Multa de Artur Jorge é baixa, e clube brasileiro tenta roubar treinador do Botafogo
Técnico português, que ainda briga por mais um título, chama atenção de rivais nesta reta final de temporada
Artur Jorge é um dos protagonistas do Botafogo na temporada, quanto a isso não restam dúvidas. Após conquistar o título histórico da Copa Libertadores diante do Atlético-MG, o português virou alvo do próprio Galo, que demitiu Gabriel Milito nesta quarta-feira (04). A informação é da Rádio Itatiaia.
O motivo para o Atlético-MG acreditar que pode tirar o técnico de um Botafogo campeão continental e muito próximo de ser campeão nacional? Segundo apuração de Bruno Andrade e André Hernan, do UOL: a multa contratual relativamente baixa de Artur Jorge para deixar o Glorioso.
Com contrato até o fim de 2025, Artur Jorge teria uma multa rescisória no valor de apenas R$ 13 milhões, valor baixo para os padrões do mercado brasileiro.
Apesar de saber do interesse do time mineiro e de outros clubes na contratação do treinador, a diretoria do Botafogo ainda não se manifestou, algo natural já que o clube está totalmente focando na reta final do Campeonato Brasileiro para encerrar um jejum de 29 anos do Botafogo no torneio.
Atlético-MG aposta em boa relação de Artur Jorge com investidor da SAF
Segundo apuração da Rádio Itatiaia, um dos fatores que poderiam facilitar a vinda de Artur Jorge ao Atlético-MG é a boa relação do treinador com Ricardo Guimarães, um dos investidores da SAF atleticana.
Guimarães é um dos financiadores do museu do Porto em Portugal e mantém ótimas relações no país europeu. Artur Jorge fez toda a sua carreira como técnico do Braga, sendo campeão da Copa da Liga Portuguesa na última temporada.
Após passar pelas categorias de base do clube português, Artur Jorge chegou ao comando do time principal em 2022 e treinou o time durante 99 jogos.
O treinador somou 63 vitórias, 12 empates e apenas 23 derrotas durante o período. Na temporada 2022/2023, o comandante levou o Braga a um digno terceiro lugar da liga portuguesa e classificando a equipe para a fase qualificatória da Champions League.
Além de técnico do Botafogo, diretoria do Galo mira outro português
Tentando erguer um planejamento para 2025 após os insucessos deste ano, o Atlético-MG estuda alguns outros nomes para assumir o lugar de Milito.
Além de Artur Jorge, a diretoria do Galo também tem como alvo Luis Castro, outro português que, curiosamente, também teve sucesso no Botafogo.
O técnico de 63 anos está sem clube desde que saiu do Al-Nassr da Arábia Saudita e está na mira do Vasco e do Santos para a próxima temporada.
Após somar 12 jogos sem vencer, a diretoria mineira entendeu que seria melhor ao clube encerrar o vínculo com Milito depois de 62 jogos.
O argentino sai do Atlético-MG com o título mineiro e os vices da Copa do Brasil e da Libertadores. Sem chances de disputar a próxima edição da competição continental, o Galo ainda tem a possibilidade de buscar uma vaga na Copa Sul-Americana caso vença o Athletico Paranaense na última rodada do Brasileirão, no próximo domingo (08).