Reforço pouco utilizado no Botafogo fica fora de decisão pela Libertadores
Atacante contratado na última janela de transferências não foi relacionado por opção de Renato Paiva

O Botafogo encara, nesta terça-feira (27), o jogo mais importante do clube neste primeiro semestre. No Nilton Santos, o Glorioso enfrenta a Universidad de Chile, às 21h30 (horário de Brasília), pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.
E só uma vitória interessa ao Botafogo. O clube precisa dos três pontos para seguir para as oitavas de final da Libertadores. Um empate faria o Glorioso precisar torcer por uma improvável vitória do lanterna e já eliminado Carabobo-VEN sobre o Estudiantes, em plena Argentina.
Nesta terça-feira, no entanto, o Botafogo não vai contar com um dos reforços contratados para o setor ofensivo na última janela de transferências. E por opção do técnico Renato Paiva.
Pouco utilizado pelo treinador, o atacante Elias Manoel ficou fora da lista de relacionados para o duelo decisivo contra a Universidad de Chile, no Nilton Santos.
Elias Manoel vinha sendo relacionado por Renato Paiva, mas recebeu poucas oportunidades em campo. Contratado no fim de fevereiro, o jogador de 23 anos tem apenas cinco jogos com a camisa alvinegra, mas poucos minutos em campo.
Elias Manoel é o reforço do Botafogo com menos minutos em campo
Dos nove reforços contratados pelo Botafogo neste começo de temporada, Elias Manoel foi o que menos teve minutos em campo. O atacante soma apenas 120 minutos jogados, o equivalente a menos de duas partidas. Até mesmo o goleiro Léo Linck tem mais minutos em campo.
Elias Manoel só foi titular do Botafogo em uma oportunidade, na última semana, quando Renato Paiva escalou um time alternativo para enfrentar o Capital-DF, pela Copa do Brasil.
Nas outras quatro ocasiões, Elias Manoel entrou em campo no segundo tempo, sendo três delas após os 25′.
É verdade que, nos poucos minutos em campo, Elias Manoel ainda não conseguiu colaborar muito positivamente com a equipe. Em dois jogos, ele entrou quando o Botafogo já perdia a partida, contra Universidad de Chile, na sua estreia pelo Glorioso, e contra o Estudiantes. Ambos os jogos foram fora de casa.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Minutagem dos reforços* do Botafogo em 2025
- 1º – Jair – 1350 minutos jogados (15J)
- 2º – Artur – 1157 minutos jogados (17J)
- 3º – David Ricardo – 732 minutos jogados (9J)
- 4º – Rwan Cruz – 607 minutos jogados (12J)
- 5º – Mastriani – 318 minutos jogados (8J)
- 6º – Santiago Rodriguez – 298 minutos jogados (7J)
- 7º – Léo Linck – 284 minutos jogados (4J)
- 8º – Nathan Fernandes – 203 minutos jogados (6J)
- 9º – Elias Manoel – 120 minutos jogados (5J)
* O lateral-esquerdo Marçal, que saiu e voltou para o Botafogo, teve 25 minutos em campo, mas só passou a ficar à disposição em maio.
Provável escalação do Botafogo contra a Universidad de Chile
O técnico Renato Paiva conta com importantes retornos para a decisão contra a Universidad de Chile. Recuperados das respectivas lesões, Savarino, Alexansander Barboza, Mastriani e Artur voltam a ser relacionados. Mas apenas Barboza e Artur devem ser titulares.
De acordo com o “ge”, o Botafogo deve ir a campo com: John; Vitinho, Jair, Barboza, Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas; Artur, Cuiabano; Rwan Cruz e Igor Jesus.