Libertadores

Marcelo pagou a dívida que ele mesmo assumiu com o Fluminense para fazer (ainda mais) história

Jogador mais vencedor da história do Real Madrid, Marcelo retornou ao Fluminense para conquistar a Libertadores pelo clube que o revelou

A lista de jogadores com títulos de Champions League e Libertadores no currículo foi atualizada neste sábado (4). Campeão de tudo com o Real Madrid, Marcelo voltou ao Fluminense para conquistar a América pelo clube que o projetou para o futebol. No Maracanã, diante de um copeiro Boca Juniors, o Tricolor venceu por 2 a 1, faturou o tão cobiçado troféu, e o lateral-esquerdo entrou para o seleto grupo (citado acima) aos 35 anos de idade.

Marcelo conseguiu atingir o feito logo em sua primeira temporada no retorno ao futebol brasileiro. O experiente jogador defendeu o Real Madrid por 16 anos, onde se tornou o atleta com mais títulos pelo clube mais vencedor do mundo. Antes de acertar seu retorno ao Fluminense, teve rápida passagem pelo Olympiacos, da Grécia. O lateral-esquerdo se coloca agora ao lado de outros oito brasileiros e quatro argentinos. Confira a lista abaixo:

  • Juan Pablo Sorín – 1 Libertadores (River Plate) e 1 Champions (Juventus)
  • Cafú – 2 Libertadores (São Paulo) e 1 Champions (Milan)
  • Dida – 1 Libertadores (Cruzeiro) e 2 Champions (Milan)
  • Roque Júnior – 1 Libertadores (Palmeiras) e 1 Champions (Milan)
  • Carlos Tévez – 1 Libertadores (Boca Juniors) e 1 Champions (Manchester United)
  • Walter Samuel – 1 Libertadores (Boca Juniors) e 1 Champions (Inter de Milão)
  • Ronaldinho – 1 Libertadores (Atlético-MG) e 1 Champions (Barcelona)
  • Neymar – 1 Libertadores (Santos) e 1 Champions (Barcelona)
  • Danilo – 1 Libertadores (Santos) e 2 Champions (Real Madrid)
  • Rafinha – 1 Libertadores (Flamengo) e 1 Champions (Bayern de Munique)
  • Ramires – 1 Libertadores (Palmeiras) e 1 Champions (Chelsea)
  • David Luiz – 1 Libertadores (Flamengo) e Champions (Chelsea)
  • Julián Álvarez – 1 Libertadores (River Plate) e 1 Champions (Manchester City)
  • Marcelo – 1 Libertadores (Fluminense) e 5 Champions (Real Madrid)

Após a batalha contra o Boca no Maracanã e o título confirmado, Marcelo afirmou que a conquista da Libertadores supera até mesmo as cinco Liga dos Campeões erguidas com Real Madrid.

– Isso aqui é passado. Já passou, o importante é ganhar com o Fluminense. Hoje é diferente. Estou ganhando um título muito importante com meu clube de coração, o clube que me deu as ferramentas totais para eu ter a carreira, com os funcionários que me viram pequeno. Não tem coisa mais gratificante que isso. Não tem preço (…) O Real Madrid vai entender. É meu título mais importante, a nível de clube, porque é o clube que me criou. Real sabe que está sempre no meu coração, é difícil falar. É uma alegria dupla -, celebrou Marcelo.

A dívida com o Fluminense citada por Marcelo

Diferente de Thiago Silva, que em todas as janelas de transferências das últimas temporadas sempre teve o nome ventilado no Tricolor para uma possível volta, Marcelo pouco tocava no assunto quando atuava no futebol europeu. E nem precisou, já que seu retorno ao clube carioca ocorreu de maneira completamente inesperada. No dia 24 de fevereiro de 2023, o lateral-esquerdo acertou com o clube das Laranjeiras. O resto é história…

Anestesiado com a Glória Eterna conquistada no Fluminense, Marcelo não escondeu a emoção depois do apito final no Maracanã. Em entrevista à Globo, o lateral-esquerdo exaltou o feito e disse que pagou uma dívida com o clube que o revelou. Ele não especificou, mas deixou a entender que tal dívida seria o regresso ao Tricolor juntamente com a grandeza que representa um título de Copa Libertadores, nunca antes erguida pelo clube carioca.

– Eu tinha uma dívida com o Fluminense. Estava escrito, não tem o que falar. Muita gente criticando. Hoje o Fluminense é campeão da Libertadores. O grupo inteiro está de parabéns, o staff, o presidente, nutricionista, os que limpam e os seguranças. Fico muito nervoso, mas agora é só alegria.

Os números de Marcelo desde o retorno ao Fluminense

Marcelo reestreou com a camisa do Fluminense no dia 5 de abril deste ano, na vitória tricolor por 3 a 1 sobre o Sporting Cristal, no Peru, pela fase de grupos da Libertadores. Quis o destino que o lateral-esquerdo fizesse seu primeiro jogo nesta volta ao futebol brasileiro justamente na competição em que terminou campeão.

De lá para cá, Marcelo disputou 26 partidas pelo Fluminense. Até o momento, marcou dois gols e concedeu uma assistência. O primeiro grande jogo de destaque desde sua volta ao Tricolor certamente foi no clássico contra o Flamengo, válido pela final do Campeonato Carioca. Na ocasião, o ex-Real Madrid marcou o primeiro gol (e que golaço) da goleada tricolor por 4 a 1, que culminou no título estadual para o time das Laranjeiras.

Marcelo no Fluminense em 2023

  • 26 jogos
  • 2 gols
  • 1 assistência
  • 5 cartões amarelos
  • 1 cartão vermelho
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo