Brasil

A ‘silenciosa’ renovação do Flamengo pode ganhar mais capítulos nesta semana

Quatro atletas campeões da Libertadores em 2022 já deixaram o clube, e o Flamengo pode confirmar mais saídas em janeiro

Poucos depositavam a sua fé na reformulação do elenco do Flamengo, junto há pelo menos duas temporadas, mas ela tem acontecido de maneira mais tranquila do que o imaginado pela torcida. Claro, algumas perdas foram mais significativas, como é o caso de Everton Ribeiro, mas, no fim das contas, foi um movimento aceito por boa parte da torcida. Nesse ponto, clube e torcedores estão em sintonia.

A “barca” por menor que seja, já está zarpando e, segundo apurou a Trivela, pode ganhar novos participantes ao longo desta semana. Se o Flamengo está um pouco lento no quesito contratações, as saídas aconteceram de maneira natural e, em sua totalidade, com gratidão da torcida. Apesar disso, ainda existem algumas falhas do Rubro-Negro em tal quesito, que serão discutidas ao longo da matéria.

Quem já deixou o Flamengo

Além de Everton Ribeiro, que não chegou a um acordo para renovar e assinou com o Bahia, o Flamengo perdeu outras três peças importantes em títulos recentes. Rodrigo Caio e Filipe Luís também não tiveram um denominador comum com o departamento de futebol e saíram pela porta da frente, com direito a festa de encerramento ao fim da temporada. O lateral se aposentou dos gramados, enquanto o defensor ainda procura um novo clube.

Filipe Luís e Rodrigo Caio não tiveram contrato renovado pelo Flamengo (Foto: Gilvan de Souza / CRF)

Santos é o membro mais recente dessa barca. Ele rescindiu o contrato válido até 2025 com o Flamengo para assinar com o Fortaleza, e o clube rubro-negro receberá R$ 4 milhões pela venda. O goleiro foi fundamental nas conquistas da Copa do Brasil e da LIbertadores em 2022, mas perdeu espaço na última temporada e chegou a ser a terceira opção, tanto com Sampaoli quanto com Tite. Novos ares podem fazer bem.

Vale destacar que o Flamengo também perdeu Pedrinho, filho do ex-jogador Beto, que teve poucas chances nos profissionais e, por isso, sua saída foi menos sentida. Ele vai jogar no futebol dos Estados Unidos na próxima temporada.

Quem também pode sair

Para a próxima semana, o Flamengo aguarda a resolução na negociação pelo volante Thiago Maia. No clube desde 2020, o jogador é outro que se destacou com Dorival Júnior, mas teve queda brusca de rendimento em 2023. O Internacional deve ser o destino do atleta, que já tem acordo com o Colorado e, agora, aguarda os trâmites entre clubes para se transferir à Porto Alegre.

É importante frisar que o Corinthians, após tentar a contratação de Gabigol, também buscou Thiago Maia, mas não conseguiu chegar nos valores esperados pelo Flamengo. O Timão, agora, fica de olho em Matheuzinho, embora o lateral-direito, outro nome que pode deixar o Ninho do Urubu, priorize propostas do mercado europeu.

Thiago Maia pode ser mais um a deixar o Flamengo nesta janela (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF/Sipa USA)

Existem exceções, mas as gerações vitoriosas estão diminuindo

Mesmo que tenha feito uma renovação coesa até aqui, o Flamengo poderia ter feito ainda melhor. O contrato de David Luiz, por exemplo, foi muito criticado pela torcida nas redes sociais, muito por conta da idade e do baixo rendimento do zagueiro em 2023. O departamento de futebol, por sua vez, entende que a liderança do ex-Chelsea e Benfica é fundamental para o vestiário da equipe.

Pensando nas duas conquistas recentes de Libertadores, o Flamengo está mexendo bastante nas equipes. A icônica geração de 2019 agora só conta com quatro atletas remanescentes, sendo eles Bruno Henrique, Gabigol, Gerson e De Arrascaeta. O Coringa, inclusive, foi vendido ao Olympique de Marselha em 2021 para retornar na temporada passada.

Ainda que tenha entrado em campo há pouco mais de um ano, o time campeão em 2022 também sofreu inúmeras mudanças. As saídas de Santos, Filipe Luís e Everton Ribeiro são sentidas, além da possível transferência de Thiago Maia. Rodinei e João Gomes, enquanto isso, já haviam deixado o Flamengo no início de 2023, rumo a Europa.

Escalação do Flamengo em 2019*: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Arão, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.

Escalação do Flamengo em 2022*: Santos, Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Pedro e Gabigol. 

*Em negrito, os que permanecem no clube

Ciclos terminam, isso é fato, mas uma geração tão vitoriosa não deve ser esquecida tão fácil pela torcida do Flamengo.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo