Brasileirão Série A

Grêmio prepara ‘missão’ para liberar Renato em confronto direto no Brasileirão

Técnico foi punido com quatro jogos de suspensão do Brasileirão pelo STJD na última sexta-feira (06)

Às vésperas de um confronto decisivo pelo Campeonato Brasileiro, o Grêmio enfrenta um momento delicado diante da suspensão do técnico Renato Gaúcho pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

✅ Siga a Trivela no Threads e BlueSky

Conforme noticiado pela Trivela, o técnico levou um gancho de quatro jogos por sair do campo da Arena Fonte Nova com seus jogadores reservas antes do fim de jogo contra o Bahia, em abril, pelo Brasileirão.

Sabendo da ainda complicada situação do Grêmio no torneio nacional (o Tricolor ocupa a 15ª posição com apenas 27 pontos), a diretoria gaúcha acionou o setor jurídico do clube na esperança de contar com o técnico já na próxima rodada.

Por que Renato Gaúcho está suspenso pelo STJD?

Renato Gaúcho em jogo contra o Bahia, pela 4ª rodada do Brasileirão 2024. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Renato Gaúcho em jogo contra o Bahia, pela 4ª rodada do Brasileirão 2024. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Renato Gaúcho foi julgado pela 3ª Comissão Disciplinar do STJD pelos incidentes ocorridos na partida contra o Bahia, em 27 de abril, pelo Brasileirão.

Na ocasião, após a expulsão do atacante Diego Costa, que estava no banco de reservas, o treinador ordenou que todos os atletas que não estavam jogando se retirassem para o vestiário antes do apito final.

Além disso, Renato fez críticas à arbitragem de Bráulio da Silva Machado na coletiva de imprensa pós-jogo, o que também contribuiu para a punição.

Como resultado, o técnico foi suspenso pelos próximos quatro jogos do Grêmio no Campeonato Brasileiro: RB Bragantino, Flamengo, Criciúma e Botafogo.

Grêmio tem plano para liberar Renato em jogo decisivo do Brasileirão

Renato Gaúcho. Foto: Icon Sport
Renato Gaúcho. Foto: Icon Sport

Ciente da importância do confronto com o RB Bragantino, o Grêmio está trabalhando para reverter a situação e contar com Renato Gaúcho.

O departamento jurídico do clube prepara um pedido de efeito suspensivo para liberar o treinador até o julgamento definitivo.

O objetivo é garantir que Renato esteja à beira do campo no confronto em Bragança Paulista, um jogo-chave na briga para se afastar da zona de rebaixamento.

Com 27 pontos e um jogo a menos que o RB Bragantino, o Grêmio pode igualar o número de pontos do time de Bragança caso vence no estádio Nabi Abi Chedid, no próximo domingo (15).

Caso o pedido seja deferido pelo STJD, o treinador poderá comandar o time normalmente.

Possíveis substitutos de Renato Gaúcho no Grêmio

Se o pedido for negado, o Grêmio precisará definir um substituto para Renato. Nos últimos jogos, o clube tem revezado seus auxiliares no banco de reservas, com Marcelo Salles e James Freitas assumindo a função.

O auxiliar Alexandre Mendes, tradicional substituto de Renato, também é uma possibilidade, embora a escolha final ainda não tenha sido confirmada.

Com a ausência de Diego Costa, o Grêmio também terá outros desafios para o duelo contra o Bragantino, mas conta com o retorno de jogadores como Mayk e Pavón para reforçar o elenco.

Foto de Lucas Gervazio

Lucas GervazioRedator de esportes

Jornalista pela Unesp. Antes da Trivela, contribuiu para os portais Guia do Boleiro, Quinto Quarto e FNV Sports.
Botão Voltar ao topo