Na reestreia de Luxemburgo, Corinthians perdeu mais uma em casa e sua situação vai ficando crítica
O Corinthians perdeu os dois jogos como mandante contra os adversários mais difíceis do grupo e terá que ir buscar resultados na estrada

Era demais cobrar que Vanderlei Luxemburgo arrumasse uma casa tão bagunçada em poucos dias para enfrentar um time mais coeso como o Independiente del Valle, atual campeão da Copa Sul-Americana, e o Corinthians nem fez uma partida ruim em Itaquera, mas a segunda derrota como mandante na fase de grupos coloca em sério risco a sua permanência na Libertadores. Os equatorianos contaram com dois gols de Lautaro Díaz, um dos destaques do título do ano passado, para vencer por 2 a 1 e encostar no líder Argentinos Juniors.
O Corinthians é o terceiro colocado com três pontos. O problema é que já encarou os dois times que estão à sua frente como mandante e quase certamente terá que buscar resultados fora de casa para poder chegar à última rodada, quando recebe o Liverpool, do Uruguai, ainda com chances de se classificar. E se a ideia é que Luxemburgo acalme um pouco o ambiente, em campo ele precisará fazer um trabalho expresso para que este time seja competitivo na Argentina e no Equador.
O Del Valle tem o mesmo técnico da vitória sobre o São Paulo na final da Copa Sul-Americana, o argentino Martin Anselmi, e vários jogadores que disputaram aquela partida estavam em Itaquera, como Moisés Ramírez, Matías Fernández, Richard Schunke, Cristian Pellerano e Lautaro Díaz. O Corinthians está começando um novo trabalho pela segunda vez em dez dias e vem de derrota em clássico para o Palmeiras. Foi uma atuação melhor que a do Allianz Parque, mesmo sem tantas mudanças entre os titulares. Fágner entrou na lateral direita, Maycon no meio-campo e Giuliano foi titular na armação.
O começo da estreia de Luxemburgo foi promissora. Logo aos 11 minutos, Fágner cruzou da direita, e Guedes apareceu sozinho dentro da área. Ele tentou um toque de letra, mas Ramírez fez uma grande defesa. Era a primeira investida do Corinthians depois de um período de domínio de posse de bola do Del Valle. Na cobrança de escanteio, Murillo subiu sozinho e cabeceou com firmeza no travessão. A partida era equilibrada. Os visitantes responderam com Hoyos, que dominou dentro da área, mas não finalizou com muita força. Yuri Alberto teve uma boa cabeçada, para fora.
Mas, aos 21 minutos, o Del Valle interceptou a bola no meio-campo, Hoyos deu um toquinho esperto na frente da área e Lautaro Díaz saiu sozinho nas costas de Fágner. Dominou e encheu a perna esquerda, entre a trave e Cássio, para fazer 1 a 0. Fausto Vera pegou bonito de fora da área, para defesa de Ramírez em dois tempos, e Guedes deixou Yuri em boa situação com um toque de primeira. A bola achou a rede pelo lado errado. O Corinthians passou a ter mais a bola e, depois dessa sequência, conseguiu o empate.
Aos 35 minutos, Adson pegou a sobra da defesa equatoriana na entrada da área, cortou para dentro e soltou na medida para Guedes, que dominou e tocou com classe na saída de Ramírez. Ainda no primeiro tempo, a bola chegou a balançar as redes do Del Valle novamente, com um desvio de Yuri Alberto, mas ele era um de quatro corintiano impedidos na hora do cruzamento de Fágner.
De qualquer maneira, dadas as circunstâncias, não havia sido um primeiro tempo ruim para o Corinthians. O problema foi voltar dos vestiários com um erro crasso de Maycon, que acabou dominando um passe difícil com um toque para trás que pegou Murillo desprevenido. Lautaro Díaz saiu nas costas da defesa e bateu rasteiro para deixar o Del Valle novamente na frente.
O Corinthians respondeu com uma cabeça de Gil na trave, mas parece ter entrado em pane porque quase permitiu o terceiro com muita facilidade. Hoyos bateu de fora da área, Jordy Alcivar desviou, e Cássio defendeu no susto. Alcivar recolheu pela direita da área, deu um giro, quase sem ser incomodado, e bateu bonito. Para a sorte dos brasileiros, ele estava impedido na hora da primeira finalização e o gol foi anulado.
Esse choque pareceu concentrar o Corinthians um pouco mais. A última meia hora foi em busca do empate, mas não houve tantas chances claras. As melhores saíram nos minutos finais. Róger Guedes desviou um cruzamento de Fágner, para fora, e, no fim dos acrescimentos, completou o centro de Matheus Bidú para uma grande defesa de Ramírez. No rebote, Romero perdeu a chance de somar pelo menos um pontinho para o Corinthians.