Libertadores

LDU ofusca estreia de Artur Jorge e Botafogo se complica na Libertadores

Na estreia do técnico Artur Jorge, o Botafogo foi derrotado pela LDU, em Quito, e segue sem pontuar na Copa Libertadores

A estreia de Artur Jorge no comando do Botafogo não foi o clube e a torcida esperavam. Na noite desta quinta-feira (11), o Glorioso foi derrotado por 1 a 0 pela LDU, no Estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador, pela Copa Libertadores. A segunda derrota em dois jogos na fase de grupos já complica a situação do clube na competição continental. O único gol do jogo foi marcado por Azulgaray.

Artur Jorge fez mudanças no time

Em sua estreia pelo Botafogo, o técnico Artur Jorge fez mudanças importantes no time. Sem Eduardo, lesionado, o técnico português optou por mexer no esquema tático da equipe, colocando quatro atacantes em campo. Luiz Henrique e Jeffinho, um pouco mais recuados, e Júnior Santos e Tiquinho Soares, mais avançados, formaram o sistema ofensivo, com Danilo Barbosa e Marlon Freitas no meio-campo.

Botafogo sofre gol cedo em Quito

Se a expectativa do torcedor do Botafogo era observar o time do estreante Artur Jorge, a frustração veio cedo demais na noite desta quinta-feita. Quando o novo esquema do Glorioso, com quatro atacantes de ofício, ainda se ajeitava em campo, a LDU abriu o placar. E em uma falha grave da defesa alvinegra. Aos 4′, em cobrança de lateral na área, Estrada desviou de cabeça, Arce tocou e Azulgaray recebeu do lado esquerdo da área. O camisa 9, livre, finalizou cruzado e marcou o gol da LDU.

Para além do gol sofrido cedo, o Botafogo teve um primeiro tempo muito ruim no Estádio Casa Blanca. Praticamente só a LDU jogou. Mesmo com Luiz Henrique, Jeffinho, Júnior Santos e Tiquinho Soares em campo, o ataque foi inofensivo. Com dois jogadores no meio, a bola pouco chevaga aos atacantes.

Na defesa, a situação era ainda pior. A LDU conseguia chegar com facilidade na área do Botafogo, principalmente pela falta de marcação na entrada da área e nas laterais. Com boas triangulações, que quase sempre encontravam alguém livre para finalizar, o time equatoriano assustou. O Glorioso só não foi para o intervalo em situação ainda mais delicada porque o segundo gol da LDU acabou anulado por um impedimento milimétrico no começo da jogada.

Botafogo melhora, mas não é o suficiente

Mesmo com o primeiro tempo ruim, o Botafogo voltou para a etapa final com o mesmo esquema tático, apenas com a entrada de Tchê Tchê no lugar de Danilo Barbosa. O camisa 6 deu mais qualidade na saída de bola do time brasileiro, mas o Glorioso seguia com um buraco no meio de campo, que era muito bem aproveitado pela LDU em contra-ataques.

Diferente do primeiro tempo, o Botafogo conseguiu ficar mais com a bola e o quarteto ofensivo mostrou um pouco mais de entrosamento, principalmente entre Luiz Henrique, Jeffinho e Júnior Santos. No entanto, o goleiro Alexander Domínguez praticamente não trabalhou. O Botafogo teve apenas duas boas chances, mas em nenhuma delas conseguiu finalizar na direção do gol. Na primeira, Júnior Santos não alcançou a bola direito e o desvio saiu fraco para fora. Depois, já na reta final da partida, em jogada ensaiada de bola parada, Barboza ajeitou de cabeça e Lucas Halter mandou por cima do gol.

Como ficou a situação do Botafogo na Libertadores?

Com a segunda derrota em dois jogos, o Botafogo segue sem pontuar no Grupo D da Copa Libertadores. O Glorioso é ocupa a lanterna da chave. O Junior Barranquilla é o líder, com quatro pontos, mesma pontuação do Universitario. Os colombianos levam vantagem no saldo de gols. A LDU é a terceira colocada, com três pontos. Na próxima rodada, o Botafogo recebe o Universitario, no dia 24 de abril, às 19h (horário de Brasília), no Nilton Santos.

Próximos jogos do Botafogo

  • Cruzeiro x Botafogo – Campeonato Brasileiro – domingo, 14 de abril de 2014 – 17h (horário de Brasília);
  • Botafogo x Atlético-GO – Campeonato Brasileiro – quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 21h30 (horário de Brasília);
  • Botafogo x Juventude – Campeonato Brasileiro – domingo, 21 de abril de 2024 – 18h30 (horário de Brasília);
Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor de Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Botão Voltar ao topo