Brasil

10 jogadores que podem reforçar seu time na próxima janela de transferências

De goleiro respeitado mundialmente a atacante em baixa: confira a lista montada pela Trivela

Faltam 19 dias para a abertura da janela de transferências do meio do ano. De 10 de julho a 2 de setembro, clubes brasileiros poderão se reforçar. Dito isso, a Trivela montou uma lista com 10 jogadores livres no mercado ou em fim de contrato, que podem pintar no seu time nos próximos meses.

Alexandre Pato

Início promissor pelo Internacional e peça essencial do Milan de 2007 a 2012. Alexandre Pato viveu um excelente começo de carreira, mas foi caindo vertiginosamente de produção com o passar dos anos. O atacante, que também defendeu Corinthians, São Paulo, Chelsea, Villarreal e Orlando City, está sem clube desde o fim da temporada 2023, quando deixou o Tricolor Paulista.

Pato em sua última passagem pelo São Paulo – Foto: (IconSport)

Alex Sandro

Um dos nomes mais pesados desta lista. Revelado pelo Athletico-PR, Alex Sandro atua na Europa desde 2011. Após boas temporadas pelo Porto, o lateral-esquerdo se transferiu para Juventus em 2015, onde permanece desde então. Tetracampeão da Série A com a camisa da Velha Senhora, o camisa 12 goza de prestígio no clube, mas deixará a equipe bianconeri ao fim do seu contrato, em 30 de junho.

Um retorno ao futebol brasileiro parece o caminho mais provável para Alex Sandro no momento. Atenta ao mercado, a diretoria do São Paulo já sondou o estafe do lateral e cogita fazer uma proposta nas próximas semanas.

Oscar

Namoro antigo do Flamengo, Oscar defende o Shangai Port, da China, desde 2017. O meia acumula passagens vitoriosas por Internacional e Chelsea, e ostenta excelentes números na Superliga Chinesa. Em toda janela de transferências, seu retorno ao futebol brasileiro é especulado. O Rubro-Negro Carioca, como citado, o mantém na mira, mas terá que ser convincente nas tratativas. Afinal, Oscar tem contrato até novembro deste ano, e o Shangai não parece disposto a liberá-lo antes disso.

Bruno Peres

Bruno Peres já passou por 11 clubes ao longo de sua carreira. O lateral-direito se destacou pelo Santos, porém, foi na Roma onde viveu seu auge. Em agosto de 2023, o Athletico-PR anunciou a contratação de Bruno, que durou pouco mais de três meses no Furacão. A diretoria rubro-negra decidiu não renovar o contrato, e o jogador está sem clube desde a virada do ano.

Diego Alves

Após deixar o Flamengo no final de 2022, a carreira de Diego Alves nunca mais foi a mesma. Campeão de tudo e ídolo do Rubro-Negro, o experiente goleiro chegou a acertar com o Celta de Vigo, mas sequer entrou em campo pelo time espanhol. O motivo? Sucessivos problemas físicos. Recuperado de grave lesão no joelho, o arqueiro, que não atua desde o dia 11 de dezembro de 2022, busca um novo clube.

No currículo, além dos diversos títulos pelo Flamengo, Diego Alves ostenta o ‘status’ de exímio pegador de pênaltis. Nomes como Lionel Messi e Cristiano Ronaldo já foram parados pelo goleiro na marca da cal.

Romarinho e Marcelo Grohe

Na última segunda-feira (20), o Al-Ittihad anunciou as saídas de Romarinho e Marcelo Grohe ao fim da temporada. Xodó da torcida do Corinthians, o atacante defende o clube saudita há quase seis anos e foi titular da equipe em 2023/24. Ao todo, disputou 226 jogos, marcou 105 gols, anotou 29 assistências e conquistou dois títulos pelo clube.

Romarinho trocou ‘flertes’ com o Timão em diversos momentos, mas a verdade é que o retorno do jogador ao Parque São Jorge nunca ficou perto de acontecer. E tal cenário não mudou. Mesmo livre no mercado, o atacante não faz parte dos planos da alta cúpula corintiana.

Marcelo Grohe, por sua vez, deixará o Al-Ittihad depois de cinco temporadas. O goleiro não atua desde fevereiro, quando foi excluído da lista de relacionados para o Campeonato Saudita. A decisão se deu em virtude do limite de estrangeiros — oito por equipe. O clube, no momento, tem 10 no elenco. Campeão da Libertadores com o Grêmio, o arqueiro de 37 anos é bem avaliado no mercado brasileiro.

Romarinho e Grohe deixam Al-Ittihad como ídolos e prometem agitar mercado brasileiro
Marcelo Grohe e Romarinho deixam Al-Ittihad (Fotos: 1 Reprodução/Instagram e 2 Icon Sport)

Danilo Avelar

Danilo Avelar está sem clube após não renovar o contrato com o América-MG, que se encerrou no final de 2023. O zagueiro/lateral-esquerdo viveu bons momentos durante a passagem pelo Coelho, e também quando esteve no Corinthians. Antes de chegar ao Timão, Danilo jogou quase uma década na Europa, passando por times de quatro países diferentes — Alemanha, Itália, França e Ucrânia. Aos 34 anos, o jogador realiza treinos diariamente e aguarda uma nova oportunidade.

Henrique

Cria das categorias de base do Vasco, Henrique se transferiu para o Lyon em maio de 2021. Escanteado no elenco, o lateral-esquerdo disputou apenas 13 partidas pelo clube francês na atual temporada. Em três anos, Henrique não conseguiu engatar boa sequência na equipe e, por isso, não deve ter seu contrato renovado. O vínculo do jogador com o time de John Textor vai até o dia 30 de junho.

Helton Leite

Mais uma opção para o gol. Após viver altos e baixos no futebol português, onde defendeu Benfica e Boavista, Helton Leite reencontrou o bom futebol e a regularidade na Turquia. O goleiro defende o Antalyaspor, e em entrevista recente disse que pretende seguir no velho continente. Com contrato até o final de junho, o ex-Botafogo ainda não foi procurado para renovação.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo