Reserva decide e ameaça vaga de Calleri, mas São Paulo pode perder titular absoluto
André Silva marca duas vezes, e Tricolor volta a vencer após cinco jogos no Campeonato Paulista

Após cinco longos jogos, o São Paulo enfim voltou a vencer sob o comando de Luis Zubeldía — que, aliás, segue pressionado no cargo.
Neste domingo (23), o Tricolor bateu o São Bernardo por 3 a 1 no Estádio Primeiro de Maio. Com o resultado, a equipe garantiu a liderança do Grupo C do Campeonato Paulista.
André Silva marcou os dois gols da vitória que foi completada por Arboleda, mas os olhares do São Paulo recaem sobre Pablo Maia. O volante saiu do campo às lágrimas após prender o pé no gramado e preocupa a comissão técnica.
O primeiro gol de André Silva na partida! #VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/C5YDe7OkHs
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) February 23, 2025
Esquema com três zagueiros funciona
Em meio à turbulência que ameaça a permanência de Luis Zubeldía, o São Paulo encontra um sopro de confiança para as fases decisivas do Paulistão.
O treinador voltou a armar o Tricolor com três zagueiros, a exemplo do que ocorreu no empate em 0 a 0 com o Palmeiras. E com esse esquema, o Tricolor voltou a jogar bem — como não ocorria há um bom tempo.
A equipe fez um primeiro tempo de superioridade total. Na segunda etapa, só sofreu gol em pênalti duvidoso, convertido por Fabrício Daniel.
A formação passa a ser alternativa e pode virar o esquema do São Paulo para as quartas de final. Resta saber se Zubeldía conseguirá equacionar o quarteto Oscar, Lucas, Luciano e Calleri nesta escalação.
Neste domingo, aliás, o centroavante e o camisa 10 não iniciaram a partida. O Tricolor tinha seis pendurados: Rafael, Enzo Díaz, Alan Franco, Sabino, Calleri e André Silva. Nenhum deles recebeu cartão.
⚽️ André Silva mais uma vez! #VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/jGBFkrRdFL
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) February 23, 2025
Reserva manda recado e ameaça Calleri
Calleri segue como titular absoluto de Luis Zubeldía. Mas esse status nunca esteve tão ameaçado. Além de estar longe de viver o seu melhor momento em campo, o camisa 9 vê o seu reserva imediato empilhar gols e acirrar de vez a briga pela posição.
Neste domingo, André Silva marcou os dois gols da vitória e ainda balançou as redes mais uma vez — mas em condição de impedimento.
O atacante, aliás, marcou dois gols de centroavante típico. No primeiro, aproveitou belo cruzamento de Oscar para completar de cabeça. No segundo, André teve apenas o trabalho de empurrar a bola para o gol após ótimo passe de Wendell.
André Silva marcou seu quinto gol na temporada e se isolou como artilheiro do São Paulo no Paulistão. Seus números, claro, são superiores aos de Calleri.
André Silva x Calleri
- André Silva
5 gols (média de 0,45 gol/jogo)
0 assistências
5 participações em gol (média de 0,45 gol/jogo)
11 jogos
411 minutos (faz 1 gol a cada 82,2 min) - Calleri
2 gols (média de 0,18 gol/jogo)
4 assistências (média de 0,36 assist/jogo)
6 participações em gol (média de 0,54 gol/jogo)
11 jogos
678 minutos (faz 1 gol a cada 339 min)
Pablo Maia sai às lágrimas e preocupa
O São Paulo garantiu a primeira colocação para enfrentar o Novorizontino em casa nas quartas de final. Mas o Tricolor deixa São Bernardo do Campo mais triste — e preocupado — do que alegre pelo resultado.
O motivo para preocupação é Pablo Maia. O volante deixou o campo às lágrimas após sofrer uma torção no tornozelo direito e causou tensão entre os companheiros e integrantes da comissão técnica.
Pablo prendeu o pé no gramado aos 36 do primeiro tempo, após uma dividida com um adversário. Ele caiu imediatamente e logo foi substituído por Bobadilla.

À beira do campo, os reservas logo foram amparar o companheiro, que foi retirado para o vestiário. O volante será avaliado pelo departamento médico neste domingo.
A expectativa é de que Pablo não reviva o drama que marcou o seu 2024. No ano passado, ele perdeu quase toda a temporada após passar por cirurgia para reinserção do tendão conjunto do semitendíneo e bíceps femoral da coxa esquerda, em maio. Ele só retornou em 2025.
Próximos jogos do São Paulo: datas e horários:
- São Paulo x Novorizontino — Campeonato Paulista (quartas de final) — data e horário a confirmar.
Onde assistir ao vivo os jogos do São Paulo?
A Trivela tem uma sessão dedicada exclusivamente às transmissões ao vivo de jogos do São Paulo. Você pode acessar essa página clicando aqui.