Libertadores

Libertadores 2024: Quem pode avançar e quem pode ficar fora já na 4ª rodada

Dois brasileiros têm situação bem encaminhada em seus grupos e buscam classificação antecipada

A Copa Libertadores, ao que tudo indica, terá definições importantes nesta semana. As equipes entram em campo entre terça (7) e quinta-feira (9), pela 4ª rodada da competição, e algumas podem garantir classificação às oitavas de final de maneira antecipada. Em contrapartida, outros times correm o risco de eliminação precoce.

Dito isso, a Trivela te deixa por dentro de todos os cenários do torneio mais importante do futebol sul-americano. Saiba quais clubes podem carimbar passaporte rumo ao mata-mata e quais tem a vida ameaçada no certame.

Quais times podem se classificar?

Grupo B – Talleres e São Paulo

A Libertadores conta com oito grupos, do “A” ao “H”. Em metade deles, são grandes as chances de termos definições importantes já nesta quarta rodada. No Grupo B, por exemplo, Talleres, com sete pontos, e São Paulo, com seis pontos, podem confirmar a vaga. Para que isso ocorra, a equipe argentina precisa vencer o Barcelona de Guayaquil, em casa, enquanto o Tricolor tem de derrotar o Cobresal, no Chile – e contar com o triunfo dos hermanos. Caso isso ocorra, os equatorianos e chilenos não teriam mais chances matemáticas de lutar pelas vagas.

Classificação atual
1º Talleres – 7 pontos
2º São Paulo – 6 pontos
3º Barcelona-EQU – 2 pontos
4º Cobresal – 1 ponto

Grupo E – Bolívar

No Grupo E, o Bolívar faz campanha surpreendente e avassaladora. Em três rodadas disputadas até então, são nove pontos conquistados, ou seja, 100% de aproveitamento. Caso mantenha essa pegada e vença o Millonarios na Colômbia, os bolivianos garantem classificação com dois jogos de antecedência. A equipe de La Paz avança até em caso de empate, desde que o Flamengo supere o Palestino no Chile.

Classificação atual
1º Bolívar – 9 pontos
2º Flamengo – 4 pontos
3º Palestino – 3 pontos
4º Millonarios – 1 ponto

Grupo G – Atlético-MG

Além do São Paulo, o Atlético-MG é outro brasileiro que pode sacramentar classificação na 4ª rodada. Para alcançar tal objetivo, o Galo depende apenas de si. Vencer o Rosario Central, na Argentina, é o mantra da equipe alvinegra nesta semana. Assim, não só manteria os 100% de aproveitamento, bem como asseguraria vaga no mata-mata continental.

Classificação atual
1º Atlético-MG – 9 pontos
2º Rosario Central – 4 pontos
3º Peñarol – 3 pontos
4º Caracas – 1 ponto

Grupo H – River Plate

Por fim, mas não menos importante, o River Plate fecha a relação dos clubes que podem garantir classificação antecipada na Libertadores. Caso vença o Nacional-URU, em Montevidéu, o gigante argentino se garante nas oitavas de final.

Classificação atual
1º River Plate – 9 pontos
2º Nacional-URU – 6 pontos
3º Libertad – 3 pontos
4º Deportivo Táchira – 0 pontos

Quem pode ser eliminado?

A lista de equipes que correm o risco de eliminação precoce é bem mais curta. No Grupo B, como citado, se Talleres e São Paulo vencerem suas partidas contra Barcelona de Guayaquil e Cobresal, respectivamente, equatorianos e chilenos se despedem matematicamente da Libertadores e passarão a disputar entre si vaga na Copa Sul-Americana.

Já no Grupo H, o Deportivo Táchira é quem vive situação delicada. Zerado na chave, o time venezuelano precisa no mínimo de um empate contra o Libertad, em casa, para se manter vivo. Caso seja derrotado, o clube estará eliminado da Libertadores.

Confira todos os jogos da 4ª da Libertadores

Terça-feira (07/05)

  • Rosario Central x Atlético-MG – 19h
  • Caracas x Peñarol – 19h
  • Nacional x River Plate – 21h
  • Deportivo Táchira x Libertad – 21h
  • Palestino x Flamengo – 21h
  • Universitario x Junior Barranquilla – 23h

Quarta-feira (08/05)

  • Talleres x Barcelona-EQU – 19h
  • Alianza Lima x Cerro Porteño – 21h
  • Cobresal x São Paulo – 21h30
  • Botafogo x LDU – 21h30
  • Millonarios x Bolívar – 23h

Quinta-feira (09/05)

  • Liverpool x Palmeiras – 19h
  • San Lorenzo x Independiente del Valle – 19h
  • Colo-Colo x Fluminense – 21h
  • The Strongest x Estudiantes – 21h

*Em virtude das enchentes no Rio Grande do Sul, Internacional e Grêmio tiveram seus jogos adiados pela Conmebol

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo