Brasil

Atlético-MG e Gustavo Scarpa avançam em negociação e sonho fica mais próximo; entenda

Apesar de declaração desanimadora de Rodrigo Caetano, conversas estão acontecendo e existe otimismo por acerto; Flamengo é outro disposto a investir pelo atleta

A novela entre Atlético-MG e Gustavo Scarpa pode ter um final feliz. O polivalente meio-campista, de 29 anos, é sonho da diretoria atleticana e pessoas ligadas ao atleta disseram à reportagem da Trivela que as “conversas estão boas” entre o Galo e o staff do atleta, apesar de nada estar fechado até o momento. O clube mineiro enfrenta a dura concorrência do Flamengo, que também negocia com o jogador. A informação inicial sobre o avanço nas tratativas foi antecipada pela Rádio Itatiaia.

Além disso, fontes garantem que Gustavo Scarpa que inicialmente pretendia seguir no futebol europeu está “mais aberto” a voltar para o Brasil e que o Nottingham Forest, da Inglaterra, clube dono de seu passe, e o Olympiakos, equipe na qual o atleta está emprestado, não fariam qualquer oposição ao retorno do jogador ao seu país natal.

A atualização vem menos de um dia após Rodrigo Caetano, diretor do futebol do Atlético-MG, afirmar que a contratação do atleta pelo Galo era algo “muito difícil”. Durante entrevista coletiva realizada nessa segunda-feira (18), na sede do clube, no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte, o executivo explicou que com a chegada de concorrentes com maior capacidade financeira na briga pelo atleta, a situação havia se complicado para o clube mineiro, que, em suas palavras, “não tem condição de entrar em leilões” por jogadores.

— É muito difícil quando entram concorrentes com maior poder aquisitivo a gente seguir. Eu não vou entrar nessa expectativa. O Galo não entra em nenhum tipo de leilão, porque não tem condição — explicou Rodrigo.

Ele apontou que pelo Atlético-MG não possui grande poderio econômico, a chance do clube de fazer grandes negócios é “chegando antes da concorrência”, dando como exemplo a negociação com o atacante Paulinho, que já estava apalavrado com o Galo antes da possibilidade de assinar um pré-contrato com outro clube.

Ainda assim, Caetano afirmou, em outro momento, que é necessário manter as negociações em sigilo sempre que possível, pois o vazamento destas apenas prejudica os negócios.

E o Flamengo nesta história?

O principal concorrente do Atlético-MG na briga para ter Gustavo Scarpa é o Flamengo. O clube carioca, talvez a equipe com maior poderio financeiro no Brasil, está confiante no acerto com o meia, pelo projeto apresentado ao jogador, com o rubro-negro entendendo que seu plano de carreira é um atrativo que não costuma decepcionar.

Como de costume, os termos serão discutidos primeiro com os representantes de Gustavo Scarpa para, aí sim, acertar valores com o Nottingham Forest. A Trivela afirma, com todas as letras, que as negociações estão abertas.

Scarpa descarta sondagens de Rússia e Turquia

Sem espaço no Olympiacos, Scarpa procurou alternativas para permanecer na Europa antes de considerar o retorno ao Brasil, mas não teve sucesso. As procuras vieram de equipes da Rússia e da Turquia, sem agradar os representantes do meia brasileiro. As alternativas no Velho Continente estão se esgotando e, por isso, o jogador pensa no futuro longe dele.

A Europa sempre foi o sonho do atleta, mas, por enquanto, ele não conseguiu viver grandes emoções. Eleito melhor jogador do Campeonato Brasileiro, Scarpa fechou com o Nottingham Forest, porém lesões e falta de oportunidades fizeram com que ele entrasse em campo apenas 11 vezes e fosse emprestado ao Olympiacos. Foram outras dez partidas no futebol grego, sem brilho.

Atleta ainda não está 100% convencido de voltar ao Brasil

Se antes o não era certo, agora o sim parece mais provável a um retorno de Scarpa ao Brasil. Ciente de que a janela na Europa não funcionou, o meia quer voltar ao protagonismo e vê no futebol brasileiro uma boa oportunidade. Apesar dos constantes contatos, o Flamengo ainda não tem um posicionamento definitivo do jogador e de seu staff, por isso ainda não apresentou valores e iniciou trâmites.

O que pesa a favor e contra o Flamengo

Os trunfos do Flamengo para convencer Scarpa, segundo informação do ge, são: planejamento, projeto e possibilidade de vitrine em um dos protagonistas do futebol brasileiro. O meia, inclusive, gostou do que viu quando o departamento de futebol o sondou no meio do ano, mas as condições não são as mesmas. O Nottingham Forest admite negociá-lo e vê o valor de R$ 32 milhões como justo para iniciar tratativas.

Joga contra o Flamengo a quantidade de meias no elenco, além do sonho de Scarpa. O clube acabou de fechar a contratação de Nicolás De La Cruz para o setor, que já está servido por Gerson, Arrascaeta e Everton Ribeiro, três dos melhores do futebol nacional. O argumento do Rubro-Negro é de que, com o calendário do Brasil, a rotação do elenco será fundamental para que a equipe vá longe em todas as competições.

 

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo