Brasil

Botafogo vai entrar em sequência que pode definir o primeiro semestre do clube

Com clássicos pelo Carioca e mata-mata da Copa Libertadores, o Botafogo vai definir os rumos do seu primeiro semestre nas próximas semanas

Passado o carnaval, o Botafogo vai entrar em uma sequência que pode definir parte da temporada do clube ainda em março. A pouco mais de uma semana da estreia da Copa do Libertadores, o Glorioso também tem jogos importantes pelo Campeonato Carioca nesta reta final da primeira fase da competição. E o até mesmo estes jogos pela Taça Guanabara podem ser essências para o futuro do Botafogo.

Na próxima quarta-feira (14), o Botafogo encara o Volta Redonda no Raulino de Oliveira, pela Taça Guanabara. Quinto colocado atualmente, o Glorioso corre o risco de ficar mais uma vez fora das semifinais do Campeonato Carioca. Desde 2021, o Glorioso já ficou fora dos quatro melhores do Rio de Janeiro em duas ocasiões.

Depois, até o fim da Taça Guanabara, o Botafogo ainda tem mais dois clássicos na sua agenda. Primeiro, contra o Vasco, no próximo domingo (18), no Nilton Santos. Depois, na última rodada, o Glorioso enfrenta o Fluminense, no Maracanã. O clássico com o Tricolor ainda não tem data definida, mas acontece em 3 0u 4 de março.

No primeiro desses clássicos, o Botafogo não deve ter o seu time titular totalmente completo. Isso porquê no meio da semana seguinte, ainda em data a definir, o Glorioso vai ter o primeiro jogo da segunda fase prévia da Copa Libertadores, a grande prioridade do clube nesta temporada. Depois de perder o título do Campeonato Brasileiro do último ano e ficar até fora do G4, o Glorioso vai precisar por dois confrontos de mata-mata para tentar chegar na fase de grupos da principal competição continental.

O Botafogo vai enfrentar o vencedor do confronto em Melgar, do Peru, e Aurora, da Bolívia. No primeiro jogo, na Bolívia, o Aurora venceu por 1 a 0. Os clubes voltam a se enfrentar nesta quarta-feira (14), pela partida de volta. O time boliviano tem a vantagem do empate.

Nesta segunda fase da Libertadores, o Botafogo vai começar a disputa jogando fora de casa. Ou seja, poucos dias depois do clássico com o Vasco, no domingo, o Glorioso terá um longa viagem. Ou para Cochabamba, onde o Arurora manda os seus jogos, ou em Arequipa. As duas cidades também estão consideravelmente acima do nível do mar. Assim, o time de Tiago Nunes pode ter mais um problema para o jogo da próxima semana.

Confira a agenda de jogos da Botafogo

  • Volta Redonda x Botafogo – Campeonato Carioca – quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024 – 19h (horário de Brasília);
  • Botafogo x Vasco – Campeonato Carioca – domingo, 18 de fevereiro de 2024 – 16h (horário de Brasília);
  • Aurora/Melgar x Botafogo – Copa Libertadores – A definir;
  • Audax x Botafogo – Campeonato Carioca – 24 ou 25 de fevereiro;
  • Botafogo x Aurora/Melgar – Copa Libertadores – A definir;
  • Fluminense x Botafogo – Campeonato Carioca – 02 ou 03 de março;

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo