Botafogo já sofre primeira baixa para 2025 após derrota para o Pachuca
Thiago Almada confirmou, após as quartas de final, que deve ir para o Lyon em 2025
Chegou ao fim a meteórica e marcante passagem de Thiago Almada pelo Botafogo. Após a eliminação para o Pachuca na Copa Intercontinental, nesta quarta-feira (11), o meia-atacante argentino se despediu do Glorioso e confirmou a transferência para o Lyon, clube francês que também pertence a John Textor.
– A verdade é que este grupo vai ficar marcado na minha carreira, lindo, unido, de família, mas tinha tudo acertado para ficar seis meses e ir para o Lyon. Creio que vai se cumprir. Agradeço a toda a gente do Botafogo pelo apoio e pelo carinho. Vão ficar sempre no coração – disse Thiago Almada à “Cazé TV” após a derrota para o Pachuca, no Catar.
A transferência para o Lyon já era esperada e era prevista em contrato, mas o Botafogo tinha esperança de, ao menos, segurar Thiago Almada para Mundial de Clubes de 2025, nos Estados Unidos. A mudança para o clube francês não tinha prazo para acontecer, mas já poderia ser realizada na próxima janela, como, de fato, vai acontecer.
Thiago Almada vinha mantendo um certo mistério sobre o seu futuro, mas, após o título da Copa Libertadores, no fim de novembro, o argentino já havia reforçado em entrevista ao “Olé” que tinha o sonho de jogar na Europa.
A negociação para Almada jogar no Botafogo foi costurada por John Textor justamente por esta possibilidade se ser um “trampolim” para o mercado europeu – e, é claro, o próprio Lyon de Textor. Mas Almada também já atraiu os olhares de outros clubes europeus.
Passagem de Almada pelo Botafogo foi curta, mas valeu a pena
Contratação mais cara da história do Botafogo, Thiago Almada justificou o investimento e fez valer os seis meses com a camisa alvinegra.
O argentino de 23 anos chegou ao clube em julho, após se destacar pelo Atlanta United, dos Estados Unidos. Ele foi revelado pelo Vélez Sarsfield e também foi campeão da Copa do Mundo em 2022, com a Argentina.
Foram apenas 23 jogos, com três gols e duas assistências, mas Almada foi peça importante do time de Artur Jorge. Titular absoluto do Botafogo, ele teve participação essencial nas conquistas da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro, e já tem o seu nome marcado na história do Botafogo.