Sul-Americana

Corinthians sofre, mas banco de reservas resolve em vitória sobre o Nacional-PAR

Corinthians venceu o Nacional-PAR por 2 a 0, com gols de Yuri Alberto e Matheuzinho, e voltou ao segundo lugar do Grupo F

O Corinthians sentiu falta de alguns de seus titulares, principalmente Rodrigo Garro e Raniele, mas conquistou os três pontos esperados, no confronto contra o Nacional-PAR, lanterna do Grupo F e primeira equipe matematicamente eliminada da Copa Sul-Americana. Com gols de Yuri Alberto e Matheuzinho, ambos jogadores que saíram do banco na segunda etapa, o Timão venceu por 2 a 0, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, capital do Paraguai.

Agora, a equipe alvinegra ocupa o segundo lugar da chave, com sete pontos, atrás do líder Racing-URU, que tem oito. Se vencer o Argentinos Juniors na próxima rodada, e os uruguaios tropeçarem contra o Nacional, o Timão pode assumir o topo da tabela. Lembrando que apenas o primeiro colocado de cada grupo avança às oitavas da competição continental sem repescagem.

O que aconteceu na partida?

Primeiro tempo

  • Nacional-PAR foi melhor na primeira etapa. Apesar de ter menos posse de bola, as principais chances foram do time paraguaio;
  • Aos oito minutos, Meza teve duas chances, parando primeiro na zaga e depois no goleiro Carlos Miguel.
  • Mais adiante, aos 21, Diego Duarte acertou a trave em chute cruzado;
  • A melhor chance do Corinthians foi em bola parada de Romero, que ficou na barreira.

Segundo tempo

  • Carlos Miguel fez boas defesas para impedir que o time da casa saísse na frente. Foram pelo menos três lances de perigo;
  • Yuri Alberto abriu o placar numa cabeçada certeira, após cruzamento milimétrico de Romero, em jogada de velocidade pela direita;
  • Romero teve um gol anulado;
  • Antes do apito final, Matheuzinho marcou o segundo gol do Timão, em chute cruzado de perna esquerda.

Rodrigo Garro faz falta ao meio de campo

O meia Rodrigo Garro não viajou com o elenco corintiano para Assunção, para a partida desta terça-feira. O camisa 10 foi liberado pelo Timão para acompanhar o nascimento de seu primeiro filho. O motivo para ausência foi nobre, no entanto, mais uma vez ficou claro a dependência criativa que o Corinthians tem de seu meio-campista. Sem ele, a equipe de António Oliveira ficou muito limitada na criatividade.

Além do principal armador, o Corinthians também não pôde contar com outras peças importantes no meia: Raniele e Fausto Vera, ambos lesionados. Sendo assim, Breno Bidon, Paulinho e Biro ocuparam o setor, mas não conseguiram imprimir a velocidade necessária, especialmente na hora de acionar os pontas em contra-ataques.

Yuri Alberto e Matheuzinho são decisivos

No geral, o Corinthians não fez uma boa apresentação no ataque. Romero e Gustavo Mosquito não deram liga com Wesley, que também esteve bem abaixo do que costuma apresentar por ter sido bem marcado pelo lateral-direito Alfaro. Enquanto isso, o Nacional-PAR tentou se aventurar no ataque, e chegou a assustar Carlos Miguel, que foi obrigado a fazer boas defesas.

Porém, diante da equipe lanterna do grupo, que também ocupa o último lugar do Campeonato Paraguaio, o Corinthians evoluiu após as entradas de Yuri Alberto e Matheuzinho.

Aos 29 minutos do segundo tempo, Romero recebeu passe de Matheuzinho, e fez cruzamento milimétrico na cabeça de Yuri Alberto. O camisa 9 subiu muito mais do que o marcador e mandou uma linda cabeçada no chão, no canto esquerdo de Antony Silva. A bola inda tocou no contrapé do goleiro antes de morrer no fundo da rede.

Depois disso, o Corinthians ainda sofreu alguns ameaços da equipe paraguaia, Carlos Miguel fez outra boa defesa, mas as substituições de António Oliveira deram resultado.

Antes do apito final, ainda deu tempo de Matheuzinho fazer linda jogada com Hugo, pelo meio, e chutar cruzado da entrada da área para ampliar o placar.

Foto de Livia Camillo

Livia CamilloSetorista

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário FIAM-FAAM, escreve sobre futebol há cinco anos e também fala sobre games e cultura pop por aí. Antes, passou por Terra, UOL, Riot Games Brasil e por agências de assessoria de imprensa e criação de conteúdo online.
Botão Voltar ao topo