Os motivos que levaram a PM do Rio autorizar dois jogos da Libertadores no mesmo dia
Em nota enviada à Trivela, a Polícia Militar do Rio de Janeiro bancou a decisão da Conmebol de realizar Fluminense x Atlético-MG e Botafogo x São Paulo no mesmo dia
A decisão da Conmebol de marcar dois jogos das quartas de final da Copa Libertadores para o mesmo dia no Rio de Janeiro teve o apoio da Polícia Militar. Ao contrário do que se imagina, de um temor maior pela possibilidade de confrontos com quatro torcidas se movimentando pela cidade, a PM do Rio bancou a realização dos jogos entre Fluminense x Atlético-MG e Botafogo x São Paulo no dia 18 de setembro.
Em nota enviada à Trivela, a Secretaria de Estado de Polícia Militar garantiu que as forças policias do Rio de Janeiro possuem “a expertise de décadas de atuação na segurança nesse tipo de contexto”.
Pela classificação na fase de grupo da Copa Libertadores, Botafogo, Fluminense e Flamengo serão mandantes nos jogos de ida das quartas de final. Pelo calendário da CBF, não seria possível fazer com os três jogos fossem em dias diferentes durante a semana — sem que precisasse adiar algum jogo do Campeonato Brasileiro, por exemplo.
Assim, a Conmebol decidiu pela realização de Fluminense x Atlético-MG, no Maracanã, e Botafogo x São Paulo, no Nilton Santos, na quarta-feira, 18 de setembro. Já Flamengo e Peñarol se enfrentam no dia seguinte, no Maracanã.
Jogos de ida das quartas de final da Libertadores no Rio
- Fluminense x Atlético-MG — quarta-feira, 18 de setembro, no Maracanã — 19h (horário de Brasília);
- Botafogo x São Paulo — quarta-feira, 18 de setembro, no Nilton Santos — 21h30 (horário de Brasília);
- Flamengo x Peñarol — quinta-feira, 19 de setembro, no Maracanã — 19h (horário de Brasília);
PM promete estratégia para escolta de organizadas
Além das torcidas de Fluminense e Botafogo, que estarão se locomovendo pela cidade para os respectivos estádios, o Rio de Janeiro também deve receber um grande número de torcedores do Atlético-MG e do São Paulo, de estados vizinhos.
E, vale ressaltar, as principais organizadas desses clubes possuem as famosas e tradicionais alianças com torcidas locais. A principal organizada do São Paulo é aliada de uma das torcidas do Flamengo, enquanto a maior organizada do Atlético-MG possui amizade com as organizadas do Vasco.
Para isso, a Polícia Militar do Rio de Janeiro garante já estar traçando uma estratégia para a escolta dos quatro clubes e também das respectivas organizadas.
– Uma estratégia de policiamento está sendo traçada, visando a escolta das delegações dos clubes, das equipes de arbitragem, assim como das torcidas organizadas, rotinas estas conduzidas historicamente pelo Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (BEPE), referência nacional em seu universo de atuação – diz outro trecho da nota da PM.
A Polícia Militar ainda ressaltou o fato do Rio de Janeiro já ter recebido partidas de dois grandes clubes no mesmo dia e a experiência da PM com os clássicos com torcida dividida.
— Vale ressaltar que a Cidade do Rio de Janeiro já recebeu partidas de dois grandes times no mesmo dia em inúmeras oportunidades, inclusive sendo uma das poucas do país que realiza clássicos com torcidas igualmente divididas, sempre contando com o amplo esquema de segurança da Polícia Militar para a garantia de eventos seguros para os frequentadores e para a população carioca.
🗓️ Datas confirmadas! Assim ficou a tabela das Quartas de Final da CONMEBOL #Libertadores.#GloriaEterna pic.twitter.com/eLFCc6FxiG
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) August 26, 2024
Confira a nota da PM enviada à Trivela na íntegra
A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que a corporação, através de suas unidades rotineiramente mobilizadas para esta espécie de evento esportivo, possui a expertise de décadas de atuação na segurança nesse tipo de contexto.
Uma estratégia de policiamento está sendo traçada, visando a escolta das delegações dos clubes, das equipes de arbitragem, assim como das torcidas organizadas, rotinas estas conduzidas historicamente pelo Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (BEPE), referência nacional em seu universo de atuação.
As demais unidades especializadas da corporação que também participam desse trabalho sistematicamente – como o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), o Batalhão de Ações com Cães (BAC), o Regimento de Polícia Montada (RPMont) e as equipes das Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM) – estarão mobilizadas.
Policiais do Grupamento Aeromóvel (GAM) realizarão o monitoramento aéreo, através de aeronaves tripuladas e Drones, e equipes do Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer) estarão reforçando a presença policial nas Estações de Trens de e Metrô do Engenho de Dentro, São Cristóvão e Maracanã.
Os batalhões das áreas onde serão realizadas as partidas — 3º BPM (Méier) e 6º BPM (Tijuca) — também contarão com reforço de efetivo e estarão intensificando o policiamento em seus perímetros de atuação.
Vale ressaltar que a Cidade do Rio de Janeiro já recebeu partidas de dois grandes times no mesmo dia em inúmeras oportunidades, inclusive sendo uma das poucas do país que realiza clássicos com torcidas igualmente divididas, sempre contando com o amplo esquema de segurança da Polícia Militar para a garantia de eventos seguros para os frequentadores e para a população carioca.