A Micronésia quer voltar a jogar futebol após nove anos, e lançou belas camisas para arrecadar fundos
Em busca de arrecadar dinheiro para voltar a jogar depois de um hiato, a Micronésia lançou belas camisas para ajudar nessa ação
![A Micronésia quer voltar a jogar futebol após nove anos, e lançou belas camisas para arrecadar fundos](https://trivela.com.br/app/uploads/2024/01/camisas-micronesia-780x470.png)
Imagina ser um arquipélago entre a Ásia e a Oceania, com mais de 2900 km de extensão e uma baixa (e muito cara) frota de voos, mas mesmo assim sonhar em se tornar uma seleção oficial de futebol pela FIFA e disputar partidas. Essa é a história da Micronésia, que lançou sua coleção de camisas para voltar a jogar – mesmo que não oficialmente – após quase 10 anos. A Trivela te conta essa história.
A última vez que a Micronésia foi representada em um campo de futebol ela virou notícia em todo o mundo. Em 2015, a equipe Sub-23 da nação insular disputou os Jogos do Pacífico, que vale vaga para os jogos Olímpicos. No entanto, não houve nem possibilidade de sonhar com uma vaga, ou sequer com uma vitória, menos ainda com um gol. Os micronésios sofreram simplesmente 114 gols em três jogos: Taiti 30 a 0, Fiji 38 a 0 e Vanuatu 46 a 0.
Desde então, a Micronésia não disputou mais partidas. Mas há um projeto para mudar essa história em 2024. O arquipélago tem quatro ilhas principais, que formam os Estados Federados da Micronésia, são elas: Chuuk, Kosrae, Yap e Pohnpei. No entanto, a viagem de uma ilha para a outra não é fácil e muito menos barata, o que dificulta muito a prática de qualquer esportes coletivo. Mas há pessoas que tentam levar de volta o futebol a nação insular, e esse sonho começou em 2023.
No ano passado, as quatro principais ilhas da Micronésia se juntaram para criar um torneio de futebol em Pohnpei, onde está a capital. No entanto, por conta da difícil locomoção, eles optaram por disputarem futsal, que necessita de menos pessoas. A competição aconteceu e, dentro da sua realidade, foi um sucesso. Para ajudar a financiar as viagens e os equipamentos, as ilhas e seus clubes decidiram comercializar suas camisas em todo o mundo. A expectativa era vender 100, mas eles venderam mais de 800, como confirmou o ex-técnico da seleção nacional de Pohnpei, Paul Watson, ao Mirror.
Seguindo essa mesma ideia das camisas, a seleção da Micronésia pretende vender seus novos uniformes para arrecadar fundos e voltar a atuar ainda em 2024, como também explicou Watson em suas redes sociais. São três camisas, que estão à venda para o mundo todo por 36 euros (R$ 192).
?? Want a shirt for five-a-side that nobody else will have? The Federated States of Micronesia's national shirts are available for pre-order from @StingzProwear and 100% of profit goes to helping the team play a game in 2024. https://t.co/HT4oUnqnZB pic.twitter.com/0LPL4W89Au
— Paul Watson (@paul_c_watson) January 6, 2024
A principal tem as cores azul claro e branco, com detalhes que lembram as ondas do mar. A segunda é na cor azul escuro, com detalhes que lembram os da bandeira da Micronésia, além de contar com quatro estrelas posicionadas no mesmo lugar das ilhas. A terceira, que é tanto de jogo quanto de goleiro, foi feita em tom laranja com detalhes de plantas.
Não há certeza se a nova ação vai dar certo, mas é fato que a Micronésia está mais perto de voltar a jogar do que nunca. Depois de conseguir esse feito, a nação insular deseja ser reconhecida pela FIFA e, quem sabe disputar as eliminatórias para uma Copa do Mundo, mas isso é história para o futuro. Quem também luta para jogar é a Ilhas Marshall, também da Oceania, e trazem ainda uma causa ainda mais forte.