Brasil

O Atlético-MG só perdeu dois dos últimos 30 jogos para o América-MG, mas retrospecto recente é ruim

Mesmo com longa freguesia a favor do Atlético, o América chega para as semifinais do Mineiro com um retrospecto recente favorável

Parece irreal, mas o Atlético-MG, com apenas duas derrotas nos últimos oito anos (ou 30 jogos) para o América-MG, vê ainda assim o rival chegar aos confrontos da semifinal do Campeonato Mineiro com um retrospecto recente favorável. O que explica isso é o regulamento da competição, que favorece, dessa vez, o Coelho.

O Campeonato Mineiro dá vantagem de dois resultados iguais nos confrontos mata-mata para o time de melhor campanha entre as equipes que se enfrentam. No caso de Atlético e América, ambos terminaram em primeiro de seus grupos, mas o Coelho teve quatro pontos a mais que o Galo, ou seja, tem a vantagem. Se os dois jogos entre eles terminar empatado, por exemplo, avança o Alviverde.

E é justamente isso que faz o América chegar com um retrospecto recente favorável a ele. Dos últimos 10 jogos entre os clubes, eles empataram seis vezes, além do Atlético ter vencido três, enquanto o Coelho levou a melhor em um. Ou seja, aconteceram mais resultados que agora favorecem o Alviverde (7) do que o Alvinegro (3) nesse recorte.

Os resultados dos últimos 10 confrontos entre Atlético e América (Reprodução/oGol)

Outro ponto que pesa contra o Atlético é que o clube não venceu mais clássicos desde que Felipão assumiu o time. Foram duas derrotas para o Cruzeiro (ambas na Arena MRV), e três empates contra o América – inclusive um heroico por parte dos atleticanos no confronto entre eles na primeira fase desse Mineiro. Para avançar, o Galo vai ter que quebrar essa sequência ruim.

– Sabemos que criamos isso (desvantagem), que fomos os responsáveis. Agora temos que reverter. Sabemos o que e como temos que fazer. Não adianta só a gente pensar e não conseguir. Temos algumas condições negativas, mas o adversário também tem e vamos tentar explorar. Desde o ano passado temos dificuldades com o América — afirmou Felipão após o fim da primeira fase.

O primeiro jogo entre os times acontece neste sábado (9), às 16h30, na Arena MRV, com árbitro de fora do estado. O Atlético tentará fazer o fator casa ajudar a inverter essa vantagem do América. Já o segundo jogo acontecerá no fim de semana seguinte, no Independência, ainda sem data e horário definidos.

América é um enorme freguês do Atlético

Apesar dos últimos 10 jogos terem sido mais equilibrados e, com a situação atual, o América ter uma vantagem, o Atlético pode se agarrar a basicamente qualquer outro recorte, já que o Coelho é um dos maiores fregueses do clube.

Na história, segundo dados do Atlético, foram 426 jogos, com 211 vitórias atleticanas, 105 americanas e 110 empates. No Campeonato Mineiro, o América não vence o Galo desde 2016, quando foi campeão estadual com vitória no primeiro jogo e empate no segundo. Desde essa vitória citada, foram 17 confrontos entre eles, sendo 11 vitórias do Alvinegro e seis empates.

Nesse mesmo recorte, o Atlético eliminou o América em duas semifinais do estadual (2018 e 2020), e foi campeão sobre eles em outras duas oportunidades (2021 e 2023). Somando todas as competições, foram 30 jogos entre eles a partir da vitória americana na final de 2016, com 17 vitórias atleticanas, 11 empates e só duas vitórias do Coelho, que tinha ficado até 2022, ou seja, seis anos, sem vencer o clássico.

Basicamente, com exceção ao recorte dos últimos 10 jogos, que é número de duelos considerável, o Atlético leva vantagem contra o América em qualquer outra ocasião. O Galo busca o título do Mineiro para consagrar-se pentacampeão, algo que não acontece desde 1983, mas para isso terá que passar pelo Coelho.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo