Brasileirão Série A

‘É por isso que o título brasileiro do Internacional em 2020 foi tirado no apito’

Título do Flamengo no Brasileirão da pandemia ficou marcado por uma reta final emocionante e com reclamações contra a arbitragem

A reta final do Brasileirão de 2020, disputado no início de 2021 por conta da pandemia, teve emoção na mesma medida que polêmicas. O Flamengo, que terminou campeão, assumiu a liderança apenas na penúltima rodada ao bater o então líder Internacional, no Maracanã, com uma expulsão que rende reclamação até hoje.

Na ocasião, Rodinei deu um pisão no tornozelo de Filipe Luis e recebeu o cartão vermelho no momento em que a partida estava 1 a 1 — e terminou 2 a 1. Uma prova de como o assunto continua sendo motivo para discussão até hoje é a declaração do técnico da época no Colorado, Abel Braga, que afirmou ao “Charla Podcast” que a taça dos gaúchos foi “tirada no apito“.

Elenco do Flamengo comemora título brasileiro de 2020
Elenco do Flamengo comemora título brasileiro de 2020 (Foto: MIGUEL SCHINCARIOL/Gazeta Press)

Abel Braga também questiona gol anulado e pênalti para justificar título brasileiro tirado do Internacional

O técnico de 72 anos, sem trabalhar desde a saída do Vasco em 2023, também reclamou de dois lances na partida contra o Corinthians, válida pela última rodada. Seria um suposto pênalti por bola na mão de Ramiro e também um gol anulado por falta em Cássio.

2020 foi tirado no apito, cara. Para, esquece. Teve o jogo do Rodinei no Maracanã e o contra o Corinthians. O cara dá o pênalti e vai no VAR. Mas, três rodadas antes, contra o Grêmio, a favor do Flamengo, não teve VAR. Aí contra nós, o lance é igual. Grêmio e Flamengo, pênalti contra o Grêmio. Três jogos depois, Inter e Corinthians, não dá pênalti — criticou.

— [No gol anulado] O cruzamento, o cara chega do lado, livre, cruza, não tem contato, não tem disputa pelo ar, o cara cruza limpo, e o Cássio sobe, livre, não tem ninguém do lado dele. Ele pega e larga, o cara empurra para o gol… Sabe que ele apitou com a bola na trajetória? Marcou falta. Você esquece isso. Isso é um peso.

Ao falar novamente do lance de Rodinei, Abel Braga relembrou que Filipe Luís, vítima do pisão, assumiu que pediu ao árbitro Raphael Claus para não expulsar o adversário e elogiou o agora técnico do Fla.

— Esse jogo, estava 1 a 1 no momento, fizemos 1 a 0 com o Edenilson, eles empataram. Jogo muito bom, controlado. O que vale para mim é aquilo que o Filipe Luís falou depois do jogo. É lance para amarelo. Esse cara merece tudo de bom. As pessoas querem questionar o que é inquestionável. Esse cara tem caráter. É caráter. Ele é autêntico. O que ele falar não vai influenciar em suposições — completou.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

A disputa do Brasileirão 2020 que terminou com o título do Flamengo

Ao bater o Colorado na 37ª rodada, o Rubro-Negro precisava vencer o São Paulo, no Morumbi, para sair com a taça sem necessidade de secar o rival gaúcho. No entanto, os cariocas perderam por 2 a 1.

Sorte do time treinado por Rogério Ceni à época que o Corinthians segurou o 0 a 0 com o Inter no Beira-Rio, abrindo caminho para o sétimo título brasileiro da história flamenguista.

Tabela final do Brasileirão 2020:

  1. Flamengo — 71 pontos
  2. Internacional — 70 pontos
  3. Atlético Mineiro — 68 pontos
  4. São Paulo — 66 pontos
Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo