América do Sul

Sede, CT e hotel: como são as estruturas da Conmebol no Paraguai?

A Trivela esteve na Avenida Sudamericana, em Luque, no Paraguai, onde a confederação está instalada

Além de uma das mais importantes cidades paraguaias, Luque, vizinha de Assunção, pode ser chamada de “A cidade da Conmebol”. Em uma de suas avenidas, a Sudamericana, estão localizados os mais importantes prédios da entidade: a sede, o centro de treinamentos (CT) e o Gran Bourbon Hotel Asunción. A Trivela esteve no local para conhecer as estruturas.

A sede da Conmebol

O primeiro prédio visto vindo de Assunção é a enorme sede da confederação. Com vários andares e uma estrutura maciça, com uma fachada de vidro em sua maior parte, a impressão é de grandiosidade.

A instituição frequentemente usa do prédio para ações, como projeções e imagens e mensagens. O espaço em si é bastante extenso, com gramado e fonte de água.

É importante ressaltar que a entrada nestes espaços é vetada. Portanto, não conseguimos adentrar a todas as estruturas internas.

Sede da Conmebol em Luque, no Paraguai
Sede da Conmebol em Luque, no Paraguai – Foto: Conmebol/Reprodução

O CT

Ao lado da sede, está o Centro de Treinamentos (CT) da Conmebol. Um campo de jogo, com gramado impecável e constantemente tratado — estava sendo durante nossa visita —, onde os clubes filiados podem treinar nas visitas ao Paraguai.

Um ponto interessante é que o campo fica à vista de quem está na avenida. Somente uma grade baixa separa a avenida do CT.

Provavelmente isso explica a decisão de alguns clubes que atuam no país de treinarem em estádios de equipes locais. Afinal, seria impossível manter segredo nas táticas trabalhadas em um local tão exposto a olhares curiosos.

O belo gramado do Centro de Treinamentos da Conmebol, que fica à disposição dos clubes e seleções filiados
O belo gramado do Centro de Treinamentos da Conmebol, que fica à disposição dos clubes e seleções filiados – Foto: Conmebol/Reprodução

Centro de Convenções e museu

Do outro lado da avenida, está localizado o Centro de Convenções da Conmebol. O prédio ter uma arquitetura moderna e é mais largo que alto. Lá dentro há auditório, salas diversas e uma das principais atrações da cidade: o Museu do Futebol Sul-Americano da Conmebol. Fizemos um tour escrito e fotografado pelo local. Para acessá-lo, clique aqui.

Chama a atenção a fachada do prédio, que tem um pequeno lago artificial, que instiga a um mergulho — obviamente proibido — no calor escaldante de Luque. Também se destaca uma enorme bola de futebol dentro da fonte do lago.

Gran Bourbon Hotel Asunción

Ao lado do Centro de Convenções está o Gran Bourbon Hotel Asunción, conhecido como o primeiro hotel cinco estrelas do Paraguai. A Trivela esteve em seu saguão, que impressiona pela luxuosidade.

A área de espera é enorme, com poltronas entre um charmoso lago artificial. Os elevadores são panorâmicos e é possível ver os corredores dos quartos da parte de baixo, pois o interior dele é “aberto”.

Hotel Bourbon fica ao lado do Centro de Convenções da Conmebol, em Luque, no Paraguai
Gran Bourbon Hotel Asunción fica ao lado do Centro de Convenções da Conmebol, em Luque, no Paraguai – Foto: Gran Bourbon Hotel Asunción/Reprodução

Também há um charmoso bar, como é comum em hoteis do tipo e uma lojinha, com produtos com a temática futebolística e cultural do Paraguai.

Saguão do Gran Bourbon Hotel em Assunção
Saguão do Gran Bourbon Hotel Asunción – Foto: Hotel Bourbon/Reprodução

Sua fachada é gigantesca e imponente, com uma arquitetura curvilínea altamente sofisticada.

É comum que delegações de clubes, autoridades e grandes personalidades se hospedem no local. A cor, que se assemelha a um tom de dourado, de certa forma incomum para prédios, também reforça a impressão de luxo.

No dia da visita, o hotel tinha diversas personalizações referentes a final da Copa Sul-Americana 2024, vencida pelo Racing, sobre o Cruzeiro, o grande assunto dos últimos dias em todos os cantos de Luque e Assunção.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo