América-MG buscou a virada e avançou na Sul-Americana com outra vitória imensa contra o Peñarol
O Coelho marcou duas vezes depois dos 33 minutos do segundo tempo para arrancar a vaga na repescagem do Millonarios

Não é o melhor Peñarol. Ok. Perdeu todas as seis rodadas da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Ok. Ainda assim, o América Mineiro acrescentou dois resultados enormes à sua história nas competições continentais contra uma camisa pesada. Depois de golear por 4 a 1 no Independência, buscou a virada por 2 a 1 com os dois gols após os 33 minutos do segundo tempo e conseguiu arrancar das mãos do Millonarios a vaga na repescagem. Enfrentará o Colo-Colo do Chile por vaga nas oitavas de final.
Como foi a campanha do América Mineiro?
O Coelho começou a campanha com aquela paulada contra os uruguaios em Belo Horizonte. Foi um bom sinal. No entanto, perdeu do Defensa y Justicia na Argentina, ficou no empate com o Millonarios, também fora de casa, e foi derrotado pelos argentinos como mandante. A vitória sobre os colombianos na última rodada foi importante para que continuasse com chances, mas ainda dependia de um tropeço dos Millonarios na última rodada para avançar – além de, claro, ganhar do Peñarol.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
América busca a virada
A primeira parte foi meio tranquila. Nicolás Fernández marcou duas vezes para o Defensa y Justicia nos 13 minutos iniciais. O Millonarios descontou com Daniel Cataño, pouco depois, mas Fernández fechou sua tripleta depois do intervalo. O problema mesmo era o Peñarol, que abriu o placar com uma batida de primeira de Sebastián Rodríguez, após uma ótima trama ofensiva dos visitantes. O Coelho teve dificuldades no primeiro tempo, e Mateus Pasinato teve que fazer uma intervenção importante saindo do gol para impedir que Matías Arezo ampliasse.
Depois do intervalo, tentou correr atrás do prejuízo. Mas precisou contar com o erro de finalização crasso de Brian Mansilla. Quase debaixo das traves, sem marcação, isolou o cruzamento rasteiro. Ainda estava difícil levar perigo de verdade, mas a bola parada foi o caminho. Emmanuel Martínez cobrou escanteio, e Danilo Avelar subiu mais alto que todo mundo para cabecear firme. Faltavam cerca de 15 minutos, contando os acréscimos, para buscar o gol da classificação.
Apenas aos 43, Avelar deu um toque esperto da entrada da área, e Aloisio dividiu com o goleiro. O rebote voltou para Juninho cabecear ao gol vazio – e o Boi Bandido, sem tocar na bola, comemorou como se fosse dele. Abel Hernández ainda tentou o primeiro ponto para o Peñarol com uma bomba de fora da área, que não passou longe do gol de Pasinato, mas também não atrapalhou a classificação do Coelho.
Como fica a classificação do Grupo F
- 1° colocado: Defensa y Justicia, com 15 pontos (oitavas de final)
- 2° colocado: América Mineiro, com 10 pontos e quatro de saldo (repescagem)
- 3º colocado: Millonarios, com 10 pontos e três de saldo
- 4º colocado: Peñarol, com zero pontos