Brasil

Em homenagem ao ‘martírio e a salvação’ de São Victor, Atlético-MG revela o novo Manto da Massa

Manto desenhado e escolhido por torcedores trás homenagens ao goleiro que foi canonizado como santo atleticano há 10 anos

O Atlético-MG revelou nesta quarta-feira (4) o vencedor do concurso Manto da Massa 2023, que consiste em um torcedor desenhar uma camisa para o clube. Foi a quarta edição da campanha, que dessa vez teve como tema o goleiro Victor e o dia em que ele foi canonizado como santo pela torcida atleticana. O escolhido, segundo o próprio Galo anunciou, representa “o martírio, a dor e a salvação” do milagre do horto.

Foi a primeira campanha do Manto da Massa para a criação de uma camisa de goleiro. A homenagem é em alusão a defesa de Victor contra o Tijuana, nas quartas de final da Libertadores de 2013, a qual o Galo acabou campeão. Com a inacreditável defesa com o pé esquerdo nos acréscimos do segundo tempo, Victor foi canonizado santo pelo atleticano e se tornou um dos principais nomes daquele título: “A minha vida profissional se divide antes e depois do pênalti contra o Tijuana”, disse o ex-goleiro, que hoje é gerente de futebol do clube.

A vencedora do Manto da Massa para São Victor foi a torcedora Isabella Farinelli, que desenhou a camisa na cor vinho e adicionou os detalhes em homenagem ao ex-goleiro. No peito, um patch com o Santo Victor e a escrita “Milagre de São Victor – 10 anos”. Na nuca, a imagem do momento da defesa contra o Tijuana e a escrita “Santo”. As mangas da camisa ainda trazem as coordenadas do Independência, onde o ato aconteceu. Confira o vídeo de anúncio.

O torcedor do Atlético já pode adquirir seu Manto da Massa em homenagem a São Victor na Loja do Galo. O diferencial deste ano é que o atleticano pode escolher entre a camisa com manga curta ou manga longa, já que se trata de um uniforme de goleiro. Os preços são de R$ 269,90 para sócios e R$ 399,90 para o público em geral. Confira a ordem de preferência de compra:

  • 04/10 – 13h13 – GNV Forte e Vingador e sócio Arena MRV (R$ 269,90)
  • 04/10 – 16h – GNV Preto (R$ 269,90)
  • 05/10 – 13h13 – GNV Prata Branco (R$ 269,90)
  • 07/10 – 09h02 – Público Geral (R$ 399,90)
O Manto da Massa 2023 com seus detalhes frente e verso (Divulgação/Atlético)

A campanha em 2023

O Manto da Massa de 2023 foi mais uma vez um grande sucesso de engajamento do Atlético. Foram 544 projetos enviados para concorrerem no concurso, mas apenas 101 foram classificados no primeiro filtro. Dentre esses mais de 100, 13 foram escolhidos, após uma análise de uma comissão de mais de 30 pessoas, para disputarem a grande final, que teve votação popular.

O Manto da Massa

O concurso do Manto da Massa surgiu em 2020, em meio a pandemia da covid-19. A ideia foi compartilhada entre Atlético e LeCoq Sportif, fornecedora de material esportivo do clube na época. Juntos, eles fizeram a ação, que consiste em deixar nas mãos do torcedor o design de uma nova camisa para o clube. Ele foi muito bem acolhido pela torcida no quesito de participantes, mas principalmente na hora de consumir. Em uma semana, o Galo conseguiu vender 100 mil camisas. A camisa em questão foi desenhada pelo torcedor Flávio Markiewicz, e teve o estilo mais “clássico”, com listras pretas e brancas.

O primeiro Manto da Massa, que fez sucesso e ajduou a enraizar o concurso na torcida do Atlético (Reprodução)

Com o sucesso em 2020, Atlético e LeCoq fizeram questão de voltar com a campanha em 2021. Mais uma vez, o concurso explodiu em participações e vendas. O vencedor foi o torcedor Lucas Adriano, que optou por desenhar algo diferente. A camisa tem uma cor clara, mas não necessariamente branca, e chama atenção por ter o mapa de Minas Gerais com todas as cidades. O “Manto da Massa 113” vendeu mais de 120 mil unidades em uma semana e chegou a ser eleito como a camisa mais bonita do mundo em 2021.

O aclamado Manto da Massa 113 (Reprodução)

Para 2022, pela primeira vez, o Manto da Massa teve um tema mais específico. Era necessário um design que fazia alusão a Arena MRV, novo estádio do clube, que foi inaugurado recentemente em 2023. O vencedor foi Will Rios, que optou por uma camisa predominantemente preta, mas com detalhes que contam a história do Atlético, desde o seu surgimento até a chegada da nova casa. A última edição também superou as duas anteriores, tendo vendido mais de 130 mil peças.

O Manto da Massa de 2023 (Reprodução)
Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo