Brasil

Grêmio revive sequência que o colocou no Z4, mas desta vez, terá Arena a seu favor

Próximos adversários do Grêmio venceram a equipe em sequência desastrosa no primeiro turno e time de Renato Gaúcho quer dar o troco

Os próximos jogos do Grêmio no Campeonato Brasileiro talvez não tragam boas lembranças em um passado recente ao torcedor.

Pela frente, o time de Renato Gaúcho vai encarar o RB Bragantino, Flamengo, Criciúma, Botafogo, Fortaleza e o clássico contra o Internacional.

Foi nessa sequência lá no primeiro turno – exceto pelo confronto contra o Criciúma, que ainda é o atrasado da 5ª rodada -, que a equipe perdeu os cinco jogos em sequência, estacionando nos seis pontos.

Antes do jogo contra o time do interior de São Paulo, válido pela sétima rodada, o Grêmio era o 12ª. Após o apito final do GreNal, na 11ª rodada, amargava a vice lanterna.

O Tricolor Gaúcho só voltou a pontuar na rodada seguinte, no empate por 1 a 1 contra o Atlético-GO.

Sequência de derrotas de Grêmio no primeiro turno

  • Grêmio 0 x 2 Bragantino – Couto Pereira, Paraná, 7ª rodada
  • Flamengo 2 x 1 Grêmio – Maracanã, Rio de Janeiro, 8ª rodada
  • Grêmio 1 x 2 Botafogo – Kléber Andrade, Espirito Santo, 9ª rodada
  • Fortaleza 1 x 0 Grêmio – Castelão, Ceará, 10ª rodada
  • Grêmio 0 x 1 Internacional – Couto Pereira, Paraná, 11ª rodada

Jogos a menos e distância de casa atrapalharam o Grêmio

O contexto naquela ocasião era diferente, claro. Nos jogos citados, o time precisava enfrentar a maior tragédia natural do Rio Grande do Sul, e jogava longe da sua torcida.

Nos confrontos que fez como mandante nesta sequência, dois precisaram ser transferidos para o Couto Pereira, em Curitiba, distante quase 750 km de Porto Alegre.

Um terceiro, contra o Botafogo, precisou ser realizado no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica, região metropolitana de Vitória, capital do Espírito Santo, a 1.500 km de distância da sua casa.

Publicado por @trivelafutebol
Ver no Threads

Além das derrotas, os gremistas ainda tinham dois jogos a menos em decorrência das tragédias em relação aos concorrentes do Z4.

Aos poucos, esse prejuízo foi ficando menor, com a equipe voltando a somar pontos, até sair da zona, na segunda rodada do returno, quando venceu o Vasco por 1 a 0, na Arena Condá, em Chapecó.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Retorno da Arena é o trunfo do Grêmio se afastar da degola

Desde que deixou o Z4 do Brasileirão, o Grêmio venceu quatro jogos. No returno, em seis partidas, a equipe somou 12 pontos, o dobro em relação ao primeiro turno.

Os 66,7% de aproveitamento da equipe garantiram o time com a terceira melhor campanha dos jogos de volta. Mas, ainda assim, ainda não conseguiu abrir uma distância confortável para os quatro últimos.

A derrota frustrante contra o Atlético-MG, levando a virada nos últimos instantes do jogo, poderia ter levado o tricolor para a 11ª colocação, abrindo cinco pontos para o Z4.

Mas, ao invés disso, a derrota manteve os gaúchos colados na degola, com apenas dois pontos o separando do Corinthians, o primeiro na zona do rebaixamento.

Próximos jogos do Grêmio

  • Bragantino x Grêmio, 15/09
  • Grêmio x Flamengo, 22/9
  • Grêmio x Criciúma, 25/9 (atrasado da 5ª rodada)
  • Botafogo x Grêmio, 28/9
  • Grêmio x Fortaleza, 4/10
  • Internacional x Grêmio, 20/10

A próxima sequência, portanto, vai garantir ao Grêmio a possibilidade de revanche contra os seus algozes do primeiro turno.

Grêmio volta a jogar na Arena. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Arena do Grêmio recebeu primeiro jogo após 4 meses. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Além disso, o Tricolor vai fazer um dos seus jogos atrasados (contra o Criciúma, da quinta rodada). Se vencer, pode chegar na próxima data Fifa na metade de cima da tabela, em uma posição bem mais confortável antes do Grenal 443.

Pensando nisso, a Arena do Grêmio virou um dos maiores trunfos da equipe para a sequência. Até o clássico, o time terá 3 jogos como mandante. O primeiro contra o Flamengo, no próximo dia 22.

O jogo está agendado para as 18h30 e a diretoria gaúcha corre contra o tempo para trocar os refletores e ampliar o público para receber os rivais cariocas.

Apesar de ainda ter 13 dias até a partida, o Tricolor Gaúcho tem até a próxima quinta-feira (12) para indicar à CBF onde mandará o jogo.

Foto de Márcio Júnior

Márcio JúniorRedator de esportes

Baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Passou pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Quinto Quarto antes de se tornar repórter na Trivela.
Botão Voltar ao topo