Brasil

Por que torcedor símbolo do Atlético-MG foi removido de mural na Arena MRV?

Jornalista atleticano estava representado no mural da Arena MRV, mas teve imagem apagada nesta semana

Os arredores da Arena MRV amanheceram com uma alteração significativa nesta semana. Pintado de branco e branco pelo projeto Califórnia Alvinegro, o entorno do estádio está cada vez mais atleticano, mas um torcedor símbolo do clube foi excluído do moral do estádio.

Quem vai à Arena MRV passa por um logo mural na avenida na frente do estádio que foi grafitado por artistas atleticanos há alguns meses com uma grande representação do clube. Estão neles torcedores símbolos, foto icônicas e muita história do clube.

Mas, nesta terça-feira (8), a pintura com o rosto do jornalista Fred Melo Paiva amanheceu completamente rasurada, o que causou muita estranheza da torcida. A Arena MRV emitiu nota sobre o caso:

O Mural Alvinegro, que é uma iniciativa da torcida, passará por constante reformulação e manutenção periódica.

Algumas imagens serão trocadas em função do desgaste da pintura, e para homenagear um número maior de Atleticanos.

Artista vê pintura intacta e problema com a diretoria

Enquanto a Arena MRV afirma que é uma questão de manutenção, o artista da obra, conhecido com Seth Dazrua, afirmou à Trivela que não havia nenhum desgaste na arte dele, a qual ele viu pessoalmente intacta há duas semanas.

Seth é de Curitiba e foi convidado pelos artistas do Califórnia Alvinegro para participar da ação no muro. Ele aceitou e escolheu pintar o Fred com as referências que lhe passaram.

No entanto, Seth revelou à Trivela que, um tempo depois, foi avisado que a arte dele poderia ser apagada, e que o motivo seria as críticas de Fred contra a atual diretoria (incluindo os donos) do Atlético.

— Um tempo atrás já tinham conversado comigo de que estavam decidindo se iam ou não apagar a pintura, por conta do posicionamento do Fred mesmo. A diretoria não gosta muito dele — disse

O artista, no entanto, não foi informado que a exclusão da pintura aconteceria agora, e foi pego de surpreso como todos. O sentimento dele é de desrespeito, tanto com ele quanto com Fred.

— Sendo bem sincero sobre a pintura ter sido apagada: fui convidado pelo movimento independente do Califórnia Alvinegro. Eu achei massa. O que eu achei paia foi não terem me avisado, só apagaram. E também não avisaram o Fred. A forma que foi feita eu achei desrespeitoso, com nós dois, ainda mais pela nota — afirmou Seth.

Eu acho que (apagaram) foi pelo posicionamento dele mesmo e as coisas que ele fala. Passei lá esses dias e a pintura estava linda. — Seth Dazrua, autor da obra

Há algumas semanas, os artistas começaram a grafitar outro muro da Arena MRV com mais imagens e símbolos relacionados ao Atlético. Seth foi alertado sobre a possibilidade de apagarem a obra de novo. Mesmo assim, ele deixou sua marca de novo, com o grafite de uma icônica foto de Hulk com uma criança com deficiência, que rodou o Brasil e o mundo.

Fred Melo Paiva x Diretoria do Atlético

Fred Melo Paiva é um dos atleticanos mais símbolos de torcedor Atlético. Jornalista muito renomado, ele é colunista do Estado de Minas há anos e já foi até indicado ao Emmy. Seus textos muito sentimentais e que refletem a emoção e a sensação da maioria da torcida sempre chamam atenção. Ele também já fez livros e filmes sobre o Galo.

Mas Fred nunca deixou de ser crítico com relação a algumas questões, e a diretoria do Atlético (incluindo os atuais donos) nunca escapou de algumas reflexões do jornalista, que já faz duras críticas sobre diversos temas.

O jornalista sempre faz questão de preservar, exaltar e destacar o lado humano e sentimental do Atlético e do atleticano, algo que nem sempre parece ser levado em conta pela atual diretoria, que coloca o fator monetário a frente em alguns casos.

O lado político de Fred (de esquerda) também sempre foi um assunto que chamou atenção e gerou debate entre os torcedores. Muitos sabem separar e entendem a importância dele como atleticano, apesar de não concordarem com a visão política, mas muitos outros colocam tudo no mesmo bolo.

Torcedores contrários a ideologia de Fred apoiam ele como torcedor e símbolo do Galo
Torcedores contrários a ideologia de Fred apoiam ele como torcedor e símbolo do Galo (Reprodução)

Para muitos torcedores, a pintura de Fred ter sido apagada do mural da Arena MRV tem mais relação com essa questão dele bater de frente com a atual diretoria do que de reforma no espaço ou inclusão de mais atleticanos.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo