Com a cabeça na pré-Libertadores, Botafogo visita o Boavista, pelo Campeonato Carioca, ainda em fase de testes
No terceiro jogo da temporada, o Botafogo deve ter o time mexido mais uma vez, nesta quarta, contra o Botavista, mas Tiago Nunes deve manter o esquema com três zagueiros
Invicto, líder e único com 100% de aproveitamento, o Botafogo volta a campo, nesta quarta-feira (24), pelo Campeonato Carioca. Nesta noite, às 21h30 (horário de Brasília), o Glorioso visita o Boavista, no Estádio Elcyr Resende, em Saquarema, em partida válida pela terceira rodada da Taça Guanabara. Depois de jogos com times titulares completamente diferentes, ainda existem dúvidas sobre quais jogadores estarão em campo nesta noite. No entanto, uma situação parece já ser certa: o esquema do técnico Tiago Nunes.
Enquanto ainda faz muitos testes no time do Botafogo, de olho, principalmente, nas disputas das fases prévias da Copa Libertadores, no fim de fevereiro, Tiago Nunes manteve nas duas partidas anteriores o mesmo esquema tático com três zagueiros, em um 3-5-2 que pode variar para um 5-2-3, sendo um deles um volante de origem, podendo formar a última linha defensiva com até cinco jogadores em momentos de pressão do adversário.
Na vitória sobre o Madureira, na estreia em 2024, Tiago Nunes já colocou o que considera de melhor no seu elenco. Na defesa, Danilo Barbosa, Lucas Halter e Alexander Barboza. Já na vitória sobre o Bangu, no último sábado, a zaga teve Newton, Bastos e Jefferson. Nos dois casos, Danilo Barbosa e Newton, os volantes improvisados na zaga, eram os responsáveis pela saída de bola do time, quase sempre pelas laterais.
Nas laterais, o Botafogo teve Hugo e Marçal do lado esquerdo, enquanto precisou improvisar na direita, com Victor Sá e Júnior Santos disputando – e bem – a posição de titular do Botafogo.
Com os zagueiros e, principalmente, com os volantes improvisados na zaga eram responsáveis pela saída de bola, Danilo Barbosa e Newton, por exemplo, ganharam ainda mais importância para o time de Tiago Nunes, ainda que nenhum dos dois tenha feito grandes partidas nesses dois primeiros jogos da temporada.
Tiago Nunes explica opção na zaga do Botafogo
Depois da vitória sobre o Bangu, no último sábado, Tiago Nunes comentou sobre o esquema com três zagueiros, que ele mesmo já havia utilizado no Botafogo na reta final do último Campeonato Brasileiro, sem muito sucesso. Agora, enfim, o treinador conseguiu vencer no comando do clube.
– Hoje foram dois zagueiros de origem e um volante pelo lado de campo, que facilita a saída. Quando se fala em linha de três, eu posso jogar com um zagueiro, um volante ou um lateral, ou dois laterais e um zagueiro. Penso que a linha com três ou com cinco é muito mais complexa de acertar rodagens, pressão, subida de pressão, comportamentos e conexões táticas, que exigem inteligência tática. Existe uma série de oportunidades iniciando o jogo e dentro da própria partida – afirmou Tiago Nunes.
Como o Botafogo vai administrar o elenco
O principal foco do Botafogo neste começo de 2024 é na Copa Libertadores. No fim de fevereiro, o Glorioso já terá uma decisão, em mata-mata, contra o vencedor do confronto entre Aurora (BOL) x Melgar (PER). Os jogos vão acontecer no dia 21 de fevereiro, fora de casa, e no dia 28 do mesmo mês, no Nilton Santos.
Dessa forma, o “rodízio” no elenco do Botafogo deve durar até o fim de janeiro e começo de fevereiro. E a tabela da Taça Guanabara ajudou nisso. Até o fim do mês, o Glorioso encara times de menor expressão do Campeonato Carioca. Assim, Tiago Nunes pode usar este período para fazer mais testes na equipe. O primeiro clássico do Botafogo no Estadual só está marcado para 7ª rodada, contra o Flamengo, no Maracanã, no dia 7 de fevereiro.
– Penso que vamos alternando de acordo com a resposta física. Hoje tínhamos jogadores que jogaram o último jogo ainda com dores musculares e não tinham completado a recuperação para entrar no jogo. Estamos treinando nesse momento com parte do grupo (no estádio), mas vou ver como eles se recuperam porque alguns jogaram muito bem e esses talvez possam iniciar – afirmou Tiago Nunes depois da vitória sobre o Bangu.
– Se mantermos essa rotina de performance e resultado vamos conseguir estender a nossa preparação talvez para 30 ou 40 dias, que é um prazo ideal dentro do contexto brasileiro – completou o treinador do Botafogo.
John segue fora do Botafogo
Assim como nas primeiras partidas de 2024, o Botafogo segue sem poder contar com o goleiro John, contratado para esta temporada e com status de titular. O ex-Santos segue com dores musculares e não foi nem seque relacionado para a partida desta quarta-feira, em Saquarema.
Atletas relacionados para o duelo com o Boavista, nesta quarta, pelo Campeonato Estadual. ⚽️? #VamosBOTAFOGO pic.twitter.com/JDHTZwtNnE
— Botafogo F.R. (@Botafogo) January 23, 2024