Ásia/Oceania

Iniesta é acusado de cometer crime no Japão

Ex-craque do Barcelona deve pagar uma multa de 3,5 milhões de euros às autoridades tributárias do país

Andrés Iniesta é acusado do crime de sonegação fiscal no Japão e pode pagar uma multa na casa dos 3,5 milhões de euros (quase 20 milhões de reais) para as autoridades tributárias do país. Segundo publicação feita pelo portal A Bola, o ex-jogador da seleção da Espanha não teria declarado cerca de 5,2 milhões de euros (R$ 28 milhões de reais), relacionados à sua transferência para o Vissel Kobe, clube que defendeu logo após sair do Barcelona.

Conforme divulgado pela TV japonesa NHK, o problema fiscal de Iniesta se deu por conta do contrato assinado pelo jogador em 2018, que categorizava o espanhol como não-residente do país. Com isso, os encargos e tributações sobre o pagamento de seus salários seriam menores do que de um residente declarado.

Menos de um ano após sua chegada, o espanhol renovou o seu contrato com o Vissel Kobe trazendo sua família para morar no país, o tornando residente fiscal no país segundo as autoridades, mas os impostos cobrados faziam referência ao contrato anterior.

Jordan Henderson, atualmente no Ajax, passou por situação parecida ao sair do Al-Ettifaq da Arábia Saudita. Para evitar a cobrança de 47% dos vencimentos caso voltasse para a Inglaterra, o jogador foi obrigado a passar ao menos mais uma temporada fora do Reino Unido. Como não cumpriu dois anos de contrato junto ao time árabe, acabou taxado em 20% no valor de seus ordenados antes de sua saída ao time holandês.

Por que Iniesta está sendo acusado de sonegação fiscal?

  • Como trouxe sua família para morar no Japão um ano após chegar ao Vissel Kobe, as autoridades passaram a considerar Iniesta como residente fiscal no país;
  • Portanto, os encargos e tributações sobre seus salários seriam maiores do que um não residente. Contudo, seu regime contratual permaneceu sem alteração;
  • As autoridades fiscais do Japão alegam que o espanhol não declarou cerca de 5,2 milhões de euros e cobram do jogador o pagamento de multa no valor de 3,5 milhões de euros;
  • A agência fiscal do Japão investiga outros jogadores além de Iniesta. Kim Jin-hyeon, do Gamba Osaka e o brasileiro Patric, ex-Vasco e atualmente no Nagoya Grampus também são acusados de sonegação fiscal.

Quanto tempo Iniesta jogou pelo Vissel Kobe?

Atualmente no Emirates Club dos Emirados Árabes, Iniesta vestiu a camisa do Vissel Kobe durante cinco anos, entre 2018 e 2023. Disputou 123 partidas pelo time japonês, marcando 26 gols e 25 assistências, conquistando a Copa do Japão em 2019, a Supercopa em 2020 e o Campeonato Japonês em 2023.

Quanto o Escritório Fiscal de Osaka cobra de Iniesta?

Com jurisdição em Kobe, cidade na qual Iniesta residiu durante seu período atuando no futebol japonês, o Escritório Fiscal de Osaka, responsável pela cobrança da inadimplência fiscal do jogador, alega a não declaração de 5,2 milhões de euros em encargos sobre sua estadia no país e cobra uma multa de 3,5 milhões de euros do jogador.

Quais jogadores são investigados por sonegação fiscal no Japão?

Além de Iniesta, Kim Jin-hyeon de 36 anos, goleiro do Gamba Osaka e Patric do Nagoya Grampus estão sob investigação do Escritório Fiscal de Osaka. Segundo alega a autoridade fiscal, o sul-coreano não teria declarado cerca de 4,2 milhões de euros e o brasileiro cerca de 3,6 milhões.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo