Brasil

Por que Alex Teixeira merece uma nova chance no Vasco e como ele pode ajudar

Depois de passagem apagada entre 2022 e 2023 e após seis meses sem atuar, Alex Teixeira volta ao Vasco no 'pacote Coutinho'

Sete meses depois de deixar o Vasco, Alex Teixeira está de volta ao clube. Cria de São Januário, o meia-atacante de 34 anos foi anunciado nesta segunda-feira (15) e chega no “pacote Philippe Coutinho“. Após uma passagem apagada entre 2022 e 2023, Teixeira vai ter a oportunidade de escrever uma nova história no Vasco.

Uma das principais revelações do Vasco neste século, Alex Teixeira estava sem clube desde a saída do próprio clube no fim de 2023. Fora dos planos do então técnico Ramón Díaz, o jogador não teve o seu contrato renovado.

Com propostas e sondagens que não o agradaram – de clubes da Série B, de menor expressão da Série A e do exterior, Alex Teixeira não atuou neste primeiro semestre 2024.

Agora, ele volta ao Vasco após ter o seu nome sugerido por Philippe Coutinho, outro cria de São Januário que também está voltando ao clube. Além de Teixeira, o volante Souza também retorna neste “pacote”. O meia-atacante assinou um contrato válido até o fim de 2025.

Alex Teixeira ajuda com o ‘DNA do Vasco'

Depois de uma passagem apagada e vindo de um semestre sem atuar, é difícil imaginar que Alex Teixeira possa, dentro de campo, contribuir muito mais do que fez no último ano e meio pelo Vasco. No entanto, a possibilidade de jogar em um time mais bem-arrumado pode ajudar. Além disso, o jogador pode agregar com a sua experiência e com o “DNA vascaíno”.

Desde quando assumiu o controle da SAF do Vasco, no meio de maio, o presidente Pedrinho tem buscado valorizar a identificação com o clube. Esse foi um dos motivos, por exemplo, que o fez escolher o ídolo Felipe para o cargo de diretor técnico.

Em uma entrevista recente, Pedrinho chegou a dizer que “só vai ficar no Vasco quem estiver a fim de representar a camisa do Vasco”. Nesse contexto, Alex Teixeira certamente se encaixa.

Nesse sentido, o Vasco deixou claro no anúncio de Alex Teixeira como o fato de ser formado no clube foi importante nesta contratação. Em um dos vídeos publicados nas redes do clube, o Cruz-Maltino ressaltou que a imagem deixado entre 2022 e 2023 não poderia ser a última pelo Vasco.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Boa relação com o elenco

Além do “DNA vascaíno”, Alex Teixeira tinha boa relação com o elenco do Vasco em 2023. E o meia-atacante era considerado um jogador bom de grupo. Mesmo muitas vezes ficando na reserva, o que poderia o abalar de alguma forma, Teixeira manteve uma boa postura.

Alex Teixeira também tinha boa relação com Dimitri Payet, um dos principais jogadores do time. Mesmo sem um inglês fluente, o meia-atacante ajudava o francês na comunicação com o elenco. Entre Ucrânia, China e Turquia, Teixeira ficou 12 anos fora do Brasil. Não à toa, quando Payet marcou o seu primeiro gol pelo Vasco, contra o Fortaleza, em São Januário, o francês correu para abraçar Alex Teixeira no banco de reservas.

Agora, além de Payet e dos jogadores que já estavam no Vasco em 2023, Alex Teixeira também terá a companhia de Coutinho e Souza para – quem sabe? – trilhar uma melhor história nesta nova passagem pelo Vasco.

Como foi a última passagem de Alex Teixeira no Vasco?

Alex Teixeira voltou ao clube no meio de 2022. O jogador foi recebido com muita festa em São Januário. No entanto, mesmo disputando a Série B, o meia-atacante não conseguiu corresponder como o esperado.

Ainda assim, Alex Teixeira teve o seu momento de glória naquela campanha de retorno à Série A. Em um duelo contra o Operário, fora de casa, na reta final da competição, o meia-atacante foi o responsável pelos dois gols que deram a vitória, de virada, por 3 a 2 para o Cruz-Maltino.

No começo de 2023, mais adaptado ao futebol brasileiro e aparentemente melhor fisicamente, Alex Teixeira teve um bom começo de temporada. Ele marcou três gols e deu três assistências no Campeonato Carioca.

Mas a sequência da temporada cobrou caro de Alex Teixeira. Ele não conseguiu manter o ritmo no Campeonato Brasileiro e perdeu espaço após a chegada de Ramón Díaz, no meio do ano. Com o técnico argentino, Teixeira disputou apenas oito jogos, sendo dois como titular. Ele terminou esta última passagem pelo Vasco com 50 jogos, seis gols e sete assistências.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo