Colo-Colo x Fortaleza: O que deve acontecer com a partida cancelada na Libertadores
Entidade aguarda por decisão de sua Unidade Disciplinar para definir os próximos passos acerca da condução do confronto, distribuição dos pontos e punições ao time chileno
A noite do dia 10 de abril de 2025 está marcada negativamente na história do futebol sul-americano. A Conmebol decidiu cancelar o jogo entre Colo-Colo e Fortaleza pela segunda rodada da fase de Grupos da Libertadores em decorrência da invasão do gramado por parte dos torcedores aos 25 minutos do segundo tempo, em protesto a morte de duas pessoas nos arredores do Estádio Monumental em Santiago.
Segundo informações do portal “O Globo”, a entidade direcionou o caso para seus órgãos judiciais para determinar o que fazer em relação ao jogo. A partida estava empatada por 0 a 0 até o momento da confusão.
Além de definir o que fazer com os pontos do confronto, existe a possibilidade do time chileno receber severas punições por conta do ocorrido. A nota divulgada pela Conmebol diz que “todas as informações referentes a eventos dentro e fora do estádio serão enviadas à Unidade Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol”.
Conmebol tentou concluir a partida com portões fechados
Para evitar a suspensão do jogo após mais de uma hora de paralisação, a Conmebol sugeriu que o confronto entre Colo-Colo e Fortaleza acontecesse de portões fechados, com as arquibancadas vazias.
Segundo informações da imprensa chilena, as autoridades locais não deram o aval para continuar a partida. Sem opções, a entidade sul-americana decidiu pela suspensão do jogo.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
O que vem a seguir para Colo-Colo x Fortaleza?
A Unidade Disciplinar da Conmebol aguarda pelo envio dos relatórios da partida e demais informações para entender quem são os responsáveis pelos acontecimentos que culminaram no cancelamento da partida.
Segundo o artigo 19 do Código Disciplinar da Conmebol, caso a suspensão de um jogo for causada por um dos clubes ou por pessoas pelas quais eles possam ser considerados responsáveis, “será considerado derrotado, perdendo a partida por 3 a 0”.
Além do cancelamento da partida, o Colo-Colo deve responder pela invasão do gramado por parte dos torcedores. As punições ao clube mapuche envolvem multas e até o fechamento do estádio por tempo indeterminado.
Caso a Unidade Disciplinar da Conmebol entender que o cancelamento do jogo aconteceu por motivos alheios ao clube chileno, o mesmo deve prosseguir dentro de 24 após sua suspensão, completando os minutos restantes. Se não for possível, a entidade deverá marcar uma nova data para realização do complemento da partida.
CBF pede vitória ao Fortaleza
A Confederação Brasileira de Futebol emitiu uma nota oficial em seu site nesta sexta-feira, lamentando os acontecimentos no Chile e afirmando que manteve contato com Marcelo Paz, CEO do Fortaleza, para prestar todo o apoio necessário ao clube cearense.
Em tempo, a entidade também disse no documento que enviou ao Diretor de Competições da Conmebol, Fred Nantes, um documento no qual pede que o Tricolor de Aço seja considerado o vencedor da partida por 3 a 0. A justificativa é o artigo 19 do Código Disciplinar da Conmebol.
Confira a nota da CBF na íntegra abaixo:
A CBF lamenta profundamente a morte dos dois torcedores chilenos e os episódios de violência ocorridos na partida entre Colo-Colo e Fortaleza, realizada na quinta-feira (10), em Santiago, pela Libertadores. Logo após a suspensão da partida, a entidade manteve contato com o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, dando todo o suporte necessário ao clube desde então.
A CBF informa também que enviou, na madrugada desta sexta-feira (11), às 2h10, ao Diretor de Competições da Conmebol, Fred Nantes, um documento salvaguardando os interesses do filiado e pedindo a vitória ao Fortaleza pelo placar de 3 a 0, em razão da responsabilidade do clube mandante, de acordo com o previsto no artigo 6, item 3, “g” e 24, item 2 do Código Disciplinar da Conmebol.
Na manhã desta sexta, às 9h15, a CBF ratificou a decisão e enviou a denúncia (em anexo) aos Órgãos Judiciais da Conmebol fundamentando o pedido para o clube cearense ser declarado vencedor da partida.

Mortes antes do início da partida causaram revolta da torcida do Colo-Colo
Segundo o jornal “La Tercera”, dois jovens, sendo uma moça de 18 anos e um rapaz de 13, foram atropelados por uma viatura policial do lado de fora do Estádio Monumental antes do início do jogo entre Fortaleza e Colo-Colo.
Diversos torcedores tiveram problemas para entrar ao local do jogo antes do início da partida. Um grupo de chilenos então formou uma espécie de avalanche humana na tentativa de invadir o local do jogo.
Para conter a ação dos torcedores, os agentes de Controle e Ordem pública da polícia chilena usaram carros com gás lacrimogêneo. A partir deste momento, os torcedores correram para evitar o contato com o gás, e os jovens acabaram presos em uma cerca.
Francisco Morales, promotor do caso, disse em entrevista à imprensa chilena que a confusão causou a queda da cerca que acabou matando as pessoas. A autoridade também afirmou que o policial que dirigia a viatura foi indiciado e sua responsabilidade na morte dos jovens será investigada.
— Houve uma debandada, causando a queda de uma cerca, e uma investigação está em andamento para determinar se uma viatura policial esteve envolvida na morte. Por enquanto, o que se sabe é que uma das cercas esmagou esses dois jovens com um peso maior, um peso que pode ser atribuído a diferentes causas, e todas estão sendo investigadas como possíveis hipóteses de trabalho para determinar a causa final da morte desses jovens — disse Francisco Morales.



