Corinthians segura o Newell’s, mantém marca e avança na Sul-Americana
Time alternativo do Corinthians manteve boa fase da equipe e garantiu classificação na Argentina
Não foi com um grande futebol, mas o Corinthians está classificado para as quartas de final da Copa Sul-Americana. Depois de vencer por 2 a 1 o jogo de ida na Neo Química Arena, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo segurou o empate em 0 a 0 com o Newell's Old Boys (ARG) na noite desta terça-feira (8), no estádio Marcelo Bielsa, em Rosário, e garantiu vaga na próxima fase do torneio internacional.
Mesmo com uma equipe alternativa, mesclando alguns dos titulares com garotos das categorias de base, o Corinthians suportou a pressão argentina. Pouco efetivo no ataque, o Alvinegro teve um bom desempenho defensivo, especialmente no segundo tempo. No fim, a vantagem adquirida no confronto de ida falou mais alto que o futebol pouco vistoso e foi suficiente para assegurar a classificação.
Com o resultado, o clube paulista chega ao décimo jogo consecutivo sem perder. Desde o último revés, no início de julho para o América-MG, o Corinthians acumulou sete vitórias e três derrotas.
Newell's pressiona, mas Corinthians se segura
Precisando reverter a derrota sofrida por 2 a 1 na Neo Química Arena, o Newell's Old Boys tentou ditar o ritmo do jogo desde o início. O Corinthians, por sua vez, se fechou para segurar a vantagem, apostando e abusando de lançamentos longos em contra-ataques rápidos com Adson e Wesley.
Sendo assim, os donos da casa tiveram as melhores oportunidades do primeiro tempo. Só nos sete minutos iniciais, foram três boas chegadas. Cristian Ferreira tirou tinta da trave em chute perigoso de fora da área, enquanto Cássio defendeu com segurança as cabeçadas de Iván Gómez e Balzi.
O Corinthians até respondeu aos 12 minutos, com uma forte finalização de Ruan Oliveira da intermediária que exigiu boa intervenção de Hoyos, que espalmou para escanteio. Mesmo assim, não foi o suficiente para acabar com a pressão argentina. Cássio precisou fazer ao menos quatro defesas importantes antes do intervalo, sendo as duas de maior destaque em chutes fortes de Martino, um deles dentro da área.
No segundo tempo, o Corinthians melhorou. Apesar de seguir ameaçando pouco a meta de Hoyos, o Alvinegro foi mais efetivo defensivamente, cedendo menos oportunidades ao Newell's Old Boys. Mesmo assim, a classificação veio com sofrimento até o final.
A primeira boa chegada da segunda etapa foi de Recalde, que ficou com a sobra de um cruzamento desviado e cabeceou firme, mas nas mãos de Cássio. Já as duas seguintes foram do Corinthians, ambas com Yuri Alberto. Aos 13, o centroavante desviou para fora depois de levantamento na área em cobrança de falta de Matheus Bidu. Depois, aos 26, o camisa 9 levou muito perigo ao invadir a área pela direita e bater cruzado, mas para fora.
Na reta final da partida, o Newell's voltou a ter boas chances, mas Fábio Santos salvou o Corinthians duas vezes. Primeiro, impediu um gol certo ao desviar chute de Gómez com uma acrobacia, em lance que a bola já tinha passado por Cássio. Depois, o lateral impediu o zagueiro Ortiz de completar cobrança de escanteio fechada que passou por todo mundo na pequena área. Assim, o 0 a 0 persistiu até o apito final, e o clube brasileiro ficou com a classificação
Crime nas arquibancadas
Infelizmente, a classificação do Corinthians também fica marcada por mais um caso de racismo nas arquibancadas. Torcedores do Newell’s Old Boys foram flagrados cometendo atos racistas antes da bola rolar e durante o intervalo.
Em vídeo que viralizou nas redes sociais, um homem é visto balançando os braços perto do corpo, gesto comumente usado para imitar um macaco. Também é possível escutar alguém gritando “mono”, que significa “macaco” em espanhol.
LAMENTÁVEL!
📹AGÊNCIA IDC#Corinthians pic.twitter.com/NjjQgnoBnj
— Identidade Corinthiana (@IDCorinthiana) August 9, 2023
O início do segundo tempo chegou a ser atrasado por uma confusão entre torcedores dos dois times e policiais. O goleiro Cássio chegou a ir reclamar com a arbitragem, aparentemente por gás de pimenta.
Chaveamento na Sul-Americana
Nas quartas de final da Copa Sul-Americana, o Corinthians vai enfrentar o classificado dos confrontos entre Estudiantes (ARG) e Goiás. Na partida de ida, disputada na Argentina, o Estudiantes venceu por 3 a 0. A volta será realizada nesta quarta-feira (9), às 19h (horário de Brasília), no estádio Serra Dourada.
Próximo jogo do Corinthians
O Corinthians volta a campo no domingo (13) para enfrentar o Coritiba, às 16h (horário de Brasília), na Neo Química Arena. O jogo é válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com 20 pontos em 17 partidas, o time do Parque São Jorge é o atual 14º colocado no Brasileirão. O Coritiba, que está em 18º lugar, tem 14 pontos, mas disputou 18 jogos.
Estatísticas de Newell's Old Boys 0 x 0 Corinthians
- Posse de bola: Newell's Old Boys 59% x 41% Corinthians
- Chutes (a gol): Newell's Old Boys 26 (11) x 7 (2) Corinthians
- Passes certos: Newell's Old Boys 478 (85%) x 315 (79%) Corinthians
- Grandes chances: Newell's Old Boys 0 x 1 Corinthians