Brasil

Atlético-MG: Manto da Massa ainda potencializa carreiras, mas tem segundo pior ano de vendas

Concurso para desenhar uma camisa para o Atlético perdeu forças nas últimas duas edições, mas ainda tem potencial de mudar carreiras

Difícil imaginar que exista algum torcedor que não gostaria de desenhar ou escolher uma camisa para o seu clube do coração. Os torcedores do Atlético-MG tem essa oportunidade com o Manto da Massa, que perdeu forças nos últimos dois anos, mas ainda tem o poder de alavancar a carreira dos vencedores.

O Manto da Massa dá a oportunidade dos torcedores do Galo (ou quem quiser) desenharem uma camisa para o clube. O projeto começou em 2020, quando o Atlético buscava alternativas de receita durante a pandemia, e foi um verdadeiro sucesso, com mais de 100 mil vendas.

Depois de cinco edições, o Atlético soma mais de 450 mil camisas vendidas, mas a ação começou a perder forças nos últimos dois anos.

Em 2024, o Manto vencedor foi o de Tiago Lemos, que gerou uma divisão na torcida e críticas ao ganhador, acusado de não ser torcedor do Atlético e de ter usado seus mais de um milhão de seguidores para vencer a campanha.

Mesmo com a divisão dos torcedores, o Manto de 2024 quase dobrou o número de vendas do de 2023, mas ainda ficou longe da comercialização dos três primeiros, em que todos superaram 100 mil vendas.

Histórico de venda do Manto da Massa

  • 2020: 108 mil camisas vendidas
  • 2021: 119 mil camisas vendidas
  • 2022: 140 mil camisas vendidas
  • 2023: Cerca de 30 mil camisas vendidas
  • 2024: 57.925 camisas vendidas

Manto da Massa potencializa carreiras

Vencedor do Manto da Massa de 2022, o mais vendido da história, com 132 mil camisas, Will Rios, já tinha importantes trabalhos de design e desenho, inclusive com o próprio Atlético, mas cresceu mais ainda após-vencer o concurso.

Foi muito importante. Traz uma projeção nacional e internacional. Além do meu trabalho de quadrinista que já estava sendo feito, o Manto da Massa foi fortalecendo para um público que não conhece muito dessa área (quadrinhos). Para mim, foi um aprendizado, e claro, como torcedor do Atlético, um sonho realizado. Todo atleticano sonha em ter o seu projeto no clube. É sensacional! — Will Rios à Trivela

Vencedora do Manto da Massa de 2023, em homenagem a São Victor, a estudante de design, Isabela Farinelli, viu oportunidades aparecem após sua camisa ter sido escolhida:

— Uma porta que o Manto abriu na minha vida. Muitas pessoas da minha área me reconhecem pelo concurso, e assim eu consegui um estágio — disse em live da GaloTV.

Tiago Lemos ainda não teve um tempo maior para saber o impacto que o Manto da Massa causará em sua carreira, mas já vê alguns resultados: “Eu recebi muitas mensagens de torcedores me dando parabéns. Tem muitos torcedores de outros times no Brasil que entraram em contato falando que vão comprar a camisa. Acho que o Manto da Massa é realmente uma revolução nessa relação, e inspirou outros projetos”.

Will passou a trabalhar para o Atlético

Will é publicitário de formação e já tinha trabalhos de ilustração e design. Em 2016, ele focou mais no estudo dos desenhos, e passou a viver disso em 2019, com a consolidação vindo na pandemia, quando fez seu primeiro trabalho em história em quadrinhos fora do Brasil.

Em 2021, Will já colaborava com o Atlético em algumas campanhas, e em 2022 veio a grande glória pelo clube, vencendo o Manto da Massa especial da Arena MRV. Ele já tinha se candidatado em 2020, quando não avançou de fase, e em 2021, quando foi para a final e não venceu. Por isso se dedicou ainda mais em 22.

Após vencer o Manto da Massa, Will Rios começou a trabalhar de fato para o Atlético, conciliando com seu trabalho de ilustrador em uma agência de quadrinhos dos Estados Unidos. Curiosamente, na mesma época em que venceu o concurso atleticano, lançou seu primeiro quadrinho nos EUA.

Will fez várias ações com o setor de marketing e inovação, como licenciamento de produtos, plotagem de suas artes em várias áreas da Cidade do Galo e da Arena MRV. Além disso, alguns de seus desenhos também viraram parte de mosaicos da torcida.

Algumas das colaborações de Will Rios com o Atlético
Algumas das colaborações de Will com o Atlético (Divulgação)

A arte de Will, por exemplo, é usada no telão da Arena MRV sempre que o Galo Doido entra em campo. Além disso, é possível ver seus traços ao redor do estádio, nos grafites do California Alvinegro e também na parte de imprensa da casa do Galo, que conta também com os desenhos de Flavio Markievicz e Lucas Adriano, vencedores do Manto da Massa de 2020 e 2021, respectivamente.

Will, assim como os outros vencedores do Manto da Massa, compõe a comissão julgadora dessa edição do concurso atleticano, que seleciona os finalistas do concurso.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo