Mesmo sem ideia de ‘força máxima’, Artur Jorge parece ter achado o time ideal do Botafogo
Depois da goleada sobre o Flamengo, Artur Jorge desconversou sobre ter usado força máxima, mas pode repetir o time contra o Palmeiras
O Botafogo não quer parar na goleada sobre o Flamengo. Depois da vitória por 4 a 1 no clássico do útlimo domingo (18), no Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro, o técnico Artur Jorge discordou da ideia de que tenha utilizado “força máxima” na partida válida pela 23ª rodada do Brasileirão. Nas suas coletivas, é comum ele ressaltar que não há titulares no Botafogo.
Questionado sobre ter escalado o time titular neste domingo, mesmo com o importante jogo contra o Palmeiras, na próxima quarta-feira, pelo duelo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores, Artur Jorge preferiu reforçar a importância do clássico com o Flamengo. Segundo o português, só agora ele vai pensar no Palmeiras.
– Eu não acho que essa seja a força máxima do Botafogo, vocês avaliam o trabalho de vocês, e eu avalio o meu. Trabalhamos em cima de muitos contextos. Nós hoje jogamos com uma equipe que achamos que estava preparada para enfrentar o Flamengo. Hoje vamos começar a pensar no jogo do Palmeiras. Temos que ter a capacidade de responder, que cada jogo tem a sua importância – afirmou Artur Jorge.
– Esse era o jogo mais importante que tínhamos depois do jogo contra o Palmeiras. A partir de hoje vamos pensar no jogo de volta em São Paulo para preparar uma equipe. Vamos enfrentar um Palmeiras muito forte individual e coletivamente, que tem uma capacidade muito grande nessa competição. Temos que estar preparados para todos os cenários – completou o técnico do Botafogo.
Neste domingo, o Artur Jorge repetiu o time titular que começou jogando na vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras, na última quarta-feira. Após a pergunta sobre a gestão do elenco nessas partidas, o técnico foi questionado se poderia repetir o time mais uma vez, na quarta-feira (21), no Allianz Parque. E o treinador foi direto: “claro”.
Assim, o Botafogo entrar em campo pelo terceiro jogo seguido com a mesma escalação, o que seria inédito sob o comando de Artur Jorge: John; Mateo Ponte, Bastos, Alexander Barboza e Cuiabano; Gregore, Marlon Freitas e Thiago Almada; Savarino, Luiz Henrique e Igor Jesus.
Vale ressaltar que este também foi o time que começou jogando na derrota para o Bahia, na Arena Fonte Nova, há duas semanas, quando o Botafogo foi eliminado na Copa do Brasil.
FOGÃO DEFINIDO PARA O CLÁSSICO! 🔥⚽️ #VAMOSBOTAFOGO
Apresentado por @ParimatchBrasil pic.twitter.com/kRoXfsOGWj
— Botafogo F.R. (@Botafogo) August 18, 2024
Artur Jorge evita falar sobre o calendário
Apesar de já ter comentado algumas vezes sobre o calendário do futebol brasileiro, dessa vez Artur Jorge preferiu não fazer muitas reclamações sobre o assunto. O português, agora, indicou ter aceitado que é assim que funciona e vem trabalhando para tentar superar os problemas com o pouco tempo para treinar a equipe do Botafogo.
– (O calendário) Me preocupa desde abril, quando cheguei. Se não me engano, só fiz dois jogos com uma semana inteira de trabalho. A sequência tem sido essa. Isso já não é assunto para mim. Se eu gostaria de ter mais tempo para trabalhar? Claro que sim. Hoje temos toda a gente disponível, temos mais dois dias para voltar a competir em um jogo de exigência máxima. Mas isso não serve de desculpa ou de vantagem, já tive dois, quatro dias. Já perdi, já ganhei. É isso que temos, temos que preparar os jogadores para isso. Faz parte do nosso trabalho – disse Artur Jorge.
Artur Jorge minimiza retrospecto em clássicos
Com a vitória neste domingo, o técnico Artur Jorge manteve a invencibilidade em clássicos no comando do Botafogo. Até o momento, foram três vitórias e um empate. Esta foi, aliás, a primeira vez na história do Brasileiro de pontos corridos em que o Botafogo venceu o Flamengo nos dois turnos da competição.
Mas, sempre com os pés no chão, Artur Jorge minimizou o fato de ainda não ter perdido um clássico pelo Botafogo. Para o técnico, isso o time precisa mais do que isso para sair campeão.
– Mais do que passar recados para fora, é o recado que queremos ter aqui dentro. Nós não podemos olhar para um campeonato pensando só em ganhar clássicos, não é o suficiente. Não podemos olhar para meia dúzia de jogos e ficar satisfeito em vencê-los. Temos que estar satisfeitos nos jogos contra Juventude, Criciúma… Nós somos postos à prova também nesses jogos – disse Artur Jorge.
– Temos ainda mais 15 partidas pela frente para ter o mesmo comportamento, desempenho e ambição A mesma entrega, luta e coragem para ganhar esses jogos. Vai ser difícil ganhar todos, mas a mentalidade é essa. Temos que lutar para vencer. Hoje vencemos mais um, ainda teremos mais 15 para chegar numa situação mais confortável nos últimos momentos – completou o português.