Entenda por que o Lanús, rival do Cruzeiro na Sul-Americana, vive pesadelo na temporada
Mineiros e argentinos disputarão o jogo de ida das semifinais da Copa Sul-Americana no próximo dia 23, no Mineirão
O elenco do Cruzeiro curte o último dia de folga antes de voltar aos trabalhos, nesta segunda-feira (6), visando a continuidade do Brasileirão e a disputa da semifinal da Copa Sul-Americana, contra o Lanús, da Argentina.
Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
Apesar de não abrir mão da disputa do campeonato nacional, o time celeste vive a expectativa de chegar à final de uma competição continental e de voltar a levantar um grande título após seis anos.
O jogo de ida entre Cruzeiro e Lanús acontecerá no Mineirão, no dia 23 de outubro, às 21h30. Antes disso, a Raposa terá um desafio contra o Bahia, válido pelo Campeonato Brasileiro, no dia 18. O time mineiro luta, ainda, para ter a melhor média de público da Sul-Americana de 2024.
A volta será disputada uma semana depois, em 30 de outubro, no estádio La Fortaleza, em Lanús, na grande Buenos Aires. O vencedor do confronto terá Racing ou Corinthians na grande decisão, em Assunção, no Paraguai.
Tudo indica que Cruzeiro x Lanús será um confronto difícil, visto que a equipe argentina tem bons jogadores em seu elenco, e o time brasileiro vive momento instável, de transição de trabalhos, após a chegada do treinador Fernando Diniz, que substituiu Fernando Seabra.
Porém, algo que pode elevar a esperança dos cruzeirenses é o péssimo momento de seu adversário na temporada.
Lanús vive ‘pesadelo’ pré-semifinal contra o Cruzeiro
A derrota do Lanús para o Newell’s Old Boys — com gol da virada sendo marcado nos acréscimos –, nesse sábado (5), por 2 a 1, fez com que a equipe chegasse a oito jogos sem vitória na temporada. São seis empates e duas derrotas.
O Granate, inclusive, se classificou às semis da Copa Sul-Americana nos pênaltis, após dois empates contra o Independiente Medellín, da Colômbia.
No período em questão, o Lanús marcou quatro gols e sofreu oito.
Antes de pegar o Cruzeiro, a equipe do treinador Ricardo Zielinski terá um confronto válido pelo Campeonato Argentino. No dia 19 de outubro, o Lanús enfrenta o Independiente, em casa.
Se o rendimento ruim dos argentinos dá esperança ao torcedor do Cruzeiro, o retrospecto da Raposa no mesmo período também não é lá muito animador.
Nos últimos oito jogos, o Cruzeiro venceu apenas dois, com duas derrotas e quatro empates. Apesar disso, o aproveitamento de 41,6% ainda é muito superior aos 25% do Lanús.
Lanús é afetado por crise de lesões
Outro ponto que preocupa o Lanús e acrescenta dramaticidade no momento da equipe são as recentes lesões de titulares da equipe.
Nas últimas duas semanas, a equipe argentina perdeu três peças, que sofreram lesões graves:
- Ezequiel Muñoz, zagueiro de 33 anos que rompeu o menisco do joelho e precisará passar por cirurgia.
- Raúl Loaiza, meio-campista de 30 anos que sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito e não atuará mais na temporada.
- Nicolás Morgantini, lateral-direito de 30 anos que rompeu o tendão de aquiles direito e terá que passar por cirurgia.
Cruzeiro aguarda retorno de Rafa Silva
Se o Lanús lamenta as ausências para o restante da temporada, o Cruzeiro aguarda ansiosamente o retorno do atacante Rafa Silva, em fase final de recuperação de lesão na coxa direita.
Rafa irá trabalhar para voltar a ficar à disposição para a semifinal da Copa Sul-Americana. O time celeste tem sofrido com a escassez de peças para o ataque e com a inconstância daqueles que vêm jogando.
Ver essa foto no Instagram
Sofrendo com lesões na temporada, algo comum em sua carreira, Rafa Silva tem 16 jogos pelo Cruzeiro em 2024, com quatro gols marcados.