Contra o regulamento da Libertadores, Uruguai proíbe torcida do Botafogo contra Peñarol
Ministro do governo uruguaio publicou comunicado informando que a partida deverá ser disputada com torcida única no Campeón del Siglo
O Botafogo não deve contar com o seu torcedor na partida de volta da semifinal da Copa Libertadores, nesta quarta-feira (30), contra o Peñarol, no Campeón del Siglo. Nesta segunda-feira (28), o ministro do interior do Uruguai, Nicolas Martinelli, publicou um documento informando que a partida será com torcida única do time da casa. A Conmebol e o Botafogo ainda não se pronunciaram sobre o assunto.
Conforme o governo do Uruguai, a decisão foi tomada após uma análise da Polícia Nacional. O comunicado diz que os incidentes ocorridos no Rio de Janeiro, na última semana, quando cerca de 250 torcedores do Peñarol foram detidos e 22 segue presos, aumentaram o clima hostil para o jogo da volta, em Montevidéu.
Assim, o ministro classificou o duelo entre Peñarol e Botafogo como “alto risco”, caso seja realizado com as duas torcidas no Campeón del Siglo.
— Diante dos incidentes violentos ocorridos no Rio de Janeiro ocorridos na partida de ida da Copa Libertadores entre Peñarol e Botafogo, decidimos proibir a entrada dos torcedores do Botafogo no Estádio Campeón del Siglo na partida de volta em Montevidéu. Essa medida responde às razões de segurança e busca evitar novos distúrbios entre as torcidas de ambas as equipes – diz um trecho da publicação do ministro uruguaio.
Nicolas Martinelli endereça o comunicado à Associação Uruguaia de Futebol e pede que a AUF realize os trâmites burocráticos com a Conmebol.
A Trivela procurou a Conmebol e o Botafogo, mas ainda não teve retorno sobre o assunto.
Peñarol – Botafogo se disputará únicamente con la parcialidad local.
Ante los incidentes violentos ocurridos en Río de Janeiro durante el partido de ida de la Copa Libertadores entre Peñarol y Botafogo, decidimos prohibir el ingreso de los hinchas de Botafogo al Estadio Campeón… pic.twitter.com/cvloaOdKBp
— Nicolas Martinelli (@Ni_Martinelli) October 28, 2024
O que diz o regulamento da Libertadores sobre a segurança nos estádios?
Segundo o regulamento da Copa Libertadores, a segurança nos estádios em jogos da competição é de competência da confederação local e do clube mandante. Caso as obrigações não sejam cumpridas, a federação e o clube ficam sujeitos as sanções da Conmebol. A entendida, no entanto, não diz quais são as possíveis punições.
Outro ponto do regulamento diz que “caso haja alguma dificuldade ou impossibilidade para disputar uma partida na sede, datas e horários estipulados, ficará a cargo exclusivo da CONMEBOL adotar as modificações que considerar pertinentes“.
Confira o que diz o regulamento
Conforme o tipo de competição (seleções/clubes), a organização, segurança, comodidade, logística, higiene, saúde pública, bem como o bem-estar e a tranquilidade das delegações esportivas locais, visitantes e autoridades esportivas durante sua estadia na cidade anfitriã, são responsabilidade das AM (associação mandante) ou do Clube Local. O descumprimento das obrigações, deveres, medidas e procedimentos dispostos no presente regulamento constitui infração, ficando facultados os órgãos judiciais disciplinares da CONMEBOL a impor as sanções aplicáveis.
Torcedores do Botafogo já estão chegando em Montevidéu
Nesta segunda-feira, a Trivela acompanhou o desembarque de muitos torcedores do Botafogo no Aeroporto Internacional de Montevidéu. A expectativa era de que cerca de 2 mil botafoguenses estivessem presentes no Campeón del Siglo.
Com a goleada de 5 a 0 no jogo de ida, na última semana, no Nilton Santos, o Botafogo pode até perder por quatro gols de diferença que avança para a final da Copa Libertadores.