Libertadores

As contas do Palmeiras pela vaga nas oitavas e liderança geral na Copa Libertadores

Palmeiras de Abel Ferreira tem quatro adversários diretos pela liderança geral da Libertadores

Com dez pontos, o Palmeiras lidera com folga o Grupo F da Copa Libertadores. Invicto, o Alviverde abriu seis pontos de vantagem para seus três companheiros na chave: Liverpool, San Lorenzo e Independiente del Valle, adversário do clube na quarta-feira (15).

A vaga para as oitavas de final da competição está praticamente assegurada. Com um empate nas próximas duas partidas, ambas no Allianz Parque, o Alviverde bate em 11 pontos, já se qualifica e conquista a liderança do grupo.

Para a liderança geral da fase de grupos, no entanto, as contas são um pouco mais complicadas. E o Palmeiras não depende só de seus resultados para repetir o feito que têm logrado desde 2018, exceto por 2021.

Naquele ano, aliás, o primeiro geral é o mesmo time que aparece com mais chance de terminar a primeira fase com a melhor campanha em 2024. Curiosamente, o Verdão foi campeão da Libertadores naquele ano. Eliminando o líder geral na semifinal.

Já em 2022, quando estabeleceu o recorde de pontos, gols pró e saldo de gols na fase de grupos, o Palmeiras acabou eliminado pelo Athletico-PR na semifinal, mesmo decidindo a vaga em casa, o grande bônus oferecido ao time com a melhor campanha.

Contra quatro

Para não ter de se preocupar com o Palmeiras ou outro adversário, o Atlético-MG, que tem 12 pontos, precisa de duas vitórias. Ou de uma vitória e um empate nos seus dois jogos faltantes, para fazer 16 — Penãrol (fora), nesta quarta-feira (14), e Caracas (casa), no dia 28. Além disso, tem de retirar a diferença que hoje é de dois gols de saldo a favor do Alviverde.

Atualmente, o teto de pontos do Palmeiras é 16, e o time tem oito gols de saldo. Considerando que o Palmeiras tem que ganhar seus dois jogos para chegar a essa pontuação, e que o placar mínimo para vencer é um gol de diferença, o Verdão, na pior das hipóteses, teria dez gols de saldo.

Além do Atlético, o Palmeiras tem de torcer contra o Talleres (Grupo B, o do São Paulo), Bolivar (Grupo E, o do Flamengo) e River Plate (Grupo H), que também têm dez pontos, respectivamente com saldo de 5, 6 e 5. Se ganhar seus dois jogos, o Verdão torce para os dois clubes argentinos e a equipe boliviana não vencerem por placares muito largos.

Classificação Geral – Fase de grupos da Copa Libertadores após quatro rodadas

1º Atlético-MG – 12 pontos, 4 vitórias, 6 gols de saldo
2º Palmeiras – 10 pontos, 3 vitórias, 8 gols de saldo
3º Bolívar – 10 pontos, 3 vitórias, 6 gols de saldo
4º Talleres – 10 pontos, 3 vitórias, 5 gols de saldo, 9 gols a favor
5º River Plate – 10 pontos, 3 vitórias, 5 gols de saldo, 8 gols a favor

Próximos jogos do Palmeiras: datas, horários e onde assistir

    • Palmeiras x Independiente del Valle — Copa Libertadores — quarta-feira, 15 de maio, às 21h30 (Horário de Brasília) — Globo, ESPN e Star+
    • Criciúma x Palmeiras — Campeonato Brasileiro — domingo, 19 de maio, às 11h (Horário de Brasília) — Premiere
    • Botafogo-SP x Palmeiras — Copa do Brasil — quinta-feira, 23 de maio, às 19h, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. O jogo ainda não tem transmissão definida.
    • Palmeiras x Vasco — Premiere — domingo, 26 de maio, às 16h do dia 26 de maio, na Arena Barueri — Globo (ainda não há divisão de praças) e Premiere.
    • Palmeiras x San Lorenzo — Copa Libertadores — quinta-feira, Dia 30 de maio, às 19h, no Allianz Parque — Paramount+
Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata Lima

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo