Sul-Americana

Corinthians repete erros, mas vence Estudiantes em partida marcada por homenagens às vítimas de acidente

Com gol solitário do zagueiro Gil, Corinthians terá vantagem do empate na Argentina, onde buscará vaga na semifinal

O Corinthians venceu o Estudiantes por 1 a 0 no primeiro jogo das quartas de final da Copa Sul-Americana, nesta terça-feira (22). Com gol solitário de Gil no primeiro tempo, o Timão vai com a vantagem do empate para La Plata, na semana que vem. A partida, morna durante quase todos os 90 minutos, foi marcada por diversas homenagens aos sete torcedores corinthianos mortos em um acidente de ônibus no último final de semana.

Antes mesmo do apito inicial, a Neo Química Arena viveu um momento emocionante. Com as luzes apagadas, foi respeitado um minuto de silêncio pelos sete mortos que estavam no ônibus que capotou voltando de Minas Gerais, no último final de semana.

Durante a homenagem, os nomes das sete vítimas  -Allan Luiz Sampaio Aguiar; Andrew Nicolas Francisco; Hamilton Rogério dos Santos; José Antônio da Silva; Renan Wellington Barbosa; Rodrigo Lacerda de Barros e Vanderlei Rosielton Henrique Simão – foram exibidos em painéis do estádio. Na sequência, no minuto sete do primeiro tempo, outra homenagem às vítimas: torcedores do Corinthians balançaram bexigas de cor preta em todos os setores da Arena.

No campo, o Estudiantes começou criando mais que os donos da casa, embora sem conseguir incomodar Cássio com efetividade. Na primeira chance boa chance corinthiana, após um escanteio cobrado por Matías Rojas, Gil – um dos veteranos mais contestados do elenco – chegou por trás da zaga argentina para completar para o fundo das redes.

Ainda antes do intervalo, o Corinthians reclamou de um possível pênalti. Em uma bola levantada na área, Maycon finalizou e a bola tocou no braço de Lollo. O árbitro venezuelano Jesús Valenzuela considerou o lance legal e não foi chamado ao VAR para uma possível checagem.

No segundo tempo, o Corinthians só criaria uma grande chance aos 30 minutos. Após belo passe de Moscardo, Maycon tocou na saída do goleiro Iacovich, mas Núñez conseguiu salvar praticamente em cima da linha. Gustavo Mosquito, que entrou na etapa final, perderia uma chance ainda mais clara após boa jogada do paraguaio Romero.

Corinthians repete erros sob Luxemburgo

Mesmo jogando em casa, o Corinthians não conseguiu se impor durante toda a partida. Com um time muito espaçado em campo, o alvinegro não conseguiu explorar o potencial criativo de Renato Augusto e Rojas. Yuri Alberto, quase sempre isolado a frente, demonstrou intensidade nas disputas, mas quase sempre parava no sistema defensivo do Estudiantes.

Quando teve chances mais claras, o atacante corinthiano seguiu pecando nas decisões técnicas. Com os argentinos no campo de ataque, Gabriel Moscardo foi novamente destaque pelo seu poder de desarme e inteligência para antecipar as ações do adversário. O jovem de apenas 17 anos demonstrou personalidade durante todo o jogo para frear as triangulações argentinas na intermediária defensiva do Timão.

Timão aproveita vantagem e novamente ‘esfria' argentinos

Assim como fez – principalmente durante a partida da volta – contra o Newells Old Boys, pelas oitavas de final, o Corinthians construiu a vantagem e foi pragmático para mantê-la. Contra os Estudiantes, os donos da casa conseguiram impedir o habilidoso Sosa de acionar o artilheiro Rollheiser – letal na fase anterior contra o Goiás – e também o veterano Boselli, que já teve passagem pelo alvinegro.

Já sem Rojas e Yuri Alberto, sacados por Luxemburgo na metade da etapa final, o Corinthians manteve a postura de só se aventurar no ataque com segurança, sem se expor defensivamente. Em uma rara oportunidade clara – que consagraria as alterações de Luxemburgo – Romero chegou ao fundo e rolou para Gustavo Mosquito, livre, perder um gol claro que pode fazer falta para os brasileiros no duelo.

Caso avance, quem o Corinthians enfrentará na semifinal

O Corinthians pode ter um adversário brasileiro pela frente na Copa Sul-Americana. Caso elimine o Estudiantes, o Timão enfrentará Fortaleza ou América-MG na semifinal do torneio.

Tricolor e Coelho medem forças nesta quinta-feira (24), a partir das 19h (horário de Brasília), na Arena Independência, em Belo Horizonte. O embate de volta ocorre na próxima semana e terá o Castelão como palco.

Próximos jogos de Corinthians e Estudiantes

O Corinthians vai enfrentar o Goiás no próximo sábado (26), às 21h (horário de Brasília), pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Neo Química Arena. O time comandado por Vanderlei Luxemburgo é o atual 13º colocado da Série A, com 24 pontos.

O Estudiantes volta a campo também no próximo sábado para enfrentar o Unión Santa Fé, pela 2ª rodada do Campeonato Argentino. O confronto decisivo com o Corinthians está marcado para às 21h30 (de Brasília) do próximo dia 29, no estádio Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata.

Foto de Lucas Tomazelli

Lucas Tomazelli

Apaixonado por futebol desde as primeiras memórias de infância , é formado em jornalismo pela USP. Antes de integrar a equipe da Trivela, atuou na Jovem Pan Online, Grupo Bandeirantes de Comunicação e Yahoo Notícias Brasil.
Botão Voltar ao topo