BrasilCopa do Mundo

Por que convocação de Ancelotti pode ser última chance para caras novas na Seleção

Treinador divulga a última lista do ano nesta segunda-feira (3), para os jogos contra Senegal e Tunísia, na Europa

Carlo Ancelotti convocará a seleção brasileira para os jogos contra Senegal e Tunísia em evento na sede da CBF a partir das 15h desta segunda-feira (3).

Será a quarta convocação do treinador no cargo. A última em 2025 e também a última em que o treinador estará mais aberto para experiências e observações de nomes que ainda não carimbaram o passaporte para a Copa do Mundo de 2026.

O próprio treinador afirmou durante a Data Fifa de outubro que a convocação de março do ano que vem deve ser a mais próxima de uma lista final para o Mundial.

— É um momento que podemos experimentar algumas coisas, temos o jogo de amanhã que poderemos dar mais oportunidades a alguns jogadores, e na Data Fifa de março pode ser a lista que vai jogar a Copa do Mundo — disse Ancelotti antes da derrota por 3 a 2 para o Japão, na última Data Fifa.

Convocação da Seleção terá mudanças em relação à última lista

O certo é que a convocação desta segunda-feira (3) terá mudanças em relação à última lista. E o motivo para isso, aliás, é lógico.

Em outubro, Ancelotti e a diretoria de seleções tomaram a decisão de praticamente não convocar jogadores que atuam no Brasil, por conta da logística mais complicada em um curto período de tempo para a viagem até Coreia do Sul e Japão.

Apenas Hugo Souza e Fabrício Bruno foram os convocados do futebol brasileiro. Depois, Vitinho e Paulo Henrique foram chamados, por conta de cortes na lista inicial. Para esta convocação, a tendência é de que mais atletas no país sejam convocados.

Carlo Ancelotti, aliás, esteve em São Januário no último domingo (2) para acompanhar o duelo entre Vasco e São Paulo.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Problemas acirram disputas, especialmente no ataque

As laterais ainda são as posições com mais indefinições na Seleção para a Copa do Mundo, com vagas abertas dos dois lados, inclusive a nível de titularidade. Na direita, Vanderson e Wesley despontam como favoritos. Na esquerda, Alex Sandro, Caio Henrique e Douglas Santos são os mais fortes na disputa.

Na zaga, Marquinhos deve voltar à Seleção para formar dupla com Gabriel Magalhães. Éder Militão é o terceiro homem na hierarquia. A última vaga segue bastante acirrada com nomes como Alexsandro, Beraldo, Léo Ortiz e Danilo. Bremer, por sua vez, segue lesionado.

Nesta Data Fifa, especificamente, o ataque é o setor que apresenta mais oportunidades para novos nomes entrarem de vez no radar de Ancelotti para a Copa. O motivo para isso são as baixas.

Raphinha segue fora de combate pelo Barcelona. Gabriel Martinelli, por sua vez, teve um problema médico recente pelo Arsenal e também não deve ser convocado, conforme apurado pela Trivela.

Eles, assim como Vinicius Júnior e Rodrygo são nomes certos na Copa. As ausências podem ajudar Estêvão e Luiz Henrique, por exemplo, a se firmar com Ancelotti.

Ancelotti já convocou 45 nomes

Até agora, Carlo Ancelotti chamou um total de 45 jogadores diferentes nas três convocações que fez no comando da seleção brasileira.

  • Goleiros: Alisson, Bento, Ederson, Hugo Souza e John
  • Zagueiros: Alexsandro, Beraldo, Danilo, Fabrício Bruno, Gabriel Magalhães, Léo Ortiz, Marquinhos e Militão
  • Laterais: Alex Sandro, Caio Henrique, Carlos Augusto, Douglas Santos, Paulo Henrique, Vanderson, Vitinho e Wesley
  • Volantes: André, Andrey Santos, Bruno Guimarães, Casemiro, Éderson, Gerson, Jean Lucas, João Gomes e Joelinton
  • Meias: Andreas Pereira e Lucas Paquetá
  • Atacantes: Antony, Estêvão, Igor Jesus, João Pedro, Kaio jorge, Luiz Henrique, Matheus Cunha, Raphinha, Rodrygo, Samuel Lino e Vini Jr.

Os próximos jogos da Seleção

  • Brasil x Senegal — quinta-feira, 15 de novembro, às 13h (horário de Brasília);
  • Brasil x Tunísia — terça-feira, 18 de novembro, às 16h30 (horário de Brasília).
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo