Steven Gerrard está na corda bamba do Al-Ettifaq, mas sobrevive à rígida Arábia Saudita por sua história
Ídolo do Liverpool como jogador, Steven Gerrard não vive o mesmo prestígio como técnico do Al-Ettifaq - e Arábia Saudita está se cansando

Marcado na história do futebol inglês por tudo o que fez – e conquistou – pelo Liverpool, Steven Gerrard ainda não engrenou na sua carreira como treinador. Após o fracasso no Aston Villa, o ídolo dos Reds fez uma mudança brusca ao aceitar o convite do poderoso mercado da Arábia Saudita para assumir o Al-Ettifaq. Após um início promissor, o ex-volante agora está na corda bamba.
Isso porque, das últimas nove partidas da temporada, sendo oito da Saudi Pro League, e uma da Copa do Rei Saudita, Gerrard não conseguiu nenhuma vitória. Foram cinco empates e quatro derrotas. Por conta disso, o Al-Ettifaq, que prometia brigar pela parte de cima da tabela, agora ocupa a singela 8ª posição do campeonato com 25 pontos, nove a menos que o menos badalado Al-Taawoun, 4º colocado.
Se não fosse o status que o inglês construiu no futebol nos tempos de atleta, muito provavelmente ele já teria sido demitido pelo clube saudita. Segundo o jornal britânico The Guardian, o treinador ainda conta com a paciência do Al-Ettifaq por conta de sua fama, até porque Steven Gerrard atrai atenções onde quer que ele esteja – e isso é tudo o que o país deseja através do esporte.
Mesmo assim, o ex-capitão do Liverpool não pode abusar da sorte na volta do Campeonato Saudita, em meados de fevereiro. Se Gerrard não der uma rápida resposta (entenda-se resultados), o Al-Ettifaq não pensará duas vezes em trocar o comando do time. Situação complicada do técnico, mas que é justificável quando o cenário é analisado como um todo.
It's now two months without a win for Steven Gerrard's Al Ettifaq.? pic.twitter.com/TJamWt8l2T
— Winning-Goal (@WinningG0al) January 1, 2024
O que acontece com Steven Gerrard no Al-Ettifaq?
Nos primeiros sete jogos do Saudita, o Al-Ettifaq surpreendeu todo mundo ao conquistar cinco vitórias, incluindo uma sobre o estrelado Al-Nassr, de Cristiano Ronaldo e companhia. Um início de campeonato impressionante para um time que não faz parte do grupo que recebe investimentos do governo do país. Contudo, uma reviravolta atrapalhou Steven Gerrard.
O que ajuda a explicar a derrocada do técnico inglês na Arábia Saudita foi a lesão de Moussa Dembélé, artilheiro do time no campeonato com sete gols em 12 partidas. O atacante francês ficou quase dois meses afastado dos gramados, o que coincidiu com o período sem vitórias do Al-Ettifaq. Entretanto, ele retornou no iníico de dezembro, mas não conseguiu balançar mais as redes.
A seca de seu grande goleador foi um baque para a equipe de Gerrard, que tem o sexto pior ataque da Saudi Pro League (22 gols). Nomes como Henderson, Wijnaldum e Quaison também não têm ajudado como esperado lá na frente. Para salvar seu emprego no Al-Ettifaq, o técnico inglês tomou uma decisão ousada ao cobrar reforços publicamente, o que não é comum no país.
Resta saber se os sauditas vão atender os pedidos de Steven Gerrard no mercado e realizar contratações de peso em janeiro. Fato é que a paciência do Al-Ettifaq com o treinador está se esgotando. Se as coisas não mudarem quanto antes, nem mesmo o prestígio do ídolo dos Reds vai ser suficiente para mantê-lo no cargo por muito mais tempo. Um fracasso na Arábia Saudita também significaria outro deslize em sua carreira na área técnica.
01/01/01.
O dia que Gerrard fez o primeiro golaço do MILÊNIO jogando em um pasto
pic.twitter.com/UZZfFssYcK— Sala12 (@OficialSala12) January 1, 2024