A Copa Sul-Americana reúne algumas camisas pesadas em busca do título nesta edição. E o Vélez Sarsfield se confirmou como o primeiro classificado às semifinais, graças a uma virada emocionante sobre a . A situação dos argentinos parecia bastante difícil no confronto, diante da derrota por 2 a 1 dentro do Estádio José Amalfitani. Nesta terça-feira, no entanto, os velezanos conseguiram uma reviravolta em Santiago. Durante o segundo tempo, os visitantes iam conseguindo reverter o marcador e forçar pelo menos os pênaltis. A dose de emoção acabou guardada aos acréscimos, quando saiu o gol do triunfo por 3 a 1, que carimbou a passagem.

A perspectiva do Vélez era dura desde o encontro na Argentina. A Católica chegou a abrir dois gols de vantagem no início do segundo tempo, com Fernando Zampedri e Edson Puch. Foi apenas aos 45 que os argentinos conseguiram descontar, graças a um peixinho de Juan Martín Lucero. Mesmo assim, a missão parecia difícil no confronto do Chile. Treinados por Ariel Holan, os Cruzados possuem boas opções na equipe e lideram o Campeonato Chileno nesta reta final. O Vélez de Mauricio Pellegrino precisaria nadar contra a corrente.

A vitória desta terça-feira começou a se desenhar aos 17 minutos, num pênalti convertido por Cristian Tarragona. De qualquer maneira, o Vélez necessitava de mais um gol. A Católica ameaçou voltar à partida aos 23 do segundo tempo, também de pênalti, com Luciano Aued deixando tudo igual. Cinco minutos depois, o Fortín retomou a vantagem e ia garantindo os pênaltis num chutaço de Luca Orellano. Mas foi somente aos 49 da etapa final que a classificação se confirmou, de novo com Lucero. O herói apareceu na área e concluiu de cabeça às redes.

O Vélez fará um clássico argentino na semifinal. O Fortín aguarda o vencedor da partida entre Lanús e Independiente. Na ida, as duas equipes empataram por 0 a 0. Do outro lado da chave, o Defensa y Justicia venceu o primeiro jogo fora de casa contra o Bahia, assim como o Coquimbo Unido deu um passo à frente diante do Junior em Barranquilla.