Quem é o garoto com nome de craque argentino que salvou noite ruim do Grêmio
Garoto de 18 anos fez o Tricolor vencer na Sul-Americana, mas resultado insuficiente para o time avançar direto às oitavas

Mesmo com um a mais desde os 38 do primeiro tempo, o Grêmio sofreu para furar a defesa do Sportivo Luqueño nesta quinta-feira (29). O goleiro adversário brilhava, parou até pênalti, e parecia que não era dia do time da casa na arena gremista pela sexta rodada do grupo D da Copa Sul-Americana. Até o público, por conta da onda de frio, foi triste: pouco mais de 5 mil. Então, a solução para salvar o dia veio da base do Imortal.
Riquelme Freitas, de 18 anos, entrou na partida aos 17 da etapa final, fazendo apenas sua segunda partida no profissional — a estreia no time principal aconteceu em abril do ano passado. Foi o meia, característico camisa 10 na base, quem apareceu para completar bonito o cruzamento de Pavón 12 minutos após entrar em campo.
A história de herói do garoto fica ainda mais incrível porque ele não estava relacionado para a partida até hoje. Como Amuzu e Luan Cândido passaram mal, o jovem precisou ser relacionado horas antes do jogo.
— Muito feliz. Estava na base ontem. De última hora estar aqui. É uma noite especial. Só tenho que agradecer ao Mano [Menezes] e à comissão técnica por confiar. Minha família abriu a mão de tudo. Meu pai tinha o sonho de ser jogador e hoje eu tô aqui, fazendo isso por ele — disse à transmissão da “ESPN”.
🥹 A emoção de quem faz um gol no profissional pela primeira vez!
— CONMEBOL Sudamericana (@SudamericanaBR) May 30, 2025
🇪🇪 A vitória do @Gremio contra o @SpLuquenOficial sempre será inesquecível para o Riquelme! #GloriaEterna 🏆⚽️ pic.twitter.com/JoDUupHoCB
O meia, nascido em 2006, em São Paulo, fez praticamente toda a formação no Tricolor Gaúcho e chamou atenção por suas atuações nas edições de 2024 e 2025 na Copinha. Inclusive, ele quase foi cedido por empréstimo ao Belenenses no fim do ano passado, segundo informações do jornalista Kaliel Dorneles. Antes, em novembro, o clube brasileiro renovou o contrato da joia, assinando vínculo até o fim de 2026, com a possibilidade de renovar por mais um ano.
O gol do jogador com nome do craque argentino Juan Román Riquelme deu ao menos uma vitória, mas que foi insuficiente para o time, segundo colocado no grupo com o mesmo número de pontos (12) do líder.
Vaiado pela torcida ao ficar na igualdade com o décimo colocado do Campeonato Chileno, o Grêmio vai aos playoffs da Sula mesmo com o empate do Godoy Cruz com o Atlético Grau porque faltou um gol para tirar o saldo dos argentinos. A equipe de Mano enfrentará o Alianza Lima.
Goleiro do Luqueño para o Grêmio no primeiro tempo
A atuação de Francisco Mongelos, o terceiro goleiro do Luqueño (os dois primeiros estão lesionados), definitivamente marcou a primeira parte do jogo com vários milagres. O primeiro logo em um pênalti: Arezo cobrou rasteiro e cruzado, e ele foi buscar. Na sequência, ele parou uma cabeçada de Nathan.
Já nos acréscimos, com um a mais após a expulsão de Vera, o goleiro paraguaio espalmou uma bomba de Lucas Esteves e, quase seguido, pegou cabeçada de Gustavo Martins. O zagueiro improvisado de lateral, inclusive, até conseguiu superar o arqueiro na noite. Em escanteio na primeira trave aos 26, ele antecipou a saída de Mongelos com uma cabeçada, mas errou de força inacreditável o gol, mandando para fora.
Aravena ainda pegou mal de primeira um bom cruzamento para trás de Nathan, enquanto Pavón quase forçou um gol contra com um passe para o meio da área. O Sportivo Luqueño, praticamente, só veio para se defender.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Riquelme finalmente supera Mongelos, mas falta um gol para Imortal
A volta do intervalo veio, novamente, com brilho do arqueiro paraguaio, parando de forma incrível uma boa cabeçada de André Henrique. Depois, Lucas Esteves quase completou às redes um bom cruzamento rasteiro de Cristaldo rumo à segunda trave, mas a marcação bloqueou.
O gol de Riquelme vem antes de meia hora, e o Tricolor chegou perto de marcar mais duas vezes com Cristian Oliveira, só que faltou, de novo, pontaria