Sul-Americana

Confiante em final, Corinthians terá equipe presente em Lanús e Cruzeiro

Aproveitando logística diferenciada, profissionais do Timão verão possíveis rivais em decisão in loco

Semifinalista da Copa Sul-Americana e confiante de que poderá jogar a final da competição continental pela primeira vez na história, o Corinthians tem um planejamento interno focado na decisão do torneio.

A Trivela apurou que o Timão enviará alguns representantes ao estádio La Fortaleza, onde Lanús e Cruzeiro se enfrentam nesta quarta-feira (30), pela outra semi da Sul-Americana.

Os integrantes do departamento de análise corintiano (Cifut) vão presencialmente ao local da partida para fazer registros e coletar informações do possível adversário corintiano na final do campeonato internacional.

Presente na Argentina, o executivo de futebol Fabinho Soldado não vai ao estádio Ciudad de Lanús por ter compromissos referentes à reta final da preparação do Corinthians na concentração.

No entanto, a ideia do dirigente é acompanhar a semifinal da Sul-Americana no hotel onde a delegação está concentrada em Buenos Aires. Foi lá que Fabinho também assistiu à semifinal da Libertadores entre River Plate e Atlético-MG. O plantel corintiano chegou à capital argentina próximo do início do jogo que aconteceu no Monumental de Nuñez e definiu o Galo como primeiro finalista da principal competição entre clubes da América do Sul.

A ideia de levar funcionários do Cifut ao estádio em Lanús foi facilitada com a logística corintiana de chegar antecipadamente a Buenos Aires.

A delegação geralmente chega na véspera dos jogos, após encerrar a preparação no Brasil. Desta vez, a chegada foi antes por conta da greve dos trabalhadores dos serviços de transportes da Argentina, que ocasionou o cancelamento de voos programados para o país.

Romero sonha em voltar a ser campeão pelo Corinthians

Com a chegada da delegação corintiana em território portenho na noite desta terça-feira (29), o último treinamento antes da partida contra o Racing aconteceu no centro de treinamentos do River Plate.

Antes, o atacante Ángel Romero concedeu entrevista coletiva no hotel onde o plantel do Corinthians está concentrado.

Uma das lideranças do elenco corintiano, o paraguaio ainda não conquistou títulos na sua segunda passagem pela equipe alvinegra, mas relembra com carinho as oportunidades em que pode levantar taças pelo Timão.

Na primeira passagem pelo Corinthians, entre 2014 e 2018, o jogador conquistou quatro títulos: dois brasileiros (2015 e 2017) e dois paulistas (2017 e 2018). No entanto, ele ainda não tem conquista internacional no currículo pelo Timão e pode desencantar justamente no seu país, caso o clube alvinegro chegue à final, que será disputada em Assunção, capital do Paraguai.

-– É muito importante [conquistar o título da Sul-Americana]. Ainda não consegui um título internacional com o Corinthians, mas não só para mim, mas para todo mundo: jogadores, estafe, diretoria. Jogo importante, campeonato muito difícil de ganhar. Sul-Americana tem bons times e amanhã enfrentaremos um deles. Time que fez uma fase de grupos muito boa. Se conquistarmos esse título, vai ser importante pessoalmente, porque a final vai ser no Paraguai. Tudo isso tem uma camisa mais, um sabor melhor — destacou Romero em entrevista coletiva concedida em Buenos Aires nesta quarta-feira (30).

Desde o duelo contra o Cuiabá, todo jogo é uma decisão para o Corinthians

Antes de viajar para Buenos Aires, o Corinthians esteve em Cuiabá, na segunda-feira (28), onde venceu a equipe da casa por 1 a 0 pelo Campeonato Brasileiro.
Ainda que a escalação inicial tenha sido alternativa, o duelo foi considerado decisivo na luta corintiana para fugir do rebaixamento. Os três pontos conquistados na Arena Pantanal, inclusive, fizeram com que o Timão deixasse o Z4.

Romero garante que o triunfo diante do Dourado foi importante para o moral da equipe alvinegra para o duelo diante do Racing, pela Sul-Americana.

–- A gente está em uma reta final muito importante para o clube. Outro dia, a gente mostrou muita coragem e personalidade para ir até Cuiabá e ganhar o jogo. A gente sabia que era uma oportunidade de sair da zona do rebaixamento. A vitória nos deixou mais confiante. Todos os jogos são finais, mas agora nesta reta final, assumir essa responsabilidade do último jogo para deixar o time cada vez mais alto no Campeonato Brasileiro e brigar pelo título.

Ainda assim, Romero admite que partidas de competições mata-mata, principalmente quando disputadas fora de casa, acendem um senso de alerta maior aos jogadores do que compromissos em competições de pontos corridos.

–- A gente tem que se comportar como jogo de copa, que é totalmente diferente de jogo de campeonato. Quartas de final, semifinal, final, é muito diferente, tem que colocar uma coisa a mais. Não basta só jogar bem, mas tem que ser inteligente. Aconteceu isso no nosso primeiro jogo, a chuva atrapalhou um pouco. Racing sempre foi difícil no Cilindro, mas temos total condição.

Com o empate em 2 a 2 no jogo de ida, na Neo Química Arena, o Corinthians precisa vencer o Racing por qualquer resultado para chegar à final da Sul-Americana. Em caso de empate, independentemente da quantidade de gols, a definição vai para os pênaltis.

Foto de Fábio Lázaro

Fábio LázaroSetorista

Nascido em Santos, criado em São Vicente e entregue à São Paulo. Na Trivela desde junho de 2024, como setorista do Corinthians. Passagem pelo Lance! entre fevereiro de 2020 e maio de 2024, onde cobriu Santos e Corinthians. Por lá, também coordenou pautas e estratégias digitais. Atualmente, também é comentarista no programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília.
Botão Voltar ao topo