Brasil

‘Embaixador’ de Angola no Botafogo, Bastos crava futuro e revela sonho no Brasil

Campeão da Libertadores e do Brasileiro, zagueiro foi recebido como herói em seu país

Primeiro africano campeão da Copa Libertadores e também com o título do Campeonato Brasileiro na bagagem, o zagueiro Bastos, do Botafogo, desembarcou em Angola como um verdadeiro herói nacional.

Depois de ser recebido e homenageado pelo governo local, o angolano foi celebrado nas ruas de Luanda e deu entrevista para a TV pública do país.

E Bastos falou justamente sobre o sentimento de representar a Angola no Brasil com a camisa do Botafogo.

Sinto-me muito orgulhoso. Acabamos por ser embaixador do nosso país e quando as coisas correm bem o que fica é o nome da Angola. Sinto orgulhoso por representar o nome da Angola no Brasil — disse Bastos à “TPA” (Televisão Pública de Angola).

Bastos não foi o primeiro angolano a atuar no Brasil, mas certamente é o de mais sucesso. Agora, ele espera ter aberto a porta para mais jogadores do país no futebol brasileiro.

— Consigo ver uma perspectiva positiva. Acho que abrimos um caminho para outros atletas. Espero ter mais atletas jogando no Brasil e representando da melhor forma o nosso país — reforçou Bastos.

Bastos foi recebido em Luanda por Rui Falcão, ministro da juventude e esporte de Angola, e ganhou um honraria pelos títulos conquistados no Brasil.

Na última quarta-feira (25), o angolano publicou uma série de fotos celebrando os títulos da Libertadores e do Brasileiro com a população local. Muitos torcedores aproveitaram para tirar fotos com as medalhas de Bastos.

 

Bastos garante permanência no Botafogo

O bom desempenho de Bastos em 2024 levantou questões na Angola sobre o futuro do zagueiro de 33 anos e que já tem passagens pela Europa no currículo. Mas o angolano garantiu a permanência no Glorioso, com quem tem contrato até o fim de 2026.

— O futuro a Deus pertence. Sinto-me feliz no Botafogo, tenho mais dois anos (de contrato). Desde o primeiro dia que cheguei, fui bem recebido. Vou continuar com o Botafogo, é um lugar que me sinto em casa e as pessoas têm um enorme carinho por mim — disse Bastos.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo