Copa do Rei Saudita: Al-Ahli de Firmino é o primeiro eliminado dos quatro grandes
O Al-Ahli foi derrotado pelo Abha e caiu nas oitavas de final da Copa do Rei Saudita; Al-Hilal, Al-Ittihad e Al-Nassr avançam
A primeira zebra da Copa do Rei Saudita aconteceu nesta terça-feira (31). Maior campeão do torneio com 13 títulos, o Al-Ahli perdeu por 2 a 1 para o modesto Abha, atual 15º colocado no Campeonato Saudita, e foi eliminado nas oitavas de final em pleno Estádio Prince Abdullah Al-Faisal. O time alviverde utilizou o que tinha de melhor em campo, com Riyad Mahrez, Roberto Firmino, Saint-Maximin, Franck Kessié, Gabri Veiga, Ibañez e Edouard Mendy entre os titulares, mas não foi capaz de impedir a queda precoce mesmo tendo um homem a mais por quase 40 minutos.
O Abha abriu o placar nos acréscimos do primeiro tempo, com Ahmed Abdu aproveitando o desvio de Toko-Ekambi (aquele mesmo, que defendeu Camarões na Copa do Mundo de 2022 e teve boas passagens por Villarreal e Lyon) após cobrança de escanteio fechada pela direita e cabeceando firme no canto direito de Mendy. O Al-Ahli, no entanto, empatou logo depois em pênalti cobrado por Mahrez.
Na segunda etapa, parecia que o time de Jidá confirmaria o favoritismo com a expulsão do volante Al-Sudani aos oito minutos, mas o Abha foi valente e conseguiu a classificação no tempo normal. Aos 22, o zagueiro Hindi errou ao tentar recuar para Mendy de cabeça após lançamento longo e serviu Toko-Ekambi, que cortou Ibañez já dentro da área e finalizou de pé esquerdo para colocar os visitantes na frente mais uma vez.
هذا مكاني والمكانة باقية 🎶 pic.twitter.com/H0Wn9bjeKC
— نادي أبها السعودي (@abhaFC) October 31, 2023
Toko-Ekambi ainda balançou as redes novamente minutos depois, mas o gol foi anulado por uma falta na origem do lance. O tento invalidado não fez diferença, assim como a expulsão de Kamano nos acréscimos, e o Abha segurou o placar de 2 a 1 até o fim e ficou com a classificação. Já o Al-Ahli foi a primeira das quatro equipes adquiridas pelo Fundo de Investimento Público do país a ser eliminada da atual Copa do Rei Saudita.
Al-Hilal e Al-Ittihad avançam sem sustos
As outras três forças do futebol saudita avançaram para as quartas de final do torneio. Na segunda-feira (30), o Al-Hilal derrotou o Al-Hazem por 3 a 0 no Estádio Internacional Rei Fahd e garantiu sua classificação. Líder da Liga Saudita, o clube de Riad não encontrou problemas diante do atual penúltimo colocado, mas só foi marcar os três gols no segundo tempo.
Rúben Neves abriu o placar em cobrança de pênalti sofrido por Malcom, aos sete minutos da segunda etapa. O segundo gol também teve a contribuição de outro brasileiro: Michael recebeu na entrada da área e, quando todos imaginavam uma finalização, tocou por cobertura para encontrar Aleksandar Mitrović dentro da área. O atacante sérvio chutou de primeira com o pé direito para vencer o goleiro Dahmen, já aos 33 minutos.
Aos 37, novo pênalti para o Al-Hilal, também sofrido por Malcom. Dessa vez, Mitrović foi o encarregado da cobrança, batendo forte e rasteiro no canto direito do goleiro para dar números finais ao jogo.
MITRO’s PK goal with fans cheering 📣
SOUND ON 🔉#AlHilal 💙 pic.twitter.com/hQxfhXXuG8
— AlHilal Saudi Club (@Alhilal_EN) October 30, 2023
Quem também triunfou por 3 a 0 para se garantir nas quartas de final da Copa do Rei Saudita foi o Al-Ittihad. A equipe aurinegra derrotou o Al-Fayha fora de casa nesta terça-feira, com dois gols de Abderrazak Hamdallah e um de Karim Benzema.
Hamdallah abriu o placar aos quatro minutos após receber grande enfiada de bola do brasileiro Romarinho, ficar na frente do gol e dar um sútil toque de cavadinha para superar o goleiro adversário. O marroquino também foi o autor do segundo tento, que só apareceu na reta final da partida. Depois de tentar um passe para Benzema, o camisa 99 foi mais rápido que a defesa mandante, ficou com a sobra dentro da área e chutou rasteiro quase da marca do pênalti para ampliar.
Nos acréscimos, ainda deu tempo de Karim Benzema deixar sua marca. O craque francês recebeu na entrada da área, passou por dois marcadores ao conduzir para direita e mandou uma bomba no ângulo esquerdo do goleiro para decretar o 3 a 0.
Congratulations tigers 👏💛🖤 pic.twitter.com/I876DVzjAC
— Ittihad Club (@ittihad_en) October 31, 2023
Talisca é expulso, mas Mané salva o Al-Nassr na prorrogação
Por fim, o Al-Nassr também se classificou para as quartas de final da Copa do Rei Saudita nesta terça-feira. Ao contrário de Al-Hilal e Al-Ittihad, no entanto, o time de Cristiano Ronaldo sofreu para vencer o Al-Ettifaq, treinado por Steven Gerrard, por 1 a 0 no Estádio Universidade Rei Saud. A partida foi marcada pela atuação do árbitro chileno Piero Maza, que não agradou nenhum dos clubes.
Nos acréscimos do primeiro tempo, o brasileiro Anderson Talisca recebeu cartão vermelho direto por ter acertado o rosto de um jogador adversário no meio-campo em lance sem bola. Minutos antes, ele teve um gol anulado por impedimento de Cristiano Ronaldo, que participou da jogada segundo a arbitragem. Ambas as decisões foram tomadas após chamada do VAR.
No fim da segunda etapa, foi a vez do Al-Ettifaq ter um jogador expulso. Ali Hazazi também recebeu o vermelho direto, mas por parar um contra-ataque com falta antes do meio-campo. A decisão da arbitragem revoltou os jogadores visitantes, especialmente o capitão Jordan Henderson, que chegou a se desentender com o luso-brasileiro Otávio.
Com 10 de um lado e 10 do outro, o Al-Nassr conseguiu buscar a vitória na prorrogação. Após cruzamento rasteiro da esquerda e duas furadas de defensores do Al-Ettifaq, Sadio Mané apareceu sozinho na pequena área e completou de pé esquerdo para a rede do goleiro Paulo Victor (sim, aquele passou por Flamengo e Grêmio). A comemoração foi efusiva e com muita provocação, fechando o jogo repleto de confusão do jeito que tinha que ser.
A goal that speaks for itself 🗣️pic.twitter.com/6lFx3EgPBN
— AlNassr FC (@AlNassrFC_EN) October 31, 2023