Brasil

Com mais altos do que baixos, Santos deixa o Flamengo em movimento bom para todas as partes

Fortaleza e Flamengo costuram últimos detalhes em negociação e Leão do Pici fica perto de anunciar Santos

Como de praxe, o Flamengo é um dos clubes mais ativos na janela de transferências. Apesar de ter anunciado apenas um nome (Nicolás de la Cruz) para 2024 até o momento, o Rubro-Negro desenha saídas em seu elenco. O goleiro Santos, por exemplo, é um dos nomes que tem boas chances de deixar o Mais Querido. As conversas entre o clube carioca e o Fortaleza evoluíram nos últimos dias e o Tricolor do Pici encaminhou a contratação do arqueiro. A informação foi divulgada primeiramente pelo “Diário do Nordeste” e confirmada pela reportagem da Trivela.

Escanteado no elenco em 2023, Santos não faz parte dos planos do Flamengo para a atual temporada. No entanto, pelo fato de ter investido R$ 15 milhões na contratação do goleiro em 2022, o Rubro-Negro deixou claro ao Fortaleza que só aceitaria negociar o atleta em uma transferência definitiva. O clube cearense aceitou a ‘exigência' da diretoria carioca e vai comprar o arqueiro, que assinará contrato de três anos com o atual vice-campeão da Copa Sul-Americana.

A trajetória de Santos no Flamengo

Santos viveu de tudo no Flamengo, desde as glórias até o ostracismo. O goleiro chegou ao Mais Querido em 2022, com o objetivo de preencher a lacuna deixada por Diego Alves. Após quase cinco anos no clube carioca, o ex-Valencia não renovou seu contrato e obrigou os cartolas flamenguistas a procurarem um substituto no mercado. A vitoriosa passagem de Santos no Athletico-PR o credenciaram para tal posto e ele soube corresponder a altura das expectativas.

Foram 63 jogos pela equipe rubro-negra. Titular absoluto com Dorival Júnior, entrou para a história do Flamengo graças as grandes atuações nos títulos da Copa do Brasil e da Libertadores em 2022. Naquele ano, inclusive, Santos terminou a temporada como um dos jogadores na pré-lista de Tite para a Copa do Mundo do Catar. Em alta, o goleiro não imaginava o que estava por vir.

Em 2023, tudo ruiu para Santos no Flamengo. O arqueiro caiu de produção e pagou o preço por isso. Vítor Pereira até tentou mantê-lo no time, mas as atuações irregulares do atleta de 33 anos somadas a ascensão do jovem Matheus Cunha, culminaram em sua saída da equipe titular. Com Jorge Sampaoli no comando, o ex-Athletico perdeu ainda mais espaço. Ele terminou a temporada apenas como a terceira opção do gol rubro-negro, atrás de Augustín Rossi (titular de Tite) e do próprio Matheus Cunha.

Para se ter ideia do quanto a vida de Santos no Flamengo mudou da água para o vinho, o goleiro não entra em campo desde o dia 21 de maio de 2023, quando o Rubro-Negro venceu o Corinthians por 1 a 0, no Maracanã.

Santos foi um dos grandes personagens do Flamengo na conquista da Libertadores de 2022 (Foto: Icon Sport)

Números de Santos pelo Flamengo

  • 63 jogos (62 como titular)
  • 64 gols sofridos (média de 1,01 por partida)
  • 2 títulos (Copa do Brasil e Libertadores)

Negócio bom para todas as partes

Sem espaço no Flamengo, Santos faz um movimento corajoso, porém necessário em sua carreira. Aos 33 anos, o goleiro vai para um clube que, se por um lado não briga pelos principais títulos da temporada, é exemplo de gestão e está em plena ascensão no cenário brasileiro e sul-americano. Em 2024, o Fortaleza lutará pelo hexacampeonato cearense e pela inédita conquista da Copa Sul-Americana, que escapou por pouco no ano passado. Santos deve disputar posição com João Ricardo, destaque do time tricolor na temporada 2023.

Enquanto o Leão do Pici recebe um goleiro acima da média e já experimentado no futebol brasileiro, o Flamengo alivia sua folha salarial e recupera parte do investimento feito no jogador em 2022. Ainda não foram divulgados os valores da negociação, mas a tendência é que o clube cearense pague uma quantia bem inferior aos R$ 15 milhões que os cariocas depositaram na conta do Athletico-PR há duas temporadas.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo