partes aconteceu apenas cinco dias depois. Nesse meio tempo, o Atlético, que esperava ter na Data Fifa um período para recuperar seus jogadores fisicamente e seguir evoluindo o bom trabalho do argentino, fez contatos em busca de um novo comandante. Um dia após confirmar a saída de Coudet, o Galo anunciou Felipão como novo treinador.

Atlético na primeira Data Fifa

  • 10/06 – Atlético 1×1 Red Bull Bragantino
  • 10/06 – Surpreendente pedido de saída de Coudet
  • 11/06 – Confirmação do pedido de saída do Coudet
  • 15/06 – Oficialização da saída de Coudet
  • 16/06 – Anúncio de Felipão

Agora, na segunda Data Fifa, que teve início em 4 de setembro, o Atlético viveu praticamente um período de tranquilidade, com notícias boas. Assim como na primeira, o Galo empatou em 1 a 1 na partida que antecedeu a paralisação. A diferença é que o técnico segue no comando do time, tendo mais tempo para trabalhar e implementar sua ideologia. Além disso, Felipão recebeu a boa notícia dos retornos de Hyoran e Zaracho, que estavam no departamento médico.

Apesar dessa Data Fifa ter sido mais tranquila, é importante ressaltar que o Atlético ainda não vive um bom momento. O time melhorou os resultados e só perdeu um dos últimos seis jogos, mas o desempenho ainda é ruim e precisa melhorar. A posição na tabela, o nono lugar, também não agrada, e o clube ainda vê o G4, seu principal objetivo distantes. No momento, o Galo está oito pontos atrás do quarto colocado.

O pós-Data Fifa do Atlético também precisa ser diferente

Se o recesso da Data Fifa foi diferente e bem mais tranquilo para o Atlético, o clube também precisa fazer o mesmo nos jogos após esse período. Na primeira vez, o Galo ficou nove jogos seguidos sem vencer, somando quatro empates e cinco derrotas. O que fez o time despencar de 4° para 13° lugar no Brasileirão e também encaminhou a eliminação na Libertadores.

  • 21/06 – Fluminense 1×1 Atlético – Campeonato Brasileiro
  • 24/06 – Fortaleza 2×1 Atlético – Campeonato Brasileiro
  • 27/06 – Libertad 1×1 Atlético – Copa Libertadores
  • 02/07 – Atlético 2×2 América-MG – Campeonato Brasileiro
  • 08/07 – Atlético 0x1 Corinthians – Campeonato Brasileiro
  • 17/07 – Goiás 0x0 Atlético – Campeonato Brasileiro
  • 22/07 – Grêmio 1×0 Atlético – Campeonato Brasileiro
  • 29/07 – Atlético 1×2 Flamengo – Campeonato Brasileiro
  • 02/08 – Atlético 0x1 Palmeiras – Oitavas da Copa Libertadores

Ao todo, entre a primeira e a segunda Data Fifa, o Atlético entrou em campo 15 vezes, vencendo apenas três jogos, empatando seis vezes e perdendo outras seis. Agora, o período entre as pausas para as seleções vai ser bem menor, com uma nova Data Fifa acontecendo entre 9 e 17 de outubro. Nesse período, o Galo fará quatro jogos, sendo três em casa, com a intenção de ter um desempenho muito melhor do que na última pós-paralisação.

  • 16/09 – Atlético x Botafogo – Campeonato Brasileiro
  • 23/09 – Atlético x Cuiabá – Campeonato Brasileiro
  • 30/09 – Internacional x Atlético – Campeonato Brasileiro
  • 07/10 – Atlético x Coritiba – Campeonato Brasileiro

Arena MRV pode ser o diferencial

Com três jogos em casa antes da próxima Data Fifa, o Atlético tem potencial de fazer pelo menos nove pontos nessa sequência. Os adversários não são simples, já que encara o líder Botafogo, o bom visitante Cuiabá e o desesperado Coritiba. Mas o Galo tem uma nova arma na manga para superar esses rivais, o seu novo estádio, a Arena MRV.

Na estreia da nova casa, contra o Santos, o Galo venceu por 2 a 0 e mostrou que ganhou uma nova energia com o estádio. A torcida mais perto do campo faz muita diferença e incendeia os jogadores, como Hulk disse após o jogo.

Na ocasião, foram quase 30 mil pessoas na Arena MRV. Agora, contra o Botafogo, serão quase 40 mil. A ideia é aumentar e chegar na capacidade máxima, de quase 45 mil, nos próximos jogos, tendo assim a força máxima de seu estádio.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo