Textor exibe taças, critica mídia paulista e manda recado à torcida do Botafogo
Durante apresentação do técnico Renato Paiva, John Textor respondeu os protestos dos torcedores do Botafogo

Após 56 dias sem um treinador, o Botafogo apresentou finalmente o substituto de Artur Jorge para 2025: Renato Paiva. Entretanto, a apresentação do português ficou marcada pelas fortes respostas de John Textor à torcida alvinegra.
Nesta sexta-feira (28), o empresário norte-americano mandou um forte recado aos torcedores após os xingamentos que recebeu durante a derrota do Glorioso para o Racing por 2 a 0, no Nilton Santos, pelo jogo de volta da Recopa Sul-Americana.
Textor exibiu as taças do Brasileirão e da Libertadores para relembrar a torcida do Botafogo que a perda dos três títulos nesta temporada — incluindo Campeonato Carioca e Supercopa do Brasil — não justificam as críticas:
— A torcida pensa assim: nós acabamos de ganhar a Libertadores e o Brasileirão, mas temos que bater o Flamengo e o Vasco.
— Aí algum idiota em São Paulo diz que nosso clube está caindo e nossa torcida acredita. Parem com isso! Eu estou tentando mudar a cultura do Botafogo, de uma cultura perdedora para uma vencedora.
Ainda na opinião do dono da SAF alvinegra, o Botafogo tem uma “minoria agressiva” em sua torcida. Para defender o modelo de sua gestão, John Textor fez um paralelo de quando assumiu o controle do Glorioso:
— Se eu fizesse uma proposta para todos os torcedores em 2021: vou investir e dar um ano de 11º lugar, depois 6º, 1º, 6º, 2º, 1º, 8º… Se eu dissesse que entregaria quatro títulos em 15 anos, vocês fariam de tudo para me dar o clube.
— Aqui estamos. Vamos vencer um ano, perder no outro. Todos têm direito de estar irritados, mas ninguém tem o direito de ser irracional como em algumas situações.
Renato Paiva revela como será seu Botafogo

Polêmicas com Textor à parte, Paiva revelou como pretende montar seu Botafogo. Como o Glorioso terá um mês sem jogos oficiais até a estreia no Campeonato Brasileiro, o técnico português vai apresentar aos jogadores sua filosofia de trabalho:
— Quero atacar com muitos e defender com poucos. Proposta de jogo ofensiva, ter a bola o maior tempo possível e, quando a perdermos, recuperá-la da mesma forma. Equipe que não é reativa, que procura o gol adversário.
Renato Paiva estava livre no mercado desde dezembro do ano passado, quando se despediu do Toluca. O Botafogo fechou rapidamente com o técnico após passar por diversas opções sem sucesso.
O português conversou com o empresário norte-americano por duas horas durante a concentração do Glorioso na última quinta-feira (27). Impressionado, John Textor fechou com Paiva e assistiu ao jogo no Nilton Santos com o novo comandante.
O treinador português assinou contrato com até dezembro de 2026. Antes do Toluca, Renato Paiva passou por Bahia, León, Independiente del Valle e Benfica B.