Brasil

Negócio entre Botafogo e Santos pelo goleiro John pode ser bom para a três partes

Em busca de um substituto para Lucas Perri, o Botafogo está negociando a compra do goleiro John, que pertence ao Santos e está emprestado ao Real Valladolid, da Espanha, mas sem espaço no clube

O Botafogo já está atrás de reposições para as saídas de Lucas Perri e de Adryelson. E, depois de não conseguir avançar por João Paulo, o Glorioso já está negociando com outro goleiro do Santos. Trata-se de John, que está emprestado ao Real Valladolid, da Espanha. A informação foi dada inicialmente pelo “Canal do TF” e confirmada pela Trivela. Os clubes, inclusive, já estariam negociando os valores para fechar o negócio.

John está no Real Valladolid desde o meio de 2023 e tem contrato até o fim da temporada europeia com o time espanhol, que pertence a Ronaldo e disputa a segunda divisão local. No entanto, o goleiro está na reserva de Jordi Matip e disputou apenas 12 jogos com a camisa do clube espanhol.

Com a possibilidade de perder João Paulo, que estava valorizado no mercado, mesmo com o rebaixamento do Santos, e foi inclusive sondado pelo Botafogo, o presidente Marcelo Teixeira pediu o retorno de John ao Brasil. No entanto, como conseguiu negociar uma redução salarial com João Paulo, ele deve seguir como titular na Série B do próximo ano. Assim, John ficaria mais uma vez na reserva, o que não é o seu desejo.

Dessa forma, a negociação com o Botafogo pode ser boa para as três partes: o time carioca terá o seu possível titular para a próxima temporada, o Santos conseguirá fazer uma venda em meio a problemas financeiros com a queda para a Série B, e John poderá ter a tão sonhada regularidade embaixo das traves.

John pertence ao Santos, mas perdeu espaço no time com o crescimento de João Paulo (Foto: Ivan Storti/Santos)

John é desejo antigo do Botafogo

Esta não é a primeira vez em que John entra no radar do Botafogo. Em 2022, antes da chegada de Lucas Perri, o Glorioso tentou a contratação do goleiro para compor o elenco e disputar posição com Gatito Fernández. Mas o negócio não avançou e Perri foi contratado.

Ainda no fim do último ano, enquanto John amargava a reserva no Santos, o Botafogo voltou a sondar a situação do goleiro depois da lesão que Gatito Fernández sofreu no ombro. Mas o goleiro acabou emprestado ao Inter para a temporada de 2023.

No Colorado, John chegou a ter uma sequência como titular no começo do Brasileiro e na fase de grupos da Copa Libertadores, mas novamente perdeu espaço após a chegada de Rochet, que assumiu a titularidade. Assim, acabou emprestado ao Real Valladolid.

Posição é uma das prioridades do Botafogo para 2024

A saída de Lucas Perri para o Lyon, da França, que já está acertada e deve ser confirmada nos próximos dias, fez a posição de goleiro se tornar uma das prioridades do Botafogo para a próxima temporada. Apesar da queda de produção no returno do Campeonato Brasileiro, Perri foi um dos destaques do clube na temporada e, inclusive, foi convocado para a seleção brasileira por Fernando Diniz.

Além de buscar um novo goleiro, o Botafogo procura um substituto para Adryelson, também negociado com o Lyon. Para esta posição, o departamento de futebol vai na mesma linha de Adryelson e busca um defensor jovem, com alto potencial e possibilidade de crescimento. O nome de Lucas Halter está na pauta, e o Alvinegro está perto de fechar o negócio com o Athletico-PR, que detém os direitos econômicos do jogador que estava emprestado ao Goiás. O Botafogo também negocia com Savarino, ex-Atlético-MG, para o ataque, e ainda procura um lateral-direito e um meia para o time.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo