Corinthians esquece Róger Guedes e vence o Newell’s na Sul-Americana
Com gols de Yuri Alberto e Wesley, time derrotou os argentinos de virada em Itaquera
Assim como na semifinal da Copa do Brasil contra o São Paulo, o Corinthians está em vantagem nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Nesta terça-feira (1º), o time paulista venceu o argentino Newell's Old Boys por 2 a 1, de virada, pela partida de ida do torneio continental, na Neo Química Arena. Portillo colocou os visitantes na frente no fim do primeiro tempo, mas Yuri Alberto, de pênalti, e Wesley garantiram o triunfo para os mandantes.
O Corinthians entrou em campo com um time misto, com alguns titulares e alguns garotos. Já o Newell's Old Boys utilizou o que tem de melhor, mas não foi o suficiente para manter sua invencibilidade na atual edição da Copa Sul-Americana.
Corinthians perde chances e sai atrás
A primeira boa chegada da partida foi do Newell's Old Boys, logo aos seis minutos. Depois de Matheus Bidu errar e mandar para trás ao tentar cortar, Murillo disputou com atacante e acabou dando um leve toque na bola, que ia encobrindo Cássio. O goleiro voltou com tudo para a meta e conseguiu dar um tapa e mandar para escanteio.
A resposta do Corinthians veio aos 17 minutos, em chute cruzado de Guilherme Biro que explodiu na marcação. O árbitro uruguaio Gustavo Tejera marcou pênalti, mas voltou atrás na decisão ao ser chamado pelo VAR e perceber que a bola bateu no pé e não na mão do defensor do Newell's.
A partir de então, o Alvinegro passou a pressionar e empilhar chances, que acabaram desperdiçadas. Adson e Yuri Alberto pararam em defesas do goleiro Hoyos, enquanto Fagner levou perigo em finalização de dentro da área que foi para fora.
No fim do primeiro tempo, o Newell's voltou a assustar em chute de fora da área. Cássio não conseguiu agarrar e deu rebote, mas Gómez mandou pela linha de fundo com um carrinho. O goleiro corintiano se lesionou no lance, mas permaneceu em campo até o intervalo.
Enquanto Cássio recebia atendimento médico, começou um tumulto entre jogadores dos dois times. Maycon e Sfoza se desentenderam, a confusão aumentou com as chegadas de Murillo e Cristian Ferreira e só terminou depois de um bate-boca entre Adson e Martino. O clime quente foi pior para o Corinthians, que se desconcentrou e viu Martino passar por Fagner e Bruno Méndez na esquerda e cruzar dentro da área para Portillo, que chegou batendo de primeira para abrir o placar aos 48 minutos.
Corinthians segue melhor e vira na segunda etapa
O gol no fim do primeiro tempo não abalou o Corinthians, que seguiu melhor na segunda etapa. A primeira oportunidade até foi do Newell's, em chute de Gómez que exigiu boa defesa de Carlos Miguel, mas o empate viria em pouco tempo. Aos oito, Ruan Oliveira recebeu de Yuri Alberto dentro da área, foi puxado e caiu. Dessa vez, o árbitro assinalou corretamente o pênalti, que foi batido e convertido por Yuri Alberto, deslocando Hoyos.
O empate era pouco para quem vai decidir a classificação fora de casa, e o Corinthians continuou pressionando. A recompensa veio aos 19 minutos, quando Ángel Romero, que havia acabado de entrar no lugar de Guilherme Biro, recebeu de Fagner pela direita e fez um cruzamento certeiro para Wesley, que chegou finalizando de primeira, rasteiro, para marcar pela primeira vez com o manto alvinegro e virar o placar.
Com a vantagem no marcado, o time de Vanderlei Luxemburgo passou a arriscar menos e marcar mais. Já o Newell's foi para cima, levando perigo em chute de Ortiz desviado por Murillo que foi para fora e tentativas de dentro da área de Recalde e Martino que foram bem defendidas por Carlos Miguel. Não foi o suficiente, e o Corinthians levou a melhor por 2 a 1.
Primeiro jogo sem Róger Guedes
A vitória sobre o Newell's Old Boys marcou a primeira partida do Corinthians sem Róger Guedes, que aceitou uma proposta milionária do Al-Rayyan, do Catar. O jogador de 26 anos é o artilheiro do Alvinegro na temporada, com 21 gols, e confirmou sua saída com um vídeo nas redes sociais.
Na publicação, o atacante disse estar muito feliz pela negociação e revelou que defender um time do Catar era um sonho que tinha. Guedes tinha contrato com o Corinthians até agosto de 2025, mas o clube havia concordado em respeitar a vontade do atleta caso recebesse uma proposta vantajosa, em acordo feito na contratação do mesmo em 2021.
Pelo Corinthians, Róger Guedes marcou 43 gols em 126 jogos. O antigo camisa 10 também sai como o maior artilheiro da história da Neo Química Arena, com 31 bolas na rede.
Ver essa foto no Instagram
Próximos jogos de Corinthians e Newell's Old Boys
O Corinthians vai enfrentar o Internacional no sábado (5), às 18h30 (horário de Brasília), pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Beira-Rio. O time comandado por Vanderlei Luxemburgo é o atual 14º colocado da Série A, com 19 pontos.
Já o Newell's Old Boys só volta a campo na próxima terça-feira (8) para o jogo de volta das oitavas da Copa Sul-Americana. O confronto decisivo com o Corinthians está marcado para às 21h30 (de Brasília) e será realizado no estádio Marcelo Bielsa, em Rosário.
Estatísticas de Corinthians 2 x 1 Newell's Old Boys
- Posse de bola: Corinthians 56 % x 44% Newell's Old Boys
- Finalizações (certas): Corinthians 10 (6) x 18 (6) Newell's Old Boys
- Passes certos: Corinthians 396 (84%) x 295 (80%) Newell's Old Boys
- Grandes chances: Corinthians 2 x 2 Newell's Old Boys
- Faltas: Corinthians 12 x 12 Newell's Old Boys
- Gols: Yuri Alberto, aos 10, e Wesley, aos 19 minutos do 2ºT (Corinthians); Portillo, aos 48 minutos do 1ºT