Brasil

Como amistoso da seleção sub-20 virou noite dos sonhos para joia do Vasco

Revelado pelo Vasco e cria da Barreira do Vasco, Rayan mudou o jogo e ajudou o Brasil a vencer o México por 2 a 1, em São Januário

O garoto Rayan viveu uma noite de sonho em São Januário. Revelado pelo Vasco e cria da Barreira do Vasco, o garoto de 18 anos foi o grande nome do amistoso da seleção brasileira sub-20 contra o México. Nesta quinta-feira (5), depois de um primeiro tempo ruim, a joia do Vasco entrou no segundo tempo e mudou o jogo, marcando um gol e participando do outro na vitória por 2 a 1 do Brasil, no primeiro dos dois amistosos contra o México.

✅ Siga a Trivela no Threads e no BlueSky

A noite não poderia ser mais especial para o Rayan. Criado na Barreira do Vasco, comunidade que fica ao lado de São Januário, o garoto contou com a presença da família no estádio.

Ele é filho do ex-jogador Valkmar, que fez parte do elenco multicampeão do Vasco no fim dos anos 1990. O avô, primos, tios e amigos também estavam em São Januário. Além, é claro, de muitos torcedores do Vasco que comemoraram ainda mais a sua entrada em campo durante o segundo tempo e o gol marcado pela joia do clube.

Família de Rayan compareceu em peso em São Januário
Família de Rayan compareceu em peso em São Januário (Foto: Gabriel Rodrigues/Trivela)

A Trivela acompanhou o amistoso ao lado da família de Rayan. Antes da bola rolar, o pai Valkmar falou sobre a emoção de ver o filho “em casa” e até profetizou sobre o futuro de Rayan.

– É mais especial por ele ter nascido aqui na Barreira, está desde seis anos no Vasco, buscando o seu objetivo. Eu tenho certeza que tudo vai dar certo e ele vai alcançar seus objetivos – afirmou Valkmar à Trivela.

– Nós somos da Barreira do Vasco. Minha família é toda da Barreira do Vasco. Isso é uma coisa de Deus. Eu estou muito feliz mesmo – completou Vanessa Simplício, a mãe de Rayan.

Família de Rayan acompanhou a vitória do Brasil em São Januário
Família de Rayan acompanhou a vitória do Brasil em São Januário (Foto: Gabriel Rodrigues/Trivela)

Como Rayan mudou o jogo para o Brasil

Apesar de não contar com grandes nomes da categoria, como Endrick e Estevão, que já estão na seleção principal, o time de Ramón Menezes ainda tem jogadores como Vitor Roque, Luís Guilherme, Wesley, Deivid Washington e outros atletas promissores.

Ainda assim, a seleção brasileira sub-20 fez um primeiro tempo ruim contra o México. Pouco criativo, o Brasil finalizou apenas uma vez na direção do gol mexicano – um chute fraco de Luís Guilherme.

Mas a entrada de Rayan durante o segundo tempo mudou o jogo. Em uma de suas primeiras jogadas, ele cortou o adversário e finalizou com força. O goleiro espalmou para escanteio e, na cobrança, Arthur Dias subiu alto para abrir o placar para o Brasil.

Poucos minutos depois, Rayan recebeu de João Cruz dentro da área do finalizou deslocando o goleiro adversário, fazendo 2 a 0 para a seleção brasileira. Rayan ainda quase fez mais um de fora da área.

No fim da partida, o México tentou pressionar e até chegou a descontar, com João Victor, contra, mas a Seleção Brasileira conseguiu segurar a vitória. Os times voltam a se enfrentar no próximo domingo (8), novamente em São Januário, às 18h30 (horário de Brasília).

Quem é Rayan, joia do Vasco

No Vasco desde os seis anos, Rayan é considerado a principal promessa do Vasco neste momento. No elenco principal desde 2023, o garoto tem multa rescisória de 80 milhões de euros (R$ 497 milhões, na cotação atual). Na atual temporada, ele dois gols e uma assistência em 22 jogos.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo